PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida resolução de questão sobre momento angular.

Ir para baixo

Duvida resolução de questão sobre momento angular. Empty Duvida resolução de questão sobre momento angular.

Mensagem por Paulo Cesar F Qui 06 maio 2021, 00:53

Por favor alguem me ajuda a encontrar o erro na minha resolução.

Um objeto formado por um cilindro de raio r ao qual está fixo em sua superfície uma barra de comprimento igual ao raio do cilindro. Um eixo de rotação cruza o objeto ao longo da altura do cilindro (ou seja, no centro do cilindro). Inicialmente o objeto está parado. Uma partícula de massa mp se desloca em linha reta com velocidade constante v e sofre uma colisão completamente inelástica com a extremidade da barra do objeto. Como resultado da colisão, o objeto (agora acrescido da partícula de massa mp presa no extremo de sua barra) começa a girar em sentido horário. A massa da barra é metade da massa do cilindro. Sabendo que a massa do cilindro é M, determine a velocidade angular após a colisão.

*Não tenho o gabarito, mas tenho CERTEZA que a minha resolução está dando errado.

O que eu fiz:

Como o torque externo resultante é 0, então o momento angular se conserva, ou seja:

Li = Lf

Como a distância do eixo de rotação até a direção do vetor velocidade da partícula é 2r (a trajetória do projétil é perpendicular à direção da barra), e o giro resultando é no sentido horário, então:

-2*r*mp*v = (Ip + Ib + Ic)*W

Onde os I's são os momentos de inercia, e W a velocidade angular do objeto.

Então:

W = -2*r*mp*v / (Ip + Ib + Ic)

O momento de inércia da particula, como ela está na ponta da barra fica: mp*(2r)^2

Momento de inercia do cilindro: Mr^2/2

Momento de inercia da barra, sendo mb a massa da barra, pelo teorema dos eixos paralelos, ficaria: mbr^2/12 + mb(3r/2)^2 = 7mbr^2/3

Assim:

Substituindo mb por M/2

W = -2*r*mp*v / (4mp*r^2 + Mr^2/2 + 7Mr^2/6)



Acho que eu não entendi alguma coisa, pois isso me parece certo...

Paulo Cesar F
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 05/09/2020
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos