PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação no modelo ENEM

2 participantes

Ir para baixo

Redação no modelo ENEM Empty Redação no modelo ENEM

Mensagem por jotaefi10 4/4/2021, 4:50 pm

Tema: A importância do debate sobre relacionamento abusivo no Brasil

Na obra ''Por que a Guerra?'', Einstein e Freud discutem sobre como o instinto humano é espontaneamente conectado à busca pela acomodação individual pelo poder, muitas vezes alcançado de forma desleal e autoritária pelos sujeitos. Fora do papel, é notória uma analogia da mesma com o funcionamento da sociedade brasileira atual, sobretudo pelas relações interpessoais abusivas que perduram por séculos. Dito isso, é crucial analisar o passado histórico nacional e suas consequências no brasileiro do século XXI, o qual ainda permanece controverso.

Em primeiro lugar, fica viável estabelecer uma discussão sociológica acerca da temática das relações abusivas no Brasil. A respeito disso, Gilberto Freyre, em ''Casa Grande e Senzala'', apesar de reconhecer as violências e discriminações ocorridas no período colonial, argumentou que os aspectos culturais da mistura das etnias agiam sobre os nacionais, de modo que se alcançou a harmonização entre os nativos. Num contexto hodierno, porém, nota-se a insuficiência do autor em compreender, por exemplo, a prática do bullying no setor escolar como abuso psicológico o qual faz a vítima sentir-se humilhada e facilmente se isolar do contato coletivo. Assim, deve-se buscar um debate mais cirúrgico acerca da problemática, não se restringindo a aspectos generalizados da população.

Outrossim, não é difícil perceber como a globalização fomenta indiretamente à disputa material e social entre os cidadãos, principalmente a parcela mais jovem: a mente de um líder político visando ao poder é, em suma, a mesma da de um adolescente que procura certo destaque pessoal denegrindo o seu próximo verbalmente com o fito de se tornar mais influente. Isso porque ambas as percepções estão integradas ao ser humano, como já fora citado. Acontece que, uma vez que a naturalidade segue lúcida, mais presentes serão os casos de imposição do homem à mulher e do branco ao negro, ou ainda formulações de modelos trabalhistas aos moldes escravistas, sinais de retrocesso.

Portanto, medidas devem ser tomadas a fim de concretizar o debate sobre as relações interpessoais na nação. Para isso, o Ministério da Educação deve, com o apoio das escolas e por meio de verbas governamentais, lançar um evento anual chamado ''Educação: esperança da salvação'', no qual estudantes do Fundamental e Médio participariam de jogos e aulas personalizadas no intuito de compreenderem como diferentes comportamentos podem romper ligações saudáveis entre os entes, evitando que o mesmo chegue na escala do autoritarismo. Com o incentivo da mídia, ainda, a ideia se fortificaria e conseguiria destoar o inatismo abusivo, e a história do Brasil avançaria.

jotaefi10
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 26/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Redação no modelo ENEM Empty Re: Redação no modelo ENEM

Mensagem por jotaefi10 10/4/2021, 9:58 pm

Alguém poderia ajudar na correção?

jotaefi10
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 26/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Redação no modelo ENEM Empty Re: Redação no modelo ENEM

Mensagem por romulos1 14/4/2021, 11:39 pm

Rapaz, depois do ENEM esse fórum desacelera um bocado.

Enfim, estou enferrujado com redações, mas fiz o que pude.

Na obra ''Por que a guerra?'' "apenas a primeira palavra tem maiúsculas", Einstein e Freud discutem sobre como o instinto humano é espontaneamente conectado à busca pela acomodação individual pelo poder, muitas vezes alcançado de forma desleal e autoritária pelos sujeitos. Fora do papel, é notória uma analogia da mesma"não se usa mesmo como pronome pessoal" com o funcionamento da sociedade brasileira atual, sobretudo "não é sobretudo, pois são exatamente essas relações que você quer falar, e não do funcionamento da sociedade como um todo" pelas relações interpessoais abusivas que perduram por séculos "por que é notória essa relação? aliás, que relação é essa? explique: fora do papel, é notório que em muitas relações interpessoais, um indivíduo o grupo tome uma posição de dominância e consequentemente abuse física e psicologicamente do outro" . Dito isso "não sei se serve como conector, acho que "assim", "dessa forma" ficaria melhor, o que você usou soa truncado", é crucial analisar o passado histórico nacional e suas consequências no brasileiro do século XXI, o qual ainda permanece controverso.

Em primeiro lugar, fica viável estabelecer uma discussão sociológica acerca da temática das relações abusivas no Brasil."serviu para nada essa oração" A respeito disso, Gilberto Freyre, em ''Casa Grande e Senzala'', apesar de reconhecer as violências e discriminações ocorridas no período colonial, argumentou que os aspectos culturais da mistura das etnias agiam sobre os nacionais, de modo que se alcançou a harmonização entre os nativos. Num contexto hodierno, porém, nota-se a insuficiência do autor em compreender, por exemplo, a prática do bullying no setor escolar como abuso psicológico, o qual faz a vítima sentir-se humilhada e facilmente se isolar do contato coletivo "por que nota-se a insuficiência do autor? seu parágrafo está expositivo. Escreva assim: nota-se a insuficiência do autor... pois esse abuso apoia-se na ridicularização das das diferenças entre as pessoas e na menosprezação do outro como indivíduo.(foi o que pensei, mas é só pra dar uma base)" . Assim, deve-se buscar um debate mais cirúrgico acerca da problemática, não se restringindo a aspectos generalizados da população. "Esse tipo de finalização não é bom, é o mesmo que dizer: assim alguém tem que resolver o problema"

Outrossim, não é difícil perceber como a globalização fomenta indiretamente à disputa material e social entre os cidadãos, principalmente a parcela mais jovem: a mente de um líder político visando ao poder é, em suma, a mesma da de um adolescente que procura certo destaque pessoal denegrindo o seu próximo verbalmente com o fito de se tornar mais influente. Isso porque ambas as percepções estão integradas ao ser humano, como já fora citado. Acontece que "coloque um conector: "dessa forma" por exemplo ", uma vez que a naturalidade segue lúcida, mais presentes serão os casos de imposição do homem à mulher e do branco ao negro, ou ainda formulações de modelos trabalhistas aos moldes escravistas, sinais de retrocesso.
Eu gostei desse parágrafo, mas falta um repertório pra dar mais embasamento e sustentação a sua ideia. Mas como já usou dois repertórios, não há problema.

Portanto, medidas devem ser tomadas a fim de concretizar o debate sobre as relações interpessoais na nação. "esse período não ajuda em nada" Para isso Portando, para resolver essa problemática, o Ministério da Educação -instância educacional máxima do país- (sempre desenvolva todas as partes) deve, com o apoio das escolas e por meio de verbas governamentais, lançar um evento anual chamado ''Educação: esperança da salvação'', no qual estudantes do Fundamental e Médio participariam de jogos e aulas personalizadas, no intuito de compreenderem como diferentes comportamentos podem romper ligações saudáveis entre os entes, evitando que o mesmo chegue na escala do autoritarismo. Com o incentivo da mídia, ainda, a ideia se fortificaria e conseguiria destoar o inatismo abusivo, e a história do Brasil avançaria.

Bacana, boa conclusão também.
Poucos erros gramaticais. Atente-se a não deixar o texto expositivo.
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

BatataLaranja345 e jotaefi10 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação no modelo ENEM Empty Re: Redação no modelo ENEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos