PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Calagem

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Calagem

Mensagem por LUCAS YP Sáb 25 Set 2021, 17:43

Olá!

Diante de um solo em estado ácido, inúmeros fazendeiros utilizam a técnica da calagem para diminuir a acidez. Eu sei que nesse processo são utilizados sais de carácter básico, mas será que compostos básicos, como NaOH e MgOH2 não poderiam ser utilizados?


Última edição por LUCAS YP em Dom 17 Out 2021, 10:53, editado 1 vez(es)
LUCAS YP
LUCAS YP
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 120
Data de inscrição : 01/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Calagem

Mensagem por gabriel de castro Sáb 25 Set 2021, 23:24

Olá LUCAS YP, tudo bem?

Lendo e analisando a reações de calagem parece que não há grandes motivos (tirando o NaOH que acredito resultaria em uma reação desastrosa, pois iríamos produzir cloreto de sódio que daria ao terreno uma infertilidade não desejada), mas quando analisamos os parâmetros técnicos vemos que as soluções utilizadas no caso do magnésio são de percentual muito baixo (% MgO > ou = a 5) e acredito que a utilização do hidróxido de magnésio iria surtir o efeito contrário ao esperado, com o aumento do pH do solo. Além disso, acredito que a utilização de carbonatos deve auxiliar na fixação do CO2 no solo o que, se bem me recordo das aulas de Biologia, benéfico as plantas. 

Obs.: Isso não apenas algumas suspeitas minhas, então, não julgue como se fossem verdades.

Espero ter ajudado Smile

____________________________________________
"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos" - Milton Hatoum
gabriel de castro
gabriel de castro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 480
Data de inscrição : 01/05/2021
Idade : 20
Localização : Manaus, AM

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Calagem

Mensagem por LUCAS YP Dom 26 Set 2021, 10:50

Olá, Gabriel! Você me ajudou bastante! Só mais uma dúvida: como eu posso determinar a porcentagem de um composto, como você fez acima?
LUCAS YP
LUCAS YP
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 120
Data de inscrição : 01/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Calagem

Mensagem por gabriel de castro Dom 26 Set 2021, 19:22

Opa Lucas, acredito que não percebeu, mas naqueles dados percentuais existe um link para um artigo da Embrapa e foi de lá que retirei a informação. Ao menos, acredito que seja sobre isso que esteja questionado

Qualquer dúvida estou a disposição affraid

____________________________________________
"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos" - Milton Hatoum
gabriel de castro
gabriel de castro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 480
Data de inscrição : 01/05/2021
Idade : 20
Localização : Manaus, AM

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Calagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos