PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda duvida agua sanitaria

2 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda duvida agua sanitaria Empty Ajuda duvida agua sanitaria

Mensagem por gamemaniaco1987 Qua 10 Mar 2021, 06:52

Água sanitária aquela vendida em supermercados com cloro ativo 2,5% quando em uso para limpeza de banheiro ela evapora, se espalha pelos comodos da casa e desce se depositando em peças metalicas e aparelhos eletronicos iniciando a oxidação e corrosão dos mesmos?

gamemaniaco1987
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 05/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda duvida agua sanitaria Empty Re: Ajuda duvida agua sanitaria

Mensagem por Lucasarcosseno Qua 10 Mar 2021, 07:42

Levando em consideração que a água sanitária (princípio ativo NaClO) decompõe-se, liberando Cl2(g), sendo este um gás mais denso que o ar (por isso desce), e eleva o número de cloretos sobre uma superfície metálica, assim como pode reduzir o pH da mesma, criando condições favoráveis à corrosão, a assertiva é verdadeira.
Lucasarcosseno
Lucasarcosseno
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 107
Data de inscrição : 22/02/2020
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda duvida agua sanitaria Empty Re: Ajuda duvida agua sanitaria

Mensagem por gamemaniaco1987 Qua 10 Mar 2021, 11:57

entao esse gas do uso da agua sanitaria em um banheiro oxida em outros comodos da casa onde tem metais e eletronicos?

gamemaniaco1987
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 05/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda duvida agua sanitaria Empty Re: Ajuda duvida agua sanitaria

Mensagem por gamemaniaco1987 Qui 11 Mar 2021, 17:11

??? vai ocorrer tudo isso?

gamemaniaco1987
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 05/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda duvida agua sanitaria Empty Re: Ajuda duvida agua sanitaria

Mensagem por gamemaniaco1987 Sáb 13 Mar 2021, 10:02

???

gamemaniaco1987
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 05/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda duvida agua sanitaria Empty Re: Ajuda duvida agua sanitaria

Mensagem por Lucasarcosseno Sáb 13 Mar 2021, 12:34

Olha, eu estou te respondendo considerando apenas a possibilidade química de isso acontecer. E sim, poderia haver oxidação dos metais, pois o Cl2(g) é um forte agente oxidante. Mas é uma situação muito hipotética. A quantidade de cloro que pode se desprender da solução de água sanitária é ínfima, visto que o equilíbrio da reação que justifica esse processo está deslocado para o sentido inverso em pH alto. O pouquíssimo de gás que é liberado se dispersa no ambiente, fazendo com que a quantidade que chegue aos seus eletrodomésticos não seja significativa (ou talvez nem chegue). Pelo menos eu nunca li nada sobre problemas em eletrodomésticos ligados a esse processo. 
Uma outra coisa, o termo "evaporar" não estaria correto para esse caso, pois a liberação de Cl2(g) ocorre por uma uma reação de equilíbrio ligada à decomposição de NaClO. A evaporação propriamente dita dessa solução seria, teoricamente, a liberação de água e formação de cristais sólidos de NaClO e outras substâncias não voláteis que compõem a água sanitária (este processo é totalmente físico).
Lucasarcosseno
Lucasarcosseno
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 107
Data de inscrição : 22/02/2020
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda duvida agua sanitaria Empty Re: Ajuda duvida agua sanitaria

Mensagem por gamemaniaco1987 Sáb 13 Mar 2021, 13:21

Lucasarcosseno escreveu:Olha, eu estou te respondendo considerando apenas a possibilidade química de isso acontecer. E sim, poderia haver oxidação dos metais, pois o Cl2(g) é um forte agente oxidante. Mas é uma situação muito hipotética. A quantidade de cloro que pode se desprender da solução de água sanitária é ínfima, visto que o equilíbrio da reação que justifica esse processo está deslocado para o sentido inverso em pH alto. O pouquíssimo de gás que é liberado se dispersa no ambiente, fazendo com que a quantidade que chegue aos seus eletrodomésticos não seja significativa (ou talvez nem chegue). Pelo menos eu nunca li nada sobre problemas em eletrodomésticos ligados a esse processo. 
Uma outra coisa, o termo "evaporar" não estaria correto para esse caso, pois a liberação de Cl2(g) ocorre por uma uma reação de equilíbrio ligada à decomposição de NaClO. A evaporação propriamente dita dessa solução seria, teoricamente, a liberação de água e formação de cristais sólidos de NaClO e outras substâncias não voláteis que compõem a água sanitária (este processo é totalmente físico).
Eu estou confuso, eu sei q a agua sanitaria tem cloro ativo 2,5% e sei q o cloro oxida e corroi metais e sei q coisas liquidas evaporam ex o banheiro q foi lavado com a ajuda de alguma fraçao de agua sanitaria e o frasco desse produtro aberto por minutos durante a limpeza mas nesse meu caso o q realmente ocorre? isso é fisica ou quimica? o banheiro fica em frente aos quartos onde tem metais e eletronicos e discos de DVD o q separa é um corredor dentro da casa

qdo a agua sanitaria esta em  uyso ela libera um cheiro esse cheiro é a evaporacao dela junto com o cloro ativo?

gamemaniaco1987
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 05/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda duvida agua sanitaria Empty Re: Ajuda duvida agua sanitaria

Mensagem por Lucasarcosseno Sáb 13 Mar 2021, 14:55

A quantidade do Cl2(g) liberada naturalmente é extremamente pequena: se contrário, seria letal para nós. No entanto, nosso olfato é muito sensível, podendo identificar essa substância na ordem de 0,4 a 0,6 ppm de ar. Então conseguimos sentir seu cheiro mesmo em pequenas quantidades. Já a água, esta não tem cheiro. 
Se os vapores gerados na água sanitária fossem significativamente danosos a equipamentos eletrônicos, creio que seu uso seria inviável como produto doméstico de limpeza. 
Ademais, te aconselho a dar uma olhada em alguns assuntos básicos de química, como propriedades físicas e químicas, ligações, reações e interações intermoleculares (o Feltre tem uma abordagem boa nesses temas). Aposto que muitas coisas ficarão mais esclarecidas do que minha simples resposta.
Lucasarcosseno
Lucasarcosseno
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 107
Data de inscrição : 22/02/2020
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda duvida agua sanitaria Empty Re: Ajuda duvida agua sanitaria

Mensagem por gamemaniaco1987 Sáb 13 Mar 2021, 15:15

Lucasarcosseno escreveu:A quantidade do Cl2(g) liberada naturalmente é extremamente pequena: se contrário, seria letal para nós. No entanto, nosso olfato é muito sensível, podendo identificar essa substância na ordem de 0,4 a 0,6 ppm de ar. Então conseguimos sentir seu cheiro mesmo em pequenas quantidades. Já a água, esta não tem cheiro. 
Se os vapores gerados na água sanitária fossem significativamente danosos a equipamentos eletrônicos, creio que seu uso seria inviável como produto doméstico de limpeza. 
Ademais, te aconselho a dar uma olhada em alguns assuntos básicos de química, como propriedades físicas e químicas, ligações, reações e interações intermoleculares (o Feltre tem uma abordagem boa nesses temas). Aposto que muitas coisas ficarão mais esclarecidas do que minha simples resposta.
eu ja li bastante mas tem pessoas q dizem q os vapores de cloro liberados pela agua sanitaria cloro ativo 2,5% durante limpeza de banheiro todos os dias e frasco aberto sao extremamente altos para espalhar descer e se fixar em metais e placas eletronjcas e discos de dvd q tem camada metalica interna oxidando outros dizem que nao tem esse risco mas nao encontro uma explicacao do q realmente ocorre nesse caso desde o uso do produto ate evaporacao e deslocamento do vapor de cloro pelo ar da casa

gamemaniaco1987
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 05/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda duvida agua sanitaria Empty Re: Ajuda duvida agua sanitaria

Mensagem por gamemaniaco1987 Sex 26 Mar 2021, 22:19

???

gamemaniaco1987
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 05/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda duvida agua sanitaria Empty Re: Ajuda duvida agua sanitaria

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos