PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação Modelo Enem

2 participantes

Ir para baixo

Redação Modelo Enem Empty Redação Modelo Enem

Mensagem por GuilhermeSS Sex 04 Jun 2021, 10:45

Tema:
O desafio de reduzir as desigualdades entre regiões no brasil 

Introdução:
No livro, ¨O Cortiço¨, de Aluízio de Azevedo, a narrativa ocorre em um cortiço, local desprestigiado socialmente. Nesse sentido, no Brasil hodierno, esse desprestígio é retratado nos desafios para redução da desigualdade entre regiões no país. Com isso, urge discutir tanto os impactos dessa desigualdade na população brasileira, quanto a negligencia existente na garantia da igualdade regional.

D1:
Sob tal contexto, a falta de igualdade entre as diferentes localidades brasileiras, é um reflexo da desarmonia social vigente. Dado o exposto, de acordo com o Artigo 6 da Carta Magna do Brasil, é dever do Estado garantir o acesso igualitário a moradia, saúde e ao trabalho. Entretanto, a atual dinâmica regional vai de encontro a essa garantia, haja vista que as negligencias sociais nas regiões norte e nordeste - falta de saneamento básico, acesso a saúde, pouca oferta de trabalho, por exemplo - impactam de forma nociva os indivíduos residentes dessas localidades. Além disso, cabe citar que, essa parcela marginalizada tornam-se vítimas de uma, inadmissível, ineficiência Estatal.

D2:
Ademais, a ineficácia na garantia de uma sociedade economicamente equilibrada, é um fator que potencializa tal realidade. Nesse viés, consoante o filósofo Aristóteles, o homem é um animal político, logo, dependente do Governo. Na égide dessa óptica, é imprescindível o amparo do Estado na organização social do país, já que a alta concentração de renda nas regiões Sul e Sudeste, em detrimento das regiões Norte e Nordeste, reflete um desamparo governamental, que por consequência, acentua a exclusão social em todo o país. Dessa forma, o cenário atual presente na realidade da população, reduz as relações não só econômicas, como também sociais.

Conclusão:
Posto isso, cabe ao Ministério Público - órgão responsável por regulamentar os interesses da população - promover a criação de novos projetos que possibilitem uma maior oferta de emprego para as regiões economicamente fragilizadas do país. Tal implementação deve incentivar a adesão de novas multinacionais, com objetivo de aumentar a oferta de emprego e de tecnologia na localidade, dessa maneira, impulsiona-se a concentração de renda nessas regiões fragilizadas. Nesse aspecto, portando, é perceptível que, uma vez que é garantida a equidade social, será combatida a falta de - saneamento, emprego, e de moradia. Assim, a narrativa retratada na obra naturalista, não se cristalizará na atualidade brasileira.
GuilhermeSS
GuilhermeSS
Jedi
Jedi

Mensagens : 226
Data de inscrição : 18/04/2020
Idade : 23
Localização : Teresina, Piauí

Ir para o topo Ir para baixo

Redação Modelo Enem Empty Re: Redação Modelo Enem

Mensagem por jopagliarin Qui 17 Jun 2021, 02:33

Olá.

Introdução: Retire a vírgula depois de "no livro". Substitua a palavra "cortiço" por outra equivalente para evitar repetição. Seu repertório é fraco; a mera citação do livro com o levantamento de tão somente um aspecto físico do cortiço não é relevante para a temática. O repertório seria relevante para a temática caso se tratasse das causas do problema da desigualdade social no Brasil. Pense em outro repertório mais profundo, como, por exemplo, o Bota-Baixo no RJ, que retrata a questão da segregação social: deixar o centro da cidade bonito e as regiões periféricas feias, tirando, assim, o problema da desigualdade social dos olhos da população. Faltaram, ainda, as teses na sua introdução. As teses são as causas da desigualdade social no Brasil. Pense em algo, reescreva o parágrafo, poste aqui para que possamos continuar a discussão.
jopagliarin
jopagliarin
Jedi
Jedi

Mensagens : 399
Data de inscrição : 13/10/2019
Idade : 22
Localização : Curitiba/PR \\ Joaçaba/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos