PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida teórica - gametogênese e meiose

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida teórica - gametogênese e meiose Empty Dúvida teórica - gametogênese e meiose

Mensagem por JohnnyC Dom 12 Set 2021, 22:18

Pessoal, eu tenho um pouco de dúvida nesse assunto.
Colocando no meu resumo, anotei o seguinte e gostaria que me confirmassem se fiz anotações corretas.

Na gametogênese, as células formadas ao final da meiose I têm quantidade de DNA IDÊNTICA à de suas células preexistentes na fase G1 da interfase, sendo que, em G1, temos célula com 2n cromossomos simples e, ao final da meiose I, células com n cromossomos duplicados.
Já as células formadas ao final da meiose II têm METADE da quantidade de DNA de sua célula preexistente quando estava em G1 na interfase pois, ao final da meiose II, tem-se n cromossomos simples.

Está certo ? As etapas e tudo o mais das divisões celulares eu entendo direitinho, o que me confunde é com relação à qtd de DNA e o tipo de cromossomo formado.

Muito obrigado.

JohnnyC
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1094
Data de inscrição : 03/03/2016
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida teórica - gametogênese e meiose Empty Re: Dúvida teórica - gametogênese e meiose

Mensagem por Gemma Galgani Dom 12 Set 2021, 22:34

JohnnyC escreveu:Pessoal, eu tenho um pouco de dúvida nesse assunto.
Colocando no meu resumo, anotei o seguinte e gostaria que me confirmassem se fiz anotações corretas.

Na gametogênese, as células formadas ao final da meiose I têm quantidade de DNA IDÊNTICA à de suas células preexistentes na fase G1 da interfase, sendo que, em G1, temos célula com 2n cromossomos simples e, ao final da meiose I, células com n cromossomos duplicados.
Já as células formadas ao final da meiose II têm METADE da quantidade de DNA de sua célula preexistente quando estava em G1 na interfase pois, ao final da meiose II, tem-se n cromossomos simples.

Está certo ? As etapas e tudo o mais das divisões celulares eu entendo direitinho, o que me confunde é com relação à qtd de DNA e o tipo de cromossomo formado.

Muito obrigado.
oiii migo

retomando na fase g1 tenho 46 cromossomos simples, x dna
na fase S TEMOS 46 CROMOSSOMOS DUPLICADOS- e n 92 como poderiamos imaginar-  , 2x dna

então   
g1 
inicio 46 cromo SIMPLES x dna


46 cromo duplicados e 2x dna

meiose 1 final
23 cromo duplicados 2x dna

meiose 2 
23 cromo simples x dna

se falei besteira me ajudem
Gemma Galgani
Gemma Galgani
Jedi
Jedi

Mensagens : 464
Data de inscrição : 30/06/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos