PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FUVEST 2005- Funções inorgânicas e balanceamento

2 participantes

Ir para baixo

FUVEST 2005- Funções inorgânicas e balanceamento Empty FUVEST 2005- Funções inorgânicas e balanceamento

Mensagem por GabiCastro Qua 18 Nov 2020, 16:39

Nitrato de cobre é bastante utilizado nas indústrias gráficas e têxteis e pode ser preparado por três métodos:
 
Método I:
Cu(s) + ... HNO3 (conc.) → Cu(NO3)2(aq) + ... NO2(g) + ... H2O (ℓ)
Método II:
2 Cu (s) + O2 (g) → 2 CuO (s)
2 CuO (s) + ... HNO3 (dil.) → 2 Cu (NO3)2 (aq) + … H2O (ℓ)
Método III:
3 Cu (s) + ... HNO3 (dil.) → 3 Cu (NO3)2 (aq) + ... NO (g) + 4 H2O (ℓ)
2 NO (g) + O2 (g) → 2 NO2 (g)
 
Para um mesmo consumo de cobre,

a) os métodos I e II são igualmente poluentes

b) os métodos I e III são igualmente poluentes.

c) os métodos II e III são igualmente poluentes.

d) o método III é o mais poluente dos três.

e) o método I é o mais poluente dos três.




Eu acertei essa questão pelos passos certos:



1º: descartei o método II como poluente porque não há produção de óxidos de nitrogênio;



2º: Balanceei a equação do método I e cheguei em Cu(s) + 4HNO3 (conc.) → Cu(NO3)2(aq) + 2NO2(g) + 2H2O (ℓ)



3º: Balanceei a primeira equação do método III e cheguei em 3 Cu (s) + 8HNO3 (dil.) → 3 Cu (NO3)2 (aq) + 2NO (g) + 4 H2O (ℓ)



O ponto que eu queria levantar aqui é como resolver questões parecidas com essa no dia do vestibular mais rápido porque durante o 1º passo, eu demorei consideravelmente, mesmo balanceando pelo macete ''MACHO'' juntamente com dicas de professores de balancear primeiro aqueles que menos aparecem. Com isso, eu tive que ir realmente aumentando os coeficientes  até conseguir. Por outro ponto, sabendo que existe também o método de balanceamento redox, eu gostaria de saber se usá-lo seria mais rápido.
GabiCastro
GabiCastro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 115
Data de inscrição : 28/07/2019
Idade : 23
Localização : Tracunhaém, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST 2005- Funções inorgânicas e balanceamento Empty Re: FUVEST 2005- Funções inorgânicas e balanceamento

Mensagem por RAFA&L Qua 18 Nov 2020, 18:22

Sim, o método redox é mais rápido.
Tentativa e erro nunca é uma boa opção. Depois que você aprende bem o método redox, tudo fica mais rápido. Imagino que não tenha outra forma de fazer essa questão, para ser mais rápido. Algumas questões exigem um certo tempo.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos