PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desafio de Lógica

2 participantes

Ir para baixo

Desafio de Lógica Empty Desafio de Lógica

Mensagem por gcalizario Ter 23 Fev 2021, 15:00

As pessoas no acampamento podem estar em uma das três categorias: campistas, JCs e mentores. Existe uma regra universal sobre o que acontece quando eles falam:

Os mentores sempre mentem para os campistas. (Eles dizem todos os tipos de coisas bizarras sobre os chamados "números imaginários" e "tamanhos do infinito".)
Os campistas sempre mentem para JCs. (Eles dizem coisas como "sim, é claro que liguei para meus pais hoje".)
JCs sempre mentem para mentores. (Eles dizem coisas como "claro, com certeza vou trazer um pouco de giz".)

Exceto por esses três casos, todos sempre dizem a verdade. A informação neste problema é de conhecimento comum no acampamento; você também pode presumir que, sempre que alguém faz uma declaração para outra pessoa, essa pessoa conhece a categoria da pessoa com quem está falando.

Sachi e Yuval têm uma conversa. Sachi diz a Yuval: "Pelo menos um de nós é um mentor." Yuval responde a Sachi: "Pelo menos um de nós é campista." O que você pode deduzir sobre Yuval?
Você é um campista e conhece alguém chamada Miranda no acampamento. Que pergunta você pode fazer a Miranda sobre ela para determinar se ela é uma JC?
Don e Viv estão conversando quando você passa. Existe uma única declaração que você pode ouvir dessa conversa da qual você pode deduzir que Don e Viv estão ambos no mesmo grupo de pessoas (ambos campistas, ou ambos JCs, ou ambos os mentores) sem fornecer qualquer informação adicional sobre qual grupo? é

gcalizario
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/02/2021

Avicena gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio de Lógica Empty Re: Desafio de Lógica

Mensagem por Avicena Qua 24 Fev 2021, 13:20

Sachi pode ser um campista, e o Yuval, um JC. E o que você pode perguntar para a Miranda é: "Pelo menos um de nós é um mentor, certo?".

Fiquei pensando sobre a Miranda. Não sei se estou correto.
Avicena
Avicena
Jedi
Jedi

Mensagens : 283
Data de inscrição : 06/01/2020
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos