PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM- Rio de Janeiro

2 participantes

Ir para baixo

ENEM- Rio de Janeiro Empty ENEM- Rio de Janeiro

Mensagem por Ceruko Dom 18 Out 2020, 10:42

O Rio de Janeiro tem projeção imediata no próprio estado e no Espírito Santo, em parcela do sul do estado da Bahia, e na Zona da Mata, em Minas Gerais, onde tem influência dividida com Belo Horizonte. Compõem a rede urbana do Rio de Janeiro, entre outras cidades: Vitória, Juiz de Fora, Cachoeiro de Itapemirim, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda -– Barra Mansa, Teixeira de Freitas, Angra dos Reis e Teresópolis. Disponível em: http://ibge.gov.br. Acesso em: 9 jul. 2015 (adaptado). O conceito que expressa a relação entre o espaço apresentado e a cidade do Rio de Janeiro é: 

a) Frente pioneira. 
b) Zona de transição. 
c) Região polarizada. 
d) Área de conurbação. 
e) Periferia metropolitana.

Gabarito:

Por que não pode ser a letra D?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM- Rio de Janeiro Empty Re: ENEM- Rio de Janeiro

Mensagem por BatataLaranja345 Dom 18 Out 2020, 12:42

Olá Ceruko! Bom dia! Vamos lá:

A Área de Conurbação seria o encontro de duas cidades virando somente uma, devido a expansão horizontal de ambas, que seria graças a urbanização das mesmas! Quando o texto fala a respeito do Rio de Janeiro, Espirito Santo e Minas Gerais, e que o RJ apresenta uma influência nas cidades citadas, o correto seria pensar na Região Polarizada.

O que seria uma Região Polarizada? Para o entendimento seu, e para a resolução da questão, uma região polarizada é uma determinada região que é formada próxima as metrópoles, formando um grande polo influenciador! Um exemplo que posso te citar: as pessoas de Espirito Santo e Minas Gerais sofrem influencias tanto do Rio de Janeiro, quanto de São Paulo, pois estas são metrópoles importantíssimas, tanto para a região sudeste, quanto para o Brasil, de uma forma geral!

Perceba que, esse tipo de região, influencia o seu redor, logo, se eu tenho um estado que precisa de mão de obra, pois está se industrializando demais em um período curto de tempo, com o decorrer do mesmo, aparecerá pequenas vilas... pequenas cidades... etc... perto dessa grande metrópole que está de industrializando, pois devido a isso, as pessoas começarão a ir pra lá em busca de, no nosso exemplo, emprego! E com isso, eu vou criando naquela pequena vila: um supermercado, para atender a população quanto a área alimentícia... um hospital para atender a população na área de saúde... crio cinemas, shoppings, teatros, praças para atender a população no âmbito cultural e de diversão.... crio um sistema educacional pois as pessoas ali terão filhos, e onde eles estudarão? Nas escolas que eu construi

Entendeu essa relação amigo? Espero q sim! Se permanecer com dúvidas, não deixe de postar!
Vlw! Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ceruko gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM- Rio de Janeiro Empty Re: ENEM- Rio de Janeiro

Mensagem por Ceruko Dom 18 Out 2020, 13:11

Entendo. Então se o texto tivesse dado mais enfoque nas demais cidades, e não somente no Rio de Janeiro, poderia talvez marcar a letra D?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM- Rio de Janeiro Empty Re: ENEM- Rio de Janeiro

Mensagem por BatataLaranja345 Dom 18 Out 2020, 13:40

Eu diria a vc que sim Ceruko, pois quando a gente fala a respeito dessa área de influência, ai no caso o Rio de Janeiro, Espirito Santo e Minas Gerais, não é só a metrópole a mais beneficiada, e sim as outras principalmente. Pois isso gera um aumento, tanto econônimo, quanto de vida, de uma forma geral.

Então eu diria a vc que sim! Seria uma forte candidata, e no nosso caso, seria a resposta!
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM- Rio de Janeiro Empty Re: ENEM- Rio de Janeiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos