PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A função social dos influenciadores digitais no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

A função social dos influenciadores digitais no Brasil Empty A função social dos influenciadores digitais no Brasil

Mensagem por jotaefi10 Dom 18 Abr 2021, 13:51

Olá, pessoal. Poderiam ajudar na correção dessa redação modelo ENEM? Se conseguirem ter uma base da nota em cada competência iria me ajudar muito também. O tema é o que está no título do tópico.

No mundo contemporâneo, o advento global da internet moldou paulatinamente padrões de vida tradicionais, como a necessidade do deslocamento diário aos estabelecimentos de trabalho pela População Economicamente Ativa (PEA). No contexto brasileiro, como resultado desse evento, vale destacar a ascendência dos influenciadores digitais, os quais não estão inseridos em nenhum setor trabalhista e ainda assim conseguem gerar renda a partir da publicidade e discussões nas redes sociais. A despeito desse grupo promissor não ser originalmente ilegal, ações recentes de empresários e dos próprios indivíduos pertencentes ao mesmo que visam ao lucro e ao destaque social vêm tornando a situação controversa, sobretudo para a esfera consumidora afetada pelo marketing construído.

Segundo Zygmunt Bauman, o capitalismo é um sistema parasitário em uma incessante busca por um organismo ainda não explorado que lhe forneça alimento. Fora da filosofia, percebemos um comportamento análogo à questão dos ''digital influencers'' no Brasil: ao perceberem a aproximação social de uma pessoa com seu público no Instagram, por exemplo, empresários buscam estudar propostas cirúrgicas para que também possam desfrutar daquele aglomerado virtual. Uma vez que a união acontece, o mesmo indivíduo que compartilhava frequentemente sua vida aos seguidores irá se tornar um porta-voz de produtos de marcas e, consequentemente, terá que aprender o marketing digital para manter seu status na rede, daí o alerta para como isso será feito.

A oportunidade de estabilizar o setor financeiro sem sair de casa faz com que alguns ''influencers'' busquem, naturalmente, uma maneira direta para divulgar suas parcerias por meio de falas que causam a curiosidade e, portanto, a adesão do consumidor. Exemplo disso é o uso ilógico de expressões científicas complexas como meio de comprovação de que tal compra possui fundamento e segurança, como acontece com as denominadas terapias quânticas, em que se acredita que o pensamento individual consegue adquirir uma ação ultra-humana sobre a saúde do ente e levá-lo para a desejada cura. Dessa forma, o papel social do influenciador digital é responsável por alienar a vítima em uma utopia, sobretudo pelo ego levantado.

Dada essa problemática, medidas devem ser tomadas para impedir a propagação maldosa da função desse coletivo digital a terceiros. Para isso, cabe ao Governo Federal - instância máxima de poder no país - reforçar a aplicabilidade de leis já existentes referentes aos crimes cibernéticos com o fito de punir eficientemente nativos que se valem de comportamentos enganosos virtualmente para destacar positivamente o produto oferecido. Com esse projeto ativo, os influenciadores digitais irão se conscientizar e, se desejam realmente um espaço verdadeiro no mercado de trabalho, agirão honestamente para a desconstrução da camada alienada estabelecida pelos mesmos por meio do uso inadequado de conhecimentos específicos.

jotaefi10
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 26/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

A função social dos influenciadores digitais no Brasil Empty Re: A função social dos influenciadores digitais no Brasil

Mensagem por BatataLaranja345 Qua 21 Abr 2021, 15:27

Opa, Jota! Boa tarde!
Poxa, ai vc me pegou kkkk.
Não sei como funciona o sistema de notas do ENEM, e nem curto mt dar nota para as redações dos colegas q costumo ajudar aqui no fórum, até pq, não tenho competência para isso...
Mas, oq podemos fazer é: eu pontuo os seus erros e vc vê, com base neles, mais ou menos, quanto vc tiraria. Acho q assim fica bem melhor, e creio q vc concordará de ser dessa forma Wink

Vamos começar cheers:

I) Introdução:
-> "... inseridos em nenhum setor trabalhista e, ainda assim, conseguem..."
Nesse trecho, eu botaria uma vírgula exatamente onde coloquei em negrito!
Creio que essa expressão que vc usou "ainda assim" remonta para nós aquela mesma ideia do "apesar disso", logo, seria interessante o uso dessas vírgulas. Além de que sua frase está longa, e sempre bom vc pontuar de modo que a leitura/fala do seu texto não se torne cansativa!

-> "... A despeito desse grupo promissor ..."
Acredito que vc digitou errado, o correto seria:
"... A respeito desse grupo promissor ..."
Atente-se, sempre, a digitar corretamente. E revise sua redação, para que possíveis erros de português sejam solucionados Surprised

-> "... ações recentes de empresários e dos próprios indivíduos pertencentes ao mesmo, que visam ao lucro e ao destaque social, vêm tornando a situação controversa ..."
Cito esse trecho, com o mesmo alerta do 1º que falamos!
Use a vírgula no lugar que eu pontuei elas em negrito, sempre imagine vc lendo o seu texto para uma plateia... se vc falar frases longas, vc cansará, e isso pode atrapalhar o entendimento do seu texto. Logo, sempre realize pausas no texto, para, além de reduzir o tamanho das frases, que ele não fique muito "corrido"!

-> "... ações recentes de empresários e dos próprios indivíduos pertencentes ao mesmo que visam ao o lucro e ao destaque social vêm tornando a situação controversa ..."
E nesse mesmo trecho, eu tiraria esse "ao"(está cortado na frase) e substituiria pelo "o".
Creio que fica de um jeito mais agradável!

-> O seu parágrafo de introdução está legal!
Gostei da maneira que contextualizou, citando, inclusive, a PEA! cheers
Vamos seguir para o seu 1º de desenvolvimento.

II) 1º Parágrafo do Desenvolvimento:
-> "... Fora da filosofia, percebemos um comportamento análogo à questão ..."
Não sei se no ENEM é autorizado, mas não é muito bom usar palavras que trazem pessoalidade, como o caso de "percebemos"(está em negrito). Caso o ENEM aceite, sem problemas... porém, há diversos concursos que não deixam esse uso, tanto que a redação deles deve ser extremamente impessoal(ai não pode, por exemplo, conjugações verbais com "eu" e "nós", pois isso revela pessoalidade).
Eu, particularmente falando, eu prefiro ser impessoal... mas, claro, se o ENEM permite e vc gosta, pode usar! cheers

->  "... aglomerado virtual. Uma vez que a união ..."
Aqui eu gosto muito de usar conectivos de ideias.
Isso é muito bom de usar, pois é como se fosse uma ponte que eu posso usar, sem precisar utilizar o "." pois esse carinha interrompe ideias. Logo, recomendaria que vc usasse algum! Vou por aqui alguns:
"Nesse aspecto"; "Sob essa lógica"; "Sob essa ótica"...
Claro, vc usa se quiser, mas eu acho q seria bem legal Wink
Reescrevendo, vc pode botar:
            ... aglomerado virtual. Sob essa ótica, quando a união ocorre, o mesmo ...
Claro também, terá que dar uma leve alterada; então, por isso digo novamente, vc altera se vc achar necessário!  Laughing 

-> Gostei do seu 2º parágro, principalmente da citação sobre o Bauman! Isso enriquece o seu texto, e isso vale bastante! Smile
Vamos seguir para o 3º!

III) 2º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> Nesse seu 3º parágrafo, eu não encontrei nenhum problema cheers .
Gostei bastante da sua contextualização, novamente falando.
Só uma coisa que desejo te falar: lembre-se que as frases não podem ser longas demais, pois isso deixa o seu texto cansativo de ler. Logo, sempre tente utilizar pontuações(não necessariamente a vírgula, pq temos outras) ou expressões que ajude a diminuir tal problema!

-> Vamos seguir para o último parágrafo! cheers

IV) Conclusão:

-> "... aplicabilidade de leis, já existentes, referentes ..."
Aqui eu usaria as vírgulas onde botei em negrito, pois elas trazem aquela ideia de que como vc fosse apenas por um parênteses ali. Tipo:
... aplicabilidade de leis(ah elas já existem ta?!) referentes ...
Logo, acho que seria melhor, até mesmo pela fluidez do entendimento da sua frase, usar tais vírgulas! Wink

-> Gostei do seu último parágrafo tbm! Apresentou medidas boas para solucionar o problema apresentado! cheers


Bom, com isso, finalizamos sua correção!
Eu queria dizer que sua redação está boa ss! Muito bem apresentada e argumentada.
Claro, não sou formado em português, apenas uso o que aprendi e aprendo para ajudar meus colegas do fórum; logo, caso vc n concorde com alguma coisa, ou queira acrescentar algum ponto que eu possa ter deixado passar sem querer, pode dizer sem problemas!

Vlw e grande abraço Jota! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos