PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Romantismo

3 participantes

Ir para baixo

Romantismo Empty Romantismo

Mensagem por Fabinho snow Seg 14 Jun 2021, 11:27

Estas palavras ecoavam docemente pelos atentos ouvidos de Guaraciaba, e lhe ressoavam n’alma como um hino celestial. Ela sentia-se ao mesmo tempo enternecida e ufana por ouvir aquele altivo e indómito guerreiro pronunciar a seus pés palavras do mais submisso e mavioso amor, e respondeu-lhe cheia de emoção: — Itajiba, tuas falas são mais doces para minha alma que os favos da jataí, ou o suco delicioso do abacaxi. Elas fazem-me palpitar o coração como a flor que estremece ao bafejo perfumado das brisas da manhã. Tu me amas, bem o sei, e o amor que te consagro também não é para ti nenhum segredo, embora meus lábios não o tenham revelado. A flor, mesmo nas trevas, se trai pelo seu perfume; a fonte do deserto, escondida entre os rochedos, se revela por seu murmúrio ao caminhante sequioso. Desde os primeiros momentos tu viste meu coração abrir-se para ti, como a flor do manacá aos primeiros raios do sol.
GUIMARÃES, B. O ermitão de Muquém. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 7 out. 2015.
O texto de Bernardo Guimarães é representativo da estética romântica. Entre as marcas textuais que evidenciam a filiação a esse movimento literário está em destaque a
A
referência a elementos da natureza local.


B
exaltação de Itajiba como nobre guerreiro.


C
cumplicidade entre o narrador e a paisagem.


D
representação idealizada do cenário descrito.


E
expressão da desilusão amorosa de Guaraciaba.


gaba:


Por que não poderia ser D? Como romantismo, eu vejo um aspecto muito mais ligado à idealização, ao passo que no arcadismo os elementos bucólicos são levados mais em consideração, que aí sim seria a a)...

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Romantismo Empty Re: Romantismo

Mensagem por BatataLaranja345 Sex 16 Jul 2021, 23:05

Olá Fábio!
Boa noite, colega!

Uma questão muito interessante essa que vc trouxe!
Concordo com vc, creio que seja mesmo a letra D...
Pois, apesar do Romantismo tbm ter uma certa valorização da natureza - que aliás, no Romantismo, a natureza costuma traduzir os sentimentos da alma do poeta - eu acho que a Letra A está mais voltada para o Arcadismo!

Além de que, no Romantismo, além da idealização do amor... que seria aquele amor sublime, o amor perfeito, muito bem retratado no texto, a gente pode ver - de uma certa maneira - até mesmo um certo erotismo nesse texto tbm... o que classificaria ainda mais esse texto como um romântico!
Creio que a letra seja D... mas apesar do gabarito marcar A, eu ainda não consegui compreender do pq da questão marcar A...

Mas enfim, creio que seja isso!
Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Romantismo Empty R: ROMANTISMO

Mensagem por gabriel de castro Sex 16 Jul 2021, 23:25

Olá meus nobres, 

Acredito que os senhores estão deixando se levar por características que são sim verdadeiras e conceituam o Romantismo (como a idealização do cenário descrito), mas não se esqueçam que o enunciado solicita um dos conceitos dessa vanguarda que esteja presente no trecho da obra do Bernardo Guimarães. Sendo assim, irei discordar de vocês, pois não enxergo qualquer idealização do ambiente fragmento e nos únicos momentos em que a ideia de ambiente/lugar é aqui referenciado não diz respeito sobre a localidade em que se passa ou um espaço físico concreto. 
Ademais, não faltam comparações (demasiado piegas) nesse excerto como em: "— Itajiba, tuas falas são mais doces para minha alma que os favos da jataí, ou o suco delicioso do abacaxi" e uma das características primordiais do Romantismo é se apropriar muito da fauna e flora tanto para descrever o ambiente quanto para endeusar a amada (sendo isso uma forma de reafirmar o nacionalismo o qual é visto também na introdução da mitologia tupiniquim na Literatura), ficando claro no icônico trecho de Iracema que diz assim: "Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira". Se lerem esse romance de José de Alencar irão perceber a característica da alternativa a) de maneira abundante, de tal forma que chega ser irritante
Espero ter ajudado Smile 

____________________________________________
"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos" - Milton Hatoum
gabriel de castro
gabriel de castro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 480
Data de inscrição : 01/05/2021
Idade : 20
Localização : Manaus, AM

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Romantismo Empty Re: Romantismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos