PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma ideia: ordem dos FME

2 participantes

Ir para baixo

Uma ideia: ordem dos FME Empty Uma ideia: ordem dos FME

Mensagem por isacastiglioni Qua 17 Fev 2021, 09:27

Olá! Sou a Isa, e este é meu primeiro tópico no fórum, embora eu acompanhe desde 2017. Preciso de conselhos.
Tenho 17 anos, acabei de sair do ensino médio em colégio técnico. Apesar de ter estudado a vida toda em escola pública, tenho uma boa base. Nas provas que fiz (Unicamp, Fuvest, Famerp, ENEM, Unesp), me dei bem em matemática, mas para Medicina na Unicamp preciso praticamente gabaritar. A prova objetiva não é um grande problema para mim, mas sinto um medo imenso das dissertativas. Além disso, geometria, análise combinatória e probabilidade são os meus calcanhares de Aquiles. Travo na maioria das difíceis de geometria, e às vezes nas médias, não tenho o "start" para começar a questão.
Meu método de estudos em geral é resolver provas antigas e aprender com meus erros, mas sinto que isso não é o bastante para geometria, já que me faltam conhecimentos teóricos, propriedades. Assim, em vez de fazer um esforço desnecessário na sagrada coleção Fundamentos da Matemática Elementar, pensei em pegar os volumes relativos à geometria, sem seguir religiosamente a ordem da coleção.  Very Happy Tive essa ideia lendo o blog Guia do CDF.
Inicialmente pensei em fazer o vol. 9, de Geometria Plana. Mas aí vi que o vol. 3 é de Trigonometria, e o vol. 7 de Geometria Analítica, e eles vêm antes. Não sei como proceder. Pretendo resolver os três, não necessariamente de "cabo a rabo", mas dar uma pincelada neles e solidificar minha base. 
Quem já fez, o que acham? O que aconselham? Há empecilhos teóricos de se resolver o 9 antes?
Muito obrigada.

isacastiglioni
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/12/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Uma ideia: ordem dos FME Empty Re: Uma ideia: ordem dos FME

Mensagem por Giovana Martins Qua 17 Fev 2021, 21:59

O FME de geometria plana é muito bom (na minha opinião). Você consegue seguí-lo mesmo sem nunca ter estudado geometria plana antes (na minha opinião). Quando eu o fiz, eu li a teoria normalmente e depois eu partia para os exercícios propostos pelo livro. Eu não ficava muito presa nesses exercícios até porque o livro tem uns 1000 exercícios próprios e boa parte deles são fáceis pois são feitos para que você assimile a teoria. Eu diria para você fazer a quantidade que você acha necessária. Eu dava preferência mesmo para os exercícios do final do livro, que são de vestibulares. Fiz praticamente todos porque o vestibular que eu prestava cobrava muita geometria plana.

Quanto a ordem, eu estudei o FME volume 9 meio que sozinho porque para os demais assuntos de matemática eu usava outros livros então eu acredito que você não terá problemas se começar por ele.

Sobre os demais livros eu não irei opinar pois eu não os usei praticamente.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7615
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

marcosprb e isacastiglioni gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos