PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rompendo a velocidade do som

2 participantes

Ir para baixo

Rompendo a velocidade do som Empty Rompendo a velocidade do som

Mensagem por melima Sáb 15 Out 2011, 18:29

Em fevereiro de 1947, o piloto americano Chuck Yeagen, com um avião foguete Bell X-1, atingiu velocidade superior a 340 m/s. A seguir ao instante em que o móvel rompeu a velocidade do som no ar, em pontos próximos a ele, ouviu-se um forte estrondo. Qual a razão desse estrondo?
[A] Devido ao efeito Doppler, o som propaga-se com velocidade superior a 340 m/s.
[B] O avião produz ultrassom e infrassom simultaneamente, os efeitos sonoros somados produzem o estrondo.
[C] Há uma conversão da energia térmica do motor em ondas mecânicas que aumenta com o aumento da temperatura do motor do avião.
[D] A energia das frentes de onda produzidas pelo motor do avião vai se somando a sua frente, propagando-se na mesma direção do avião, à velocidade do som.
[E] Há uma conversão da energia sonora das frentes de onda produzidas pelo motor do avião em energia térmica que se propaga mais rápido que o som no ar.

melima
Padawan
Padawan

Mensagens : 70
Data de inscrição : 27/04/2011
Idade : 30
Localização : Natal - RN - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rompendo a velocidade do som Empty Re: Rompendo a velocidade do som

Mensagem por Euclides Sáb 15 Out 2011, 19:48

[D] A energia das frentes de onda produzidas pelo motor do avião vai se somando a sua frente, propagando-se na mesma direção do avião, à velocidade do som.

"Quando o ar em fluxo supersônico é comprimido, sua pressão e densidade aumentam, formando uma onda de choque. Em vôo supersônico (com velocidades acima de Mach 1), o avião produz inúmeras ondas de choque, sendo mais intensas as que se originam no nariz do avião, nas partes dianteira (bordo de ataque) e posterior (bordo de fuga) das asas e na parte terminal da fuselagem.
As ondas de choque geradas por um avião em vôo supersônico atingirão o solo depois da passagem do avião que as está produzindo, pois esse é mais veloz. Um observador no solo ouvirá um forte estampido assim que as ondas de choque o alcançarem.
Esse estampido é conhecido como 'estrondo sônico', e sua intensidade depende de vários fatores, tais como dimensões do avião, forma do avião, velocidade do vôo e altitude. Esse fenômeno pode, em certas circunstâncias, ser forte o suficiente para produzir danos materiais no solo, como quebra de vidros, rachaduras em paredes, muros e outros estragos. Essas possibilidades limitam a operação de vôos em velocidades supersônicas sobre os continentes."

fonte: Wikipédia

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos