PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aprofundamento em Química para a OBQ

4 participantes

Ir para baixo

Aprofundamento em Química para a OBQ Empty Aprofundamento em Química para a OBQ

Mensagem por OliverLuzii Ter 30 Mar 2021, 14:02

Boa tarde;

Desde o final de fevereiro eu estive estudando pelo primeiro volume do Feltre para a Olímpiada de Química do RN (estou quase terminando o 1° ano), querendo ficar nos top 25 pra poder competir na nacional;

2 dias atrás o dia finalmente chegou pra colher os frutos do meu esforço e, infelizmente não fui tão bem quanto eu queria, tirei um 53 de 100, que nas edições anteriores dessa olímpiada estadual era o suficiente para ganhar uma medalha, mas já que o formato dessa prova online foi completamente diferente tenho minhas dúvidas quanto a isso;

Um problema que eu notei foi que tinha conteúdo que o Feltre simplesmente não cobria, certo, eu também estudei com outras fontes como o Chemistry LibreTexts para conteúdos como geometria molecular e orbitais, mas tem certas coisas que eu nem sabia que existiam, a configuração eletrônica incomum de certos metais, o balanceamento de reações químicas com íons, etc;

Tem algum livro de química do ensino médio que poderiam me recomendar que realmente aprofunda e cobre tudo sobre cada assunto estudado? Consigo ler em inglês caso queiram recomendar livros nessa língua;
OliverLuzii
OliverLuzii
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/02/2021
Idade : 18
Localização : Mossoró, RN

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundamento em Química para a OBQ Empty Re: Aprofundamento em Química para a OBQ

Mensagem por André Meneses Dom 04 Abr 2021, 15:08

Oi, boa tarde.

Ganhei medalha de ouro em duas edições da OQRN e medalha de prata em uma, além de bronze na OBQ. Meu professor recomendava o Kotz, mas os livros que mais me ajudaram foram o química geral de Brady, principalmente o segundo volume, e Problemas de Físico-Química de Nelson Santos. 
Eu resolvi todos os capítulos que abordavam o conteúdo das olimpíadas do Brady, além de todas as questões do livro de Nelson Santos. Com isso dá para atingir um resultado muito bom inclusive nas nacionais, não fosse o nervosismo e a falta de atenção, poderia ter conseguido resultado melhor, quem sabe um ouro também. 
Eu usava o Atkins também, mas muito menos e, sinceramente, não o considero tão útil assim. Boa sorte !

André Meneses
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 173
Data de inscrição : 12/07/2016
Idade : 22
Localização : Natal - RN

Henrique de Cristo e OliverLuzii gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundamento em Química para a OBQ Empty Re: Aprofundamento em Química para a OBQ

Mensagem por OliverLuzii Dom 04 Abr 2021, 16:18

André Meneses escreveu:Oi, boa tarde.

Ganhei medalha de ouro em duas edições da OQRN e medalha de prata em uma, além de bronze na OBQ. Meu professor recomendava o Kotz, mas os livros que mais me ajudaram foram o química geral de Brady, principalmente o segundo volume, e Problemas de Físico-Química de Nelson Santos. 
Eu resolvi todos os capítulos que abordavam o conteúdo das olimpíadas do Brady, além de todas as questões do livro de Nelson Santos. Com isso dá para atingir um resultado muito bom inclusive nas nacionais, não fosse o nervosismo e a falta de atenção, poderia ter conseguido resultado melhor, quem sabe um ouro também. 
Eu usava o Atkins também, mas muito menos e, sinceramente, não o considero tão útil assim. Boa sorte !

Muito obrigado pelas dicas, vou ver se arranjo o PDF dos livros mencionados depois;

Me desculpe por perguntar algo além da pergunta inicial mas, você acha melhor eu estudar o conteúdo programático da olímpiada pelo Feltre e depois aprofundar com outros livros / listas de exercícios ou estudar todos os 3 volumes do Feltre e depois aprofundar tudo?

Pergunto isso porque não sei se o conteúdo adiante ajudaria muito nos anteriores, aliás eu já estou terminando de estudar o último conteúdo do programa (não deu tempo antes kkkk) e salvaria muito tempo pra estudar outras coisas se eu pudesse começar a aprofundar tudo que eu estudei de química agora.
OliverLuzii
OliverLuzii
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/02/2021
Idade : 18
Localização : Mossoró, RN

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundamento em Química para a OBQ Empty Re: Aprofundamento em Química para a OBQ

Mensagem por André Meneses Dom 04 Abr 2021, 21:16

Eu aprofundaria o conteúdo da olímpiada agora, não creio que o conteúdo "a mais " do Feltre seja de grande importância. O Brady eu estudei todo em PDF, mas nunca vi versão digital do Nelson Santos, procura na Vest-seller, vem do Ceará e chega rápido aqui.

André Meneses
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 173
Data de inscrição : 12/07/2016
Idade : 22
Localização : Natal - RN

OliverLuzii gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundamento em Química para a OBQ Empty Re: Aprofundamento em Química para a OBQ

Mensagem por marcosprb Dom 04 Abr 2021, 23:34

Oliver, eu tenho o PDF do Nelson Santos.
Se tiver interesse me manda uma MP que eu te passo os livros.
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundamento em Química para a OBQ Empty Re: Aprofundamento em Química para a OBQ

Mensagem por Hip0tenusa Seg 05 Abr 2021, 08:02

marcosprb escreveu:Oliver, eu tenho o PDF do Nelson Santos.
Se tiver interesse me manda uma MP que eu te passo os livros.
Marcos, se por gentileza você pudesse me passar. Tô proucurando a muito tempo esses livros, te mandei mp
Hip0tenusa
Hip0tenusa
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 117
Data de inscrição : 18/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundamento em Química para a OBQ Empty Re: Aprofundamento em Química para a OBQ

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos