PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gramática

2 participantes

Ir para baixo

Gramática Empty Gramática

Mensagem por Osten Qui 15 Jul 2021, 22:36

Engenho de febre
 Sono e lembrança
 Que arma
 E desarma minha morte
 Em armadura de treva.
A ausência de pontuação nessa última estrofe do poema pode nos levar a diferentes leituras do texto.

A única interpretação incoerente desse trecho é apresentada em:

(A) Engenho de febre e de sono, e lembrança que arma e desarma minha morte em armadura de treva.
(B) Engenho de febre, de sono e de lembrança, a qual arma e desarma minha morte em armadura de treva.
(C) Engenho de febre, de sono e de lembrança, o qual arma e desarma minha morte em armadura de treva.
(D)Engenho de febre, engenho que é sono e lembrança, e que arma e desarma minha morte em armadura de treva
GABARITO:
Osten
Osten
Padawan
Padawan

Mensagens : 80
Data de inscrição : 08/08/2020
Localização : Rio de janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gramática Empty Re: Gramática

Mensagem por BatataLaranja345 Sex 16 Jul 2021, 14:18

Olá Osten!
Boa tarde, colega!

Bom...
Uma questão meio complicada de explicar o pq de ser a letra A o nosso gabarito...
Mas vamos lá! Cool 

A letra A não pode ser, pois essa alternativa dá ao entender que é apenas "a lembrança" que arma e desarma a minha morte em uma armadura de treva! E não é essa a mensagem q a estrofe nos remete!
A falta de pontuação realmente pode gerar diversos entendimentos... mas se vc analisar cada alternativa e comparar com o texto, vc perceberá que a única alternativa que realmente não bate com a ideia trazida pelo texto será a letra A

Recomendo que vc faça o seguinte:
 Letra B) Quando ele fala "Engenho de febre, de sono e de lembrança," ele quer dizer que todo esse conjunto da febre, do sono e da lembrança armam e desarmam a morte em uma armadura de treva.
 Letra C) Já a letra C foca no "Engenho", diferente da letra B, que foca na "febre, sono e lembrança". Mas ambas estão corretas sim, pois com o uso correto da pontuação, vc pode relacionar tanto ao "menor fator"(febre, sono e lembrança) como o "todo"(engenho).
 Letra D) Nessa alternativa, ele já especifica mais ainda oq é citado nas letras B e C.

Logo, perceba que todas as alternativas, exceto a Letra A, retomam possíveis ideias! E essa percepção é ideal para esse tipo de questão de português!
Vc conseguir perceber que a maioria das alternativas retomam possíveis ideias, mesmo apresentando estruturas gramaticais diferentes!

Espero que tenha ficado claro!
Caso não, por favor pontue!
Abraços!! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Osten gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Gramática Empty Re: Gramática

Mensagem por Osten Sex 16 Jul 2021, 14:26

Ótima análise!! Compreendi tudo perfeitamente!!
Osten
Osten
Padawan
Padawan

Mensagens : 80
Data de inscrição : 08/08/2020
Localização : Rio de janeiro, RJ

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Gramática Empty Re: Gramática

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos