PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação modelo ENEM

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Redação modelo ENEM

Mensagem por vinicap Qua 28 Abr 2021, 23:06

Tema: 
Obesidade infantil: um problema presente no Brasil
Introdução:
Antes comprometida pela privação de alimentos nos primeiros anos de vida, hoje a saúde pública voltada à infância enfrenta o oposto: progressivo e persistente aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade infantil. O estado nutricional de um indivíduo durante a infância desempenha papel chave no desenvolvimento de possíveis condições deletérias à saúde na vida adulta. Nesse contexto, cabe analisar causas associadas ao sobrepeso e obesidade infantil, assim como consequências que podem advir desses quadros de saúdes.

D1:
A obesidade é, antes de tudo, uma condição exacerbada por componentes socioafetivos os quais precisam ser superados para enfrentamento da obesidade infantil. Além de determinantes clínicos e biológicos como predisposições hereditárias, comorbidades e doenças, o ganho de peso infantil fora da normalidade é influenciado pelo ambiente no qual o infante encontra-se inserido, de onde recebe estímulos de familiares, amigos e figuras de autoridades que podem desencadear transtornos e compulsões alimentares associados ao descontrole do consumo alimentar normal, podendo promover sobrepeso e obesidade. Dessa forma, deve-se considerar a problemática da obesidade infantil de um ponto de vista holístico, no que concerne suas causas.

D2:
Assim como as causas, as consequências atreladas à obesidade infantil necessitam de uma visão multifacetada para que sejam compreendidas. Desta condição de saúde podem surgir desarranjos de ordem psicológica e social, que relacionam-se com maior dificuldade, por parte da criança, de se inserir na sociedade. Outrossim, atua também como fator de risco, ainda mais grave por ser na infância, para o desenvolvimento e escalonamento de doenças, como diabetes e hipertensão arterial. Evidencia-se assim a necessidade de que a obesidade infantil seja controlada pelo sistema de saúde público brasileiro.

Conclusão:
Ante o exposto, resta claro que a obesidade infantil, como problema ainda presente no Brasil, constitui-se como desafio a ser vencido pelo poder público. Nesse escopo, é premente a integração multidisciplinar de profissionais de saúde com vias a discutir e tratar a obesidade infantil de uma perspectiva holística, abrangendo tanto suas raízes clínicas e biológicas quanto socioafetivas, Tal intento pode ser logrado por meio da articulação, em âmbito nacional pelo Ministério da Saúde e local por secretarias de saúde, de conselhos de classe profissionais, sindicatos e agremiações que reúnam profissionais capacitados a atuarem na mitigação da obesidade infantil no Brasil, contribuindo na consecução do direito constitucional à saúde.


Última edição por vinicap em Qua 19 maio 2021, 11:07, editado 1 vez(es)
vinicap
vinicap
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/04/2021
Idade : 26
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Redação modelo ENEM

Mensagem por BatataLaranja345 Dom 16 maio 2021, 13:08

Opa Vini!
Bom dia, colega! Po, antes de mais nada, perdão pela demora em te responder... só vi a sua postagem ontem, mas só estive livre para responde-la hoje!
Mas, sem demora, vamo que vamo!
Primeiro, vamos corrigir sua redação em partes, parágrafo por parágrafo!! Wink

I) Introdução:
-> "... O estado nutricional de um indivíduo, durante a infância, desempenha papel chave no desenvolvimento de possíveis condições deletérias à saúde na vida adulta ..."
Aqui, apenas um conselho a vc: é ideal que vc use a pontuação, principalmente em frases longas, como esta. Pois, caso ela fica sem pontuação, a frase falada fica mais cansativa.
Recomendo, então, que caso vc ache que sua frase está longa e precisa de pontuação, leia ela em voz alta e pausadamente, respeitando as regras de entonação verbal, e veja se há pausas ou não na sua fala. Se houver, adicione uma pontuação, como fiz com as vírgulas em negrito!

-> Com relação ao seu parágrafo de introdução, de maneira geral, gostei do seu jogo de palavras.
Muito bom! Continue dessa maneira! Wink
Vamos seguir para o próximo parágrafo!

II) 1º Parágrafo de desenvolvimento:
-> "... predisposições hereditárias, comorbidades e doenças,..."
Não entendi o uso dessas palavras em negrito e sublinhadas...
De acordo com oq eu entendi, ficou sem sentido o uso delas. Recomendo troca-las ou então adaptar a frase para que elas se encaixem direitinho!

-> "Além de determinantes clínicos e biológicos como predisposições hereditárias, comorbidades e doenças, o ganho de peso infantil fora da normalidade é influenciado pelo ambiente no qual o infante encontra-se inserido, de onde recebe estímulos de familiares, amigos e figuras de autoridades que podem desencadear transtornos e compulsões alimentares associados ao descontrole do consumo alimentar normal, podendo promover sobrepeso e obesidade"
Frase extremamente longa, o que é muito ruim para uma frase, principalmente uma estando no seu 1º parágrafo de desenvolvimento. Recomendo que vc altere essa frase!!


-> Um parágrafo de desenvolvimento apresenta, em média, 4 - 5 frases.
Acho interessante que vc treine esse modo!

-> Gostei de sua argumentação!
Apenas, atente-se ao o que pontuei acima! cheers

III) 2º Parágrafo de desenvolvimento:

-> "... Desta condição de saúde podem surgir desarranjos de ordem psicológica e social, que relacionam-se com maior dificuldade, por parte da criança, de se inserir na sociedade. ..."
Aqui, como vc fez duas frases, relacionando o mesmo tema... eu recomendo o uso de um conectivo de ligação de ideias.
O que é muito útil, pois ajuda no melhor entendimento do texto!

Recomendo o uso de: Nesse contexto; Nesse aspecto; Nesse viés; Sob essa ótica; Sob essa análise.


-> "... Evidencia-se, assim portanto, a necessidade de que a obesidade infantil seja controlada pelo sistema de saúde público brasileiro."
Nesse seu trecho, fiz apenas algumas alterações que acho necessária, como o uso da vírgula.
E troquei o "assim" por "portanto", pois creio que soará melhor!


-> Sobre seu 2º parágrafo de desenvolvimento, gostei tbm!
Bom jogo de palavras! Continue dessa maneira, porém, atente-se ao que pontuei!
Vamos para o último parágrafo! Wink

IV) Conclusão:

-> "... socioafetivas, Tal intento ..."
Creio que houve um erro de digitação seu.
Ou será iniciado uma nova frase ou apenas uma continuação por vírgulas...
Recomendo que vc digite seus textos de forma calma e correta, para que não haja erros que não existem! Wink

-> Sobre seu parágrafo de conclusão, gostei tbm!
Apresentou bons pontos!
Porém, está muito longo, mais longo do que os parágrafos de desenvolvimento, o que é muito ruim! E, frases longas tbm... o que deixa seu parágrafo ruim no contexto da fala!



Bom, finalizamos por aqui!
Seu texto está muito bom! Porém, lembre-se do que eu pontuei!
Recomendo a vc tbm dar uma olhada nos recursos estilísticos de textos, o que pode te ajudar bastante!
Lembrando que não possuo formação nenhuma em português, apenas ajudo os colegas nas redações com base no que eu aprendi!
Grande abraço! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos