PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lei de Boyle-Mariotte: Transformação Isotérmica

2 participantes

Ir para baixo

Lei de Boyle-Mariotte: Transformação Isotérmica Empty Lei de Boyle-Mariotte: Transformação Isotérmica

Mensagem por GuilhermeRM Seg 03 Out 2011, 16:53

Olá pessoal, não estou conseguido entender a lógica de que, quando aumento o volume de um gás, diminuo a pressão para conseguir uma temperatura constante. Na minha cabeça, entendo que se aumento o volume, diminuo a temperatura porque as moléculas irão se chocar menos, perderão vibração térmica, e para conservar a temperatura, necessito de aumentar a pressão para que as moléculas se choquem mais e mantenham a mesma temperatura inicial. Gostaria que alguem corrigisse o meu raciocínio, explicando a lógica dessa lei. Muito grato por participar desse fórum!Very Happy

GuilhermeRM
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 126
Data de inscrição : 20/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Lei de Boyle-Mariotte: Transformação Isotérmica Empty Re: Lei de Boyle-Mariotte: Transformação Isotérmica

Mensagem por mcgiorda Seg 03 Out 2011, 18:41

Para facilitar:

Num recipiente fechado (ex: seringa), se você aumenta o volume do GÁS (o volume do recipiente continua o mesmo) as moléculas irão se chocar MAIS, pois o volume do recipiente é o mesmo, tendo uma MAIOR quantidade de mols num mesmo espaço. Para que a temperatura continue a mesma, deve-se DIMINUIR a pressão (aumentar o volume do recipiente).

PV = cte. T
V = cte . T/P

Se aumento o volume, para a temperatura continuar a mesma, devo diminuir a pressão.
mcgiorda
mcgiorda
Jedi
Jedi

Mensagens : 203
Data de inscrição : 05/05/2011
Idade : 30
Localização : Piracicaba - SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Lei de Boyle-Mariotte: Transformação Isotérmica Empty Re: Lei de Boyle-Mariotte: Transformação Isotérmica

Mensagem por GuilhermeRM Seg 03 Out 2011, 20:56

Hum, procurei no wikipedia, e consegui entender o seguinte: Os únicos fatores responsáveis por movimentar as partículas gasosas são temperatura e pressão, se mantenho a temperatura constante, então a única coisa que aumentará o movimento das moléculas é a pressão, só que para aumentar a pressão, necessito diminuir o volume obrigatoriamente. Se aumento o volume do recipiente -que é o mesmo que o do gás- automaticamente diminuirei a pressão, porque como a temperatura é a mesma, se quiser aumentar a pressão, não poderei utilizar a temperatura como instrumento de elevação de choques, apenas o volume deverá diminuir. Eu estava associando a quantidade de movimento da moléculas gasosas com aumento da temperatura, mas eu estava errado, porque em uma mesma temperatura posso aumentar a pressao, ou seja, os choques, e nem por isso variará essa temperatura... Ou seja, a temperatura eleva os choques, aumenta a pressao, mas se a mantenho constante (isotérmica) o único jeito de elevar a pressão é diminuindo o volume! Não é por isso que alterará a temperatura depois que os choques foram elevados, por que o volume que permitiu a elevação dos choques sem precisar elevar a temperatura!! Eu acho que entendi, se pensei algo errado gostaria de ser ajudado, abraços mcgiorda:)

GuilhermeRM
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 126
Data de inscrição : 20/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Lei de Boyle-Mariotte: Transformação Isotérmica Empty Re: Lei de Boyle-Mariotte: Transformação Isotérmica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos