PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação - Pichação

3 participantes

Ir para baixo

Redação - Pichação Empty Redação - Pichação

Mensagem por kelvinkfs Qui 15 Abr 2021, 18:50

Banca: ESPCEX
Tema: Pichação


                   Titulo: A pichação na sociedade


Introdução:

    O grafite é uma forma de manifestação artística extensamente empregada no
meio urbano, a fim de deixar uma marca e uma ideia, seja em desenhos ou palavras.
No entanto, a pichação é utilizada, muitas vezes inadequadamente, por criminosos
com intuito de demarcar território de facções rivais com frases e pinturas ofensivas.
De forma geral, tal atividade infringe o conceito de propriedade privada, defendido
pela constituição brasileira, porém estes projetos vão além de rabiscos sem sentido,
é uma pratica ligada à realidade social, principalmente dos mais jovens.


Desenvolvimento I:

    Acerca dessa lógica, vale enfatizar que a pichação ficou popular na década de 1970,
em Nova Iorque - nos Estados Unidos e alargando pelo mundo - como forma de expressar toda
opressão enfrentada pelas classes mais pobres, ou seja, reflete a autenticidade das ruas.
Ademais, diversas leis foram implementadas como forma de ocultar o grafite considerando-o
como crime, ou seja, com objetivos de impedir que indivíduos se expressem e, a fim de proteger
a propriedade privada. Isso ocorre, majoritariamente, por conta dos pichadores deixar o seu
registro, mas em alguns caso utilizam de forma errônea, a fim de propagar o crime.


Desenvolvimento II:

    Tal situação mostra que o grafite é manuseado, muitas vezes por criminosos disfarçados
de pichadores, com intenção de demonstrar um poder de exterminar qualquer oposição a aqueles
que os contestam. Nessa perspectiva, uma produção artística perde sua beleza à medida que
indivíduos, principalmente jovens, estão introduzidos no uso e tráfico de drogas, em geral
o grafite que tem como objetivo de se expressar de forma embelezadora tornar-se mal enxergado
ao passo que o tráfico se impõe. Com isso, pichações com pessoas inépcias tornam-se armas
para expandir ideais que condiz com a criminologia.


Conclusão:

    Obviamente, o grafite foi utilizado como forma de expressar opressões padecidas pelas
classes mais baixas, tal como desempenhou papel fundamental para o combate à desigualdade
em diversas áreas dos subúrbios. No geral - não só no Brasil, mas em todos países - gangues
utilizaram desse meio para propagar o crime e impor medo e terror a qualquer indivíduo contrário
a seus ideais. Majoritariamente, na contemporaneidade tem diversas intervenções do ministério
da cultura para tal prática ilegal, na qual apenas lugares específicos com autorização podem
ser realizados o grafite, porém a pichação deve ser utilizada com sabedoria para ter uma cultura
de paz no respeito à vida.



→ Como posso melhorar?
→ Desculpa meus erros.
→ Desde já agradeço a compreensão de todos.
kelvinkfs
kelvinkfs
Padawan
Padawan

Mensagens : 61
Data de inscrição : 18/05/2020
Idade : 23
Localização : Resende, RJ - Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Pichação Empty Re: Redação - Pichação

Mensagem por BatataLaranja345 Qui 15 Abr 2021, 23:19

Olá Kelvin! Boa noite meu amigo!
Vamos analisar sua redação aqui, seguindo os pontos que vc mesmo dividiu.
Vamo que vamo!

I) Introdução:
-> "...a pichação é utilizada, muitas vezes, inadequadamente,..."
Eu, aqui, colocaria uma vírgula onde está em negrito, mas isso seria algo de estética minha mesma. Vc não precisa seguir isso não, mas eu sempre boto nesse tipo de construção para que não haja nenhum cansaço na fala da pessoa, e até mesmo pq da aquela "parada" quando se lê. Uma coisa que melhora o seu texto!

-> "...demarcar territórios de facções..."
Aqui, a palavra "território" deve estar no plural, pois temos que antes, há "criminosos" e dps continuamos usando o plural, logo, apenas adicione o "s" que botei em negrito.
Sempre se atente às concordâncias entre singular e plural Wink.

-> "...é uma pratica ligada à..."
De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, a palavra "prática" ainda apresenta acento agúdo, fique atento a isso. Eles costumam mudar pequenas regras, mas que fazem grandes diferenças!

-> Quando vc cita a Constituição Brasileira, o ideal é sempre escreve-la desse maneira que usei, utilizando as letras maiúsculas e, além disso, utilize a data de criação referente a ela. É muito importante que vc utilize de quando é a constituição, sendo a mais atual, claro. Mas se não for utilizada(isso depende de cada corretor), pode ser desconsiderado ponto e abre brechas para vagacidade no sentido! Wink

-> A princípio, seu parágrafo de introdução está bom sim! Claro que erros ocorrem, e te digo para vc sempre ter aquele olhar crítico ao final de escrever sua redação! Wink
Vc utilizou contextualização, citou seus tópicos que serão apresentados durante o texto... uma introdução boa para a EsPCEx. cheers

II) Desenvolvimento I:


-> "...nos Estados Unidos e alargando pelo mundo...".
Então Kelvin, nessa frase, eu não concordo com o uso da palavra "alargando". Acho que deixa um ar meio esquisito. Tentei pensar mas não consigo explicar do pq disso; mas acho q deve ser pq soa estranho para mim, obviamente. Mas é entendível o sentido dela no contexto, caso queira, claro, pode permanecer usando. Apenas pontuei para vc saber do meu ponto de vista e caso, agr, queria colocar outra coisa, isso fica ao seu critério mesmo!

-> "...por conta dos pichadores deixar o seu registro..."
Nesse trecho, mais uma vez, um pequeno descuido quando a concordância entre o singular e o plural! O certo seria: "... por conta dos pichadores deixarem os seus registros..."

-> Seu parágrafo de desenvolvimento está bom, gostei da sua contextualização de Nova Iorque. Lembrando, que "Nova Iorque" é a forma aportuguesada da palavra, o "ideal" seria Nova York, visto que esse seria o nome da cidade mesmo. Mas eu não creio que isto fosse motivo de retirarem ponto seu, visto que a banca aceita palavras estrangeiras! E, além disso, eu acho que Nova Iorque caiu em desuso, mas não tenho certeza quando a isso...

III) Desenvolvimento II:


-> "...é manuseado, muitas vezes, por criminosos..."
Nessa frase, novamente, pontuo por estética pessoal do uso da vírgula em negrito. Mas caso vc não queira coloca-la, por motivos de não acha-la importante naquele espaço ali, não há problema nenhum! Wink

->  "...oposição a aqueles..."
Clássica pegadinha da crase, maldita seja a vírgula flutuante kkkkk
Nesse trecho, vc deve lembrar daquela formulinha da crase:
À = a + a
Nesse caso, temos o "a" preposição logo do ladinho do "a" do "aqueles". Logo, isso causa um problema sonoro, além de que fica feio esteticamente. Logo, o ideal seria usar àqueles.

-> "...Nessa perspectiva, uma produção artística perde sua beleza à medida que indivíduos, principalmente jovens, estão introduzidos no uso e tráfico de drogas, em geral o grafite que tem como objetivo de se expressar de forma embelezadora tornar-se mal enxergado ao passo que o tráfico se impõe..."
Olha, nesse trecho eu percebi que ficou confuso, principalmente a parte que eu marquei. Pois o trecho sublinhado não conecta muito bem com o trecho em itálico. Aconselho a vc que reformule, levando em conta às estruturas gramaticais todas corretinhas! (/◕ヮ◕)/

IV) Conclusão:


-> Achei boa sua conclusão, resumiu bem o seu texto e fechou com sucesso!
-> Não encontrei nenhum erro e nenhuma concordância errada. Assim que deve ser cheers

V) Finalizando:


Bom, sua redação foi boa sim. Apesar dos tópicos que pontuei, são coisas que são solucionadas com a prática.
Como diz o ditado né, a prática leva a perfeição!
Gostei bastante dela, e caso vc não concorde com algum ponto da minha correção, pode pontuar, claro, que debatemos juntos! Abraços Kelvin, e uma boa noite pra vc! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

MarioCastro e kelvinkfs gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Pichação Empty Re: Redação - Pichação

Mensagem por kelvinkfs Sex 16 Abr 2021, 13:20

BatataLaranja345 escreveu:Olá Kelvin! Boa noite meu amigo!
Vamos analisar sua redação aqui, seguindo os pontos que vc mesmo dividiu.
Vamo que vamo!

I) Introdução:
-> "...a pichação é utilizada, muitas vezes, inadequadamente,..."
Eu, aqui, colocaria uma vírgula onde está em negrito, mas isso seria algo de estética minha mesma. Vc não precisa seguir isso não, mas eu sempre boto nesse tipo de construção para que não haja nenhum cansaço na fala da pessoa, e até mesmo pq da aquela "parada" quando se lê. Uma coisa que melhora o seu texto!

-> "...demarcar territórios de facções..."
Aqui, a palavra "território" deve estar no plural, pois temos que antes, há "criminosos" e dps continuamos usando o plural, logo, apenas adicione o "s" que botei em negrito.
Sempre se atente às concordâncias entre singular e plural Wink.

-> "...é uma pratica ligada à..."
De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, a palavra "prática" ainda apresenta acento agúdo, fique atento a isso. Eles costumam mudar pequenas regras, mas que fazem grandes diferenças!

-> Quando vc cita a Constituição Brasileira, o ideal é sempre escreve-la desse maneira que usei, utilizando as letras maiúsculas e, além disso, utilize a data de criação referente a ela. É muito importante que vc utilize de quando é a constituição, sendo a mais atual, claro. Mas se não for utilizada(isso depende de cada corretor), pode ser desconsiderado ponto e abre brechas para vagacidade no sentido! Wink

-> A princípio, seu parágrafo de introdução está bom sim! Claro que erros ocorrem, e te digo para vc sempre ter aquele olhar crítico ao final de escrever sua redação! Wink
Vc utilizou contextualização, citou seus tópicos que serão apresentados durante o texto... uma introdução boa para a EsPCEx. cheers

II) Desenvolvimento I:


-> "...nos Estados Unidos e alargando pelo mundo...".
Então Kelvin, nessa frase, eu não concordo com o uso da palavra "alargando". Acho que deixa um ar meio esquisito. Tentei pensar mas não consigo explicar do pq disso; mas acho q deve ser pq soa estranho para mim, obviamente. Mas é entendível o sentido dela no contexto, caso queira, claro, pode permanecer usando. Apenas pontuei para vc saber do meu ponto de vista e caso, agr, queria colocar outra coisa, isso fica ao seu critério mesmo!

-> "...por conta dos pichadores deixar o seu registro..."
Nesse trecho, mais uma vez, um pequeno descuido quando a concordância entre o singular e o plural! O certo seria: "... por conta dos pichadores deixarem os seus registros..."

-> Seu parágrafo de desenvolvimento está bom, gostei da sua contextualização de Nova Iorque. Lembrando, que "Nova Iorque" é a forma aportuguesada da palavra, o "ideal" seria Nova York, visto que esse seria o nome da cidade mesmo. Mas eu não creio que isto fosse motivo de retirarem ponto seu, visto que a banca aceita palavras estrangeiras! E, além disso, eu acho que Nova Iorque caiu em desuso, mas não tenho certeza quando a isso...

III) Desenvolvimento II:


-> "...é manuseado, muitas vezes, por criminosos..."
Nessa frase, novamente, pontuo por estética pessoal do uso da vírgula em negrito. Mas caso vc não queira coloca-la, por motivos de não acha-la importante naquele espaço ali, não há problema nenhum! Wink

->  "...oposição a aqueles..."
Clássica pegadinha da crase, maldita seja a vírgula flutuante kkkkk
Nesse trecho, vc deve lembrar daquela formulinha da crase:
À = a + a
Nesse caso, temos o "a" preposição logo do ladinho do "a" do "aqueles". Logo, isso causa um problema sonoro, além de que fica feio esteticamente. Logo, o ideal seria usar àqueles.

-> "...Nessa perspectiva, uma produção artística perde sua beleza à medida que indivíduos, principalmente jovens, estão introduzidos no uso e tráfico de drogas, em geral o grafite que tem como objetivo de se expressar de forma embelezadora tornar-se mal enxergado ao passo que o tráfico se impõe..."
Olha, nesse trecho eu percebi que ficou confuso, principalmente a parte que eu marquei. Pois o trecho sublinhado não conecta muito bem com o trecho em itálico. Aconselho a vc que reformule, levando em conta às estruturas gramaticais todas corretinhas! (/◕ヮ◕)/

IV) Conclusão:


-> Achei boa sua conclusão, resumiu bem o seu texto e fechou com sucesso!
-> Não encontrei nenhum erro e nenhuma concordância errada. Assim que deve ser cheers

V) Finalizando:


Bom, sua redação foi boa sim. Apesar dos tópicos que pontuei, são coisas que são solucionadas com a prática.
Como diz o ditado né, a prática leva a perfeição!
Gostei bastante dela, e caso vc não concorde com algum ponto da minha correção, pode pontuar, claro, que debatemos juntos! Abraços Kelvin, e uma boa noite pra vc! cheers

Mais uma vez eu agradeço pela ajuda,  @BatataLaranja345 !
Irei corrigir meus erros, e continuar praticando
Como você disse: "a prática leva a perfeição!"
Abraços! cheers
kelvinkfs
kelvinkfs
Padawan
Padawan

Mensagens : 61
Data de inscrição : 18/05/2020
Idade : 23
Localização : Resende, RJ - Brazil

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Pichação Empty Re: Redação - Pichação

Mensagem por Henrique de Cristo Sex 16 Abr 2021, 16:30

Olá, pessoal!

Peço licença para fazer uma ressalva gramatical. O uso da vírgula tem implicações semânticas.

I) A pichação é utilizada, muitas vezes inadequadamente, por criminosos com intuito de demarcar território.
II) A pichação é utilizada, muitas vezes, inadequadamente, por criminosos com intuito de demarcar território. 

Os dois enunciados acima, apesar de gramaticalmente corretos, têm conotações completamente diferentes.

Em I, a ideia passada seria algo como a pichação criminosa ser frequentemente inadequada ― o que não é o caso, já que esse emprego da pichação é sempre inadequado. Ou seja, I está semanticamente incorreto.
Já em II, depreende-se que a pichação é frequentemente utilizada por criminosos, o que é uma prática inadequada. Aqui, temos um significado coerente. 

Nota-se um pequeno problema de ritmo em II por haver duas expressões separadas por vírgulas no meio do período.

Se quiséssemos esclarecer ainda mais essa sentença, poderíamos ficar com
"Frequentemente, a pichação é usada de forma indevida por criminosos [...]."

Portanto, cuidado com a vírgula e suas significações!
Henrique de Cristo
Henrique de Cristo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 112
Data de inscrição : 21/04/2020
Localização : Pálido Ponto Azul

_Arthur_, Raphael Bianco, kelvinkfs e BatataLaranja345 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Pichação Empty Re: Redação - Pichação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos