PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Livros de Física adequados

5 participantes

Ir para baixo

Resolvido Livros de Física adequados

Mensagem por Felipe Basilio da Silva Ter 09 Mar 2021, 20:03

Eu estudei durante 1 ano em um cursinho da linha objetivo porem com o advento da pandemia e a falta de aprofundamento que senti com o cursinho decidi adquirir conhecimento pelos clássicos da física ao invés de fazer mais um ano porém me surgiram dúvidas ao deparar-me com 3 livros diferentes o Fundamentos da Física do Halliday e Resnick, o Física básica do Nussenzveig e o Física clássica, gostaria de saber qual seria o melhor para estudar visto que eu tenho o fundamentos da física e achei os níveis de exercícios um pouco mais altos se comparado ao de vestibulares comuns assim acabando por não saber se é prático (tenho a base de cálculo por também ter trabalhado com o Fundamentos da matemática elementar do Iezzi).


Última edição por Felipe Basilio da Silva em Qui 11 Mar 2021, 14:48, editado 1 vez(es)
Felipe Basilio da Silva
Felipe Basilio da Silva
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/03/2021
Idade : 20
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Livros de Física adequados

Mensagem por RAFA&L Ter 09 Mar 2021, 21:35

Eu não conheço todos esses que você citou. Mas eu já estudei os 3 livros do Ramalho "Os fundamentos da física" e se fosse para mim estudar física de novo eu estudaria por esses livros novamente. São excelentes. O nível dos exercícios não são tão altos. Claro, tem alguns que são difíceis mesmo, mas de maneira geral são fáceis/médios. Os livros do Ramalho dão uma base muito forte; se você estudar por alguma coleção mais fraca pode ser que você fique com falhas no conhecimento ou insuficiente para alguns vestibulares. Acho que vale mais a pena você pegar uma coleção boa e demorar mais tempo para conclui-la do que pegar uma mais fraca e depois ter que ficar indo atrás de corrigir falhas.
Resumindo: eu indico "Os Fundamentos da Física" dos autores Ramalho, Nicolau e Toledo


Última edição por RAFA&L em Ter 09 Mar 2021, 21:39, editado 1 vez(es)

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Livros de Física adequados

Mensagem por Emanuel Dias Ter 09 Mar 2021, 21:39

Moyses, porém não só o Moyses, Moyses com livros somente de exercícios, ele é mais uma base teórica, no final do livro 1 tem a bibliografia que ele usou para exercícios, pega esses livros como exercício.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Livros de Física adequados

Mensagem por felipeomestre123 Seg 24 maio 2021, 23:05

Felipe Basilio da Silva escreveu:Eu estudei durante 1 ano em um cursinho da linha objetivo porem com o advento da pandemia e a falta de aprofundamento que senti com o cursinho decidi adquirir conhecimento pelos clássicos da física ao invés de fazer mais um ano porém me surgiram dúvidas ao deparar-me com 3 livros diferentes o Fundamentos da Física do Halliday e Resnick, o Física básica do Nussenzveig e o Física clássica, gostaria de saber qual seria o melhor para estudar visto que eu tenho o fundamentos da física e achei os níveis de exercícios um pouco mais altos se comparado ao de vestibulares comuns assim acabando por não saber se é prático (tenho a base de cálculo por também ter trabalhado com o Fundamentos da matemática elementar do Iezzi).
Bom, eu nunca vi ninguém se preparar para vestibular com o Moyses (ps. não estudei com ele ainda, só tenho ele para o futuro na facul), não acho que seria legal você pega-lo para prestar um vestibular tradicional, se quer vejo pessoal do ita usando o Moyses...

O hallyday também é adotado por maioria das universidades do curso superior (obs. não é tão hardcore, parece muito um livro de ensino médio)


Se eu fosse estudar para um vestibular tradicional um pouco mais puxado, pegaria a coleção "tópicos de física", ela é um pouco mais hard que o Ramalho.

Agora, se for para ENEM, o que não deve ser o seu caso, eu pegaria o Ramalho, ele dá uma base muito legal para quem nunca estudou física além da sala de aula...
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 21
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Livros de Física adequados

Mensagem por Carolzita Lisboa Qua 21 Jul 2021, 08:09

Olá! Tenta o Curso de Física Básica do Herch Moyses Nussenzverg. Bons estudos.

Carolzita Lisboa
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Livros de Física adequados

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos