PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oscilações em Movimento Circular Uniforme

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Oscilações em Movimento Circular Uniforme - Página 2 Empty Oscilações em Movimento Circular Uniforme

Mensagem por fbaltor Dom 09 Out 2011, 11:24

Relembrando a primeira mensagem :

Olá pessoal. Estou com dúvida sobre as respostas da seguinte questão da terceira fase da OBF, realizada ontem. Vou postar a questão completa para quem quiser ver:

Questão 5

Uma mesa, com sua superfície a uma altura H do chão, tem um orifício em seu centro. Uma partícula de massa m é presa a um corpo suspenso de massa M por uma corda de comprimento l > H que passa pelo orifício. A partícula pode se mover sem atrito pela superfície da mesa (e também não há atritos entre a corda e o orifício) . É dada à partícula uma velocidade angular W em torno do orifício (sem nenhuma componente radial de velocidade).

a) Sendo r a distância da partícula até o orifício, calcule o raio de equilíbrio R = Ro para o qual o corpo de massa M fica parado (suspenso pelo fio). Expresse o Ro em termos de M, m, W e g, a gravidade local.

b) Calcule a frequência de pequenas oscilações radiais da partícula em torno de Ro. Imagine que inicialmente a partícula se encontrava em movimento circular em Ro e com velocidade anglar Wo quando uma pequena perturbação radial fez com que ela começasse a oscilar. Você pode precisar usar que (1 + x)^n =~ 1 + nx se x<<1.

c) Considere que a partícula esteja inicialmente a uma distância R do orifício, com uma velocidade angular W. O sistema é então solto de modo que o corpo M desça naturalmente até o chão, isto é, suponha que l - H > Ro. Qual será a nova velocidade angular W' da partícula nessa nova situação? Expresse o resultado em função dos parâmetros básicos do problema.

As minhas respostas foram:

a) Ro = (M.g)/(m.W^2)

b) T = (2.pi)/Wo

c) W' = (W.R)/(l - H)
fbaltor
fbaltor
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 30
Localização : Pirassununga, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Oscilações em Movimento Circular Uniforme - Página 2 Empty Re: Oscilações em Movimento Circular Uniforme

Mensagem por Gabriel_1403 Seg 10 Out 2011, 18:58

fbaltor escreveu:Tinha esquecido que ele pediu a frequência, coloquei lá já. É, a ideia na OBF é escrever absolutamente tudo, na esperança de ganhar uns pontinhos, também fiz isso em umas aí... Mas tu entendeu o que eu fiz na "c"?

Pois é rapaz, a única quesão em que não deu pra escrever nada foi a de ótica (se não me engano a 6ª questão) que só deu tempo de responder a letra "a" e o resto eu deixei em branco. Até a de entropia eu "respondi", só que usei mais a teoria do que a fórmula, quem sabe, como você disse, não ganho alguns pontinhos... Mas a letra "b" você acha que foi só coincidência mesmo o resultado ser igual??

Quanto à letra "c" eu entendi o que você fez, mas o que eu não consegui compreender na hora foi como usar essas distâncias "l" e "H" para descobrir o novo raio, sei lá, acho que quando ele falou em "l-H>Ro" eu me confundi. Mas se você tiver certeza que a velocidade não varia deve ser isso mesmo Wink

Gabriel_1403
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 30
Localização : Aracaju, Sergipe, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos