PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UCB 2018) Genética

2 participantes

Ir para baixo

(UCB 2018) Genética Empty (UCB 2018) Genética

Mensagem por Zeugma 12/11/2021, 6:41 pm

Quanto aos conceitos básicos de genética, assinale a alternativa correta.

(A) O termo “genótipo” diz respeito às características microscópicas e de natureza bioquímica, como a sequência de aminoácidos de uma proteína de um organismo.

(B) O cruzamento-teste consiste em cruzar o indivíduo em questão com um indivíduo de fenótipo recessivo, certamente heterozigoto.

(C) O termo “codominância” é utilizado para descrever situações em que o fenótipo dos indivíduos heterozigóticos é intermediário entre os fenótipos dos dois indivíduos homozigóticos.

(D) A dominância incompleta é o fenômeno em que o indivíduo heterozigótico apresenta o produto dos dois alelos diferentes de um gene e, por esse motivo, exibe características presentes em ambos os indivíduos homozigóticos para cada alelo.

(E) O termo “dominante” pode levar à ideia equivocada de que um alelo domina ou inibe a ação de outro. Não se conhecem casos em que um alelo exerça ação, inibitória ou não, sobre o respectivo par localizado no cromossomo homólogo.

Gabarito: (E)

Dúvida: Eu concordo com a primeira parte do gabarito, mas, a partir do sublinhado, eu não estou convicta. Os genes epistáticos não seriam exemplos dessa inibição?


Última edição por Zeugma em 12/11/2021, 6:47 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção de redundância)
Zeugma
Zeugma
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 02/09/2021
Localização : PB

Ir para o topo Ir para baixo

(UCB 2018) Genética Empty Re: (UCB 2018) Genética

Mensagem por girassol2910 23/11/2021, 10:29 pm

Os genes epistáticos inibem a expressão de genes localizados em outro lócus, não se tratando, portanto, de ação inibitória entre alelos.
ex :
(UCB 2018) Genética Slide_1

O gene I atua sobre C e c , não sobre i .
girassol2910
girassol2910
Padawan
Padawan

Mensagens : 58
Data de inscrição : 16/06/2021
Idade : 19

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos