PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Enem 2021 PPL Ácido e Base Orgânico

2 participantes

Ir para baixo

Enem 2021 PPL Ácido e Base Orgânico Empty Enem 2021 PPL Ácido e Base Orgânico

Mensagem por Daira Rezende3 Qua 14 Jul 2021, 19:43

Boa noite

Segue questão de química do Enem que me deixou com extrema dúvida: 
 

O propranolol é um fármaco pouco solúvel em água utilizado no tratamento de algumas doenças cardiovasculares. Quando essa substância é tratada com uma quantidade estequiométrica de um ácido de Brönsted-Lowry, o grupamento de maior basicidade reage com o próton levando à formação de um derivado solúvel em água.




Enem 2021 PPL Ácido e Base Orgânico Coloca11
GONSALVES, A. A. et al. Contextualizando reações ácido-base de acordo com a teoria protônica de Brönsted-Lowry usando comprimidos de propranolol e nimesulida. Química Nova, n. 8, 2013 (adaptado).





O ácido de Brönsted-Lowry reage com



A) a hidroxila alcoólica.




B) os anéis aromáticos.




C) as metilas terminais.




D) o grupamento amina.




E) o oxigênio do grupamento éter.




Gabarito =   D

Minha dúvida é, como eu deveria chegar até essa conclusão? Vi muitas pessoas explicando que a amina era a base  da orgânica, mas sem essa informação ainda seria possível chegar a alternativa correta, certo? Gostaria de saber como... 

Desde já, deixo aqui o meu imenso agradecimento.
Daira Rezende3
Daira Rezende3
Padawan
Padawan

Mensagens : 53
Data de inscrição : 28/09/2020
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Enem 2021 PPL Ácido e Base Orgânico Empty Re: Enem 2021 PPL Ácido e Base Orgânico

Mensagem por marcosprb Qua 14 Jul 2021, 20:07

Eu não vejo maneira de responder a questão sem ter o conhecimento de que a amina é uma base orgânica.
O que você poderia fazer na prova era lembrar da teoria ácido-base de lewis e perceber que a amina atua como base.
Enem 2021 PPL Ácido e Base Orgânico Amina10
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Enem 2021 PPL Ácido e Base Orgânico Empty Re: Enem 2021 PPL Ácido e Base Orgânico

Mensagem por Daira Rezende3 Qua 14 Jul 2021, 20:59

Oi Marcos, entendi agora.  

Tinha esperança que, caso eu esquecesse desse detalhe na hora da prova, ainda poderia recorrer a outra linha de raciocínio para chegar a alternativa correta.

Obrigada por me ajudar, bons estudos ^^
Daira Rezende3
Daira Rezende3
Padawan
Padawan

Mensagens : 53
Data de inscrição : 28/09/2020
Idade : 23

marcosprb gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Enem 2021 PPL Ácido e Base Orgânico Empty Re: Enem 2021 PPL Ácido e Base Orgânico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos