PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FUVEST 2006 - energia de ligação - 2a fase

2 participantes

Ir para baixo

FUVEST 2006 - energia de ligação - 2a fase Empty FUVEST 2006 - energia de ligação - 2a fase

Mensagem por JohnnyC Ter 15 Dez 2020, 12:24

Considere os seguintes dados

FUVEST 2006 - energia de ligação - 2a fase Images10

Qual dos alcenos (A ou B) é o mais estável ? Justifique. Neste caso, considere válido raciocinar com entalpia.


R: O alceno B, pois libera menos energia e possui menor conteúdo energético do que o alceno A.

Pessoal, eu estou com dúvida nessa questão que está me "cozinhando". É o seguinte, eu aprendi que, quanto maior a entalpia padrão de formação de uma ligação, maior é a estabilidade pois é preciso mais energia pra poder quebrar essa ligação. E isso faz todo o sentido.

Agora, vamos considerar ambas as reações no sentido inverso, isto é, no sentido de formação dos alcenos. Para formar o alceno A, eu precisaria de mais energia, logo, ele seria mais estável. Por que está errado pensar assim ? Eu vi que o Elite Campinas também deu o mesmo resultado, mas isso vai contra o que eu aprendi...e, pra isso, vou citar uma questão mesmo aqui do Fórum que confirma o que eu disse.

https://pir2.forumeiros.com/t105683-ufrgs-rs

alguém saberia me  explicar, com clareza, essa dúvida ? muito obrigado.

JohnnyC
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1094
Data de inscrição : 03/03/2016
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST 2006 - energia de ligação - 2a fase Empty Re: FUVEST 2006 - energia de ligação - 2a fase

Mensagem por PudimdeLimao Sáb 27 Fev 2021, 01:11

Acho que tá tendo uma confusão nesse raciocínio:

A energia de ligação é a energia necessária para quebrar uma ligação entre 2 átomos, que é mostrado nesse exercício que vc linkou

Já na entalpia de formação temos um valor negativo ou seja: 
mais energia foi liberada na formação das ligações do que a energia necessária para quebrar as ligações dos reagentes.

Assim o alceno A liberou mais energia, revelando que ele é uma substância mais energética que o alceno B.

Ambas as ligações de A e de B são ligações duplas entre carbonos, a quebra dessas ligações é um processo endotérmico, como a substância A é mais energética, vai ser mais fácil para ela quebrar a ligação (maior facilidade em quebrar = maior instabilidade). A questão da estabilidade de compostos e de ligações seguem um raciocínio diferente.
PudimdeLimao
PudimdeLimao
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 13/02/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos