PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resistência equivalente

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Resistência equivalente

Mensagem por pivas Sex 29 Out 2021, 18:34

Boa tarde pessoal.

Meça a resistência equivalente entre os pontos A-E, B-F, C-G.

Resistência equivalente Circui10

Como não tenho o gabarito da questão, eu gostaria de entender o raciocínio desse exercício, tendo em vista que ele possui duas fontes de tensão.


Última edição por pivas em Ter 02 Nov 2021, 07:53, editado 1 vez(es)

pivas
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/10/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Resistência equivalente

Mensagem por Medeiros Seg 01 Nov 2021, 01:38

Pivas,

A situação é curiosa. Pede-se para "medir" a resitência equivalente entre os pontos dados. Medir neste caso implica o uso de ohmímetro porém somente o usamos em circuitos desenergizados, logo devemos desligar/tirar as fontes. Ainda, os valores fornecidos são valores comerciais de resistores, o que reforça a ideia de que se deve montar o circuito e medir a resitência. E tal medida realizada nos retorna sempre a resistência equivalente do circuito resistivo, portanto dispensa o termo equivalente no enunciado.

Mas esse termo "equivalente" colocado no enunciado me faz pensar que é pedido o cálculo da resistência equivalente. Neste caso, olhando o circuito a partir de dois pontos deseja-se reduzi-lo a uma única resitência equivalente. Seria a resitência de Thevenin (ou de Norton); e para estas, substituímos as fontes de tensão por um curto e calculamos a resistência do circuito.

Porém para o primeiro caso, terminais A-E, não faz sentido substituir a fonte de 12 V por um curto pois a resitência sobre esse fio seria zero (considerando fontes ideais). Então considerei que se quer a resitência do circuito vista por esta fonte e para isso retirei-a do circuito. Para os outros dois casos as fontes foram substituídas por um fio.

OBS: como todos os resistores estão com valores comerciais entendo que a resposta também deve ser um valor comercial. Tentei indicar esses valores após o cálculo mecânico (com uma seta) mas faz tempo que não "brinco" com eletrônica e posso ter errado algum; por isso verifique a adequação desses valores.
Resistência equivalente Scre1624
Resistência equivalente Scre1626
Resistência equivalente Scre1625

Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

pivas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos