PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica.

3 participantes

Ir para baixo

Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica. Empty Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica.

Mensagem por silvacebr Dom 06 Set 2020, 17:56

Oi pessoal, estou estudando Matemática Básica (Ensino Fundamental II) e queria uma dica de livro bom para estudar essa parte da matéria. Estava estudando por um livro, mas ele tem muitos erros no gabarito e isso me atrapalha pois tenho que ficar conferindo toda hora e perdo bastante tempo, além de não poder avançar enquanto comprovar o erro ou o acerto.

Queria uma indicação de livro com boa carga teórica e muitos exercícios. A maioria dos livros de Fundamental II é muito superficial, mais preocupado com o grafismo que com o conteúdo e tem poucos exercícios, além de não explicarem muito bem o assunto não dá para praticar. Um livro na linha do FME para Fundamental II/Matemática Básica seria ótimo!

Aguardo respostas!

silvacebr
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 13/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica. Empty Re: Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica.

Mensagem por Felipe2000 Seg 07 Set 2020, 20:09

Procure o livro "O Algebrista", é de um autor chamado Laércio Vasconcelos.
Felipe2000
Felipe2000
Jedi
Jedi

Mensagens : 232
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 23
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica. Empty Re: Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica.

Mensagem por silvacebr Seg 07 Set 2020, 21:02

Felipe2000 escreveu:Procure o livro "O Algebrista", é de um autor chamado Laércio Vasconcelos.

Cara, eu já estou usando o "O Algebrista", muito bom - até agora estou achando, só que ele tem alguns erros no gabarito e isso me atrapalha bastante pois tenho que ficar conferindo aqui no Pir2 e as questões são bem chatas de digitar. Tem questões que até 5 itens estão divergentes, há alguns erros de digitação também. Ele realmente é muito por causa que tem muitos exercícios, acho que vou ficar com ele mesmo, pois não tem outro igual.

silvacebr
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 13/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica. Empty Re: Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica.

Mensagem por Rory Gilmore Seg 07 Set 2020, 21:42

Existe um livro que se chama Praticando a Aritmética que apresenta demonstrações de várias propriedades (acredito que possua alguns poucos erros de gabarito e não possui todos os assuntos do ensino fundamental). Porém, não acredito que seja adequado para alguém que não possui conhecimentos básicos como você. No teu caso, eu usaria um livro do fundamental para adquirir conhecimento da matemática básica sem me preocupar com as demonstrações. Depois eu faria um livro no porte do citado, pois ele não é um livro fácil para leigos. De toda forma, procure saber sobre esse livro. Se quiser recomendações de livros do ensino fundamental II, os autores da coleção FME possuem diversas obras excelentes, pesquise sobre isso também em livrarias.

Rory Gilmore
Monitor
Monitor

Mensagens : 1860
Data de inscrição : 28/05/2019
Localização : Yale University - New Haven, Connecticut

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica. Empty Re: Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica.

Mensagem por silvacebr Seg 07 Set 2020, 22:09

Rory Gilmore escreveu:Existe um livro que se chama Praticando a Aritmética que apresenta demonstrações de várias propriedades (acredito que possua alguns poucos erros de gabarito e não possui todos os assuntos do ensino fundamental). Porém, não acredito que seja adequado para alguém que não possui conhecimentos básicos como você. No teu caso, eu usaria um livro do fundamental para adquirir conhecimento da matemática básica sem me preocupar com as demonstrações. Depois eu faria um livro no porte do citado, pois ele não é um livro fácil para leigos. De toda forma, procure saber sobre esse livro. Se quiser recomendações de livros do ensino fundamental II, os autores da coleção FME possuem diversas obras excelentes, pesquise sobre isso também em livrarias.

Pois é, na verdade eu estou bem preocupado com o ENEM, com O Algebrista eu consegui aprender já o básico de algumas coisas (eu agora já sei fazer as quatro operações com frações, descobrir a fração geratriz, números mistos, algumas propriedades da potenciação, eu não sabia nada disso, tive um Fundamental II e médio precários).

E eu preciso saber disso pois se não passar no ENEM vou continuar no meu atual curso que tem várias cadeiras de exatas.

silvacebr
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 13/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica. Empty Re: Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica.

Mensagem por Rory Gilmore Seg 07 Set 2020, 22:23

Descreva como está se preparando na matemática (livros que usa, provas que faz, tempo de estudo, etc.)

Rory Gilmore
Monitor
Monitor

Mensagens : 1860
Data de inscrição : 28/05/2019
Localização : Yale University - New Haven, Connecticut

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica. Empty Re: Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica.

Mensagem por silvacebr Seg 07 Set 2020, 22:37

Rory Gilmore escreveu:Descreva como está se preparando na matemática (livros que usa, provas que faz, tempo de estudo, etc.)

Vamos lá, eu comecei recentemente (fim de julho) a estudar Matemática Básica, pois minhas dificuldades em Matemática e Física são causadas por essas lacunas que tenho na parte básica. Estou querendo fazer o ENEM de novo pois não estou satisfeito com meu curso atual. Eu estudo sozinho, utilizo o livro "O Algebrista" e estudo por duas horas todos os dias, faço os exercícios, confiro o gabarito, refaço os que eu errei e os que continuam errados eu venho aqui no Pir2. Eu me dou mais com livro que com videoaula, já tentei acompanhar esses canais (Nerckie, Ferretto), mas não me adaptei. 

Esse livro tem muitos exercícios de fixação bons, essas questões mais diretas e simples eu consigo resolver, como expressões simples envolvendo números racionais. Mas como ele é voltado para concursos militares, do nada ele pula para umas questões mais complexas (tipo essa da simplificação), e aí eu me perco, refletindo na minha autoconfiança, pois sinto que meus "avanços" não são grande coisa assim e fico desanimado. Eu só uso esse livro pois ele tem uma carga boa de exercícios, outros livros ou não tem todos os assuntos, ou não tem exercícios. Eu não sabia somar e subtrair frações, hoje já sei. Essas propriedades de potenciação já sei aplicar em situações simples, mas não em complexas ou contextualizadas. 

Falando nisso, outro problema que tenho é resolver questões contextualizadas, o estilo do ENEM. Às vezes eu só desenvolvo metade do raciocíno, também não sei trabalhar muito essas questões mais abstratas (que dão só uma porcentagem, por exemplo, sem outros números). Sei que não tem solução mágica para isso, mas que eu fico meio chateado fico por não conseguir resolver, parece que nunca é o bastante.

Não faço provas antigas ainda, só queria fazer quando tivesse visto pelo menos 50% do conteúdo, pois se eu fizesse hoje provavelmente iria errar todas as questões e isso mexeria muito comigo. Ah, também não tenho local adequado de estudos, estudo com o que dá mesmo para não reclamar demais.

silvacebr
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 13/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica. Empty Re: Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica.

Mensagem por Rory Gilmore Seg 07 Set 2020, 23:09

O livro que você usa possui apenas exercícios de fixação e isso é um problema na sua situação porque os conteúdos de matemática que você está estudando não estão sendo relacionados ao mundo concreto. Percebi que você gosta desse livro pela quantidade de exercícios que ele oferece, porém a qualidade não é das melhores. Eu sugiro, objetivando um melhor aprendizado que você mude o seu material de estudos. Se você pegar um bom material do Ensino Fundamental II estará melhor orientado. Você irá aprender matemática, como aplicá-la na sua vida e consequentemente sua interpretação vai melhorar muito (isso será muito bom para te ajudar no ENEM).

Esse livro que você está usando pode ser usado apenas uma vez ou outra como um complemento de exercícios. Por exemplo, caso você estude soma de frações e se sinta inseguro após alguns exercícios de fixação, pode usá-lo para extrair mais alguns desses exercícios.

Rory Gilmore
Monitor
Monitor

Mensagens : 1860
Data de inscrição : 28/05/2019
Localização : Yale University - New Haven, Connecticut

Raquel Valadão e silvacebr gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica. Empty Re: Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica.

Mensagem por silvacebr Ter 08 Set 2020, 10:11

Rory Gilmore escreveu:O livro que você usa possui apenas exercícios de fixação e isso é um problema na sua situação porque os conteúdos de matemática que você está estudando não estão sendo relacionados ao mundo concreto. Percebi que você gosta desse livro pela quantidade de exercícios que ele oferece, porém a qualidade não é das melhores. Eu sugiro, objetivando um melhor aprendizado que você mude o seu material de estudos. Se você pegar um bom material do Ensino Fundamental II estará melhor orientado. Você irá aprender matemática, como aplicá-la na sua vida e consequentemente sua interpretação vai melhorar muito (isso será muito bom para te ajudar no ENEM).

Esse livro que você está usando pode ser usado apenas uma vez ou outra como um complemento de exercícios. Por exemplo, caso você estude soma de frações e se sinta inseguro após alguns exercícios de fixação, pode usá-lo para extrair mais alguns desses exercícios.

O problema é achar um bom material de Fundamental II. O único do Iezzi (Matemática e Realidade) que tenho já tem as respostas escritas (manual do professor), por isso não uso ele. O do Bianchini também. Os outros nem precisa ser muito expert para saber que são bem fracos, quase todos do PNLD, um livro que nem tem as propriedades da potenciação. 
Eu só temo continuar com "O Algebrista" porque tem muitos erros de digitação e isso atrapalha demais. Eu não gosto de videoaula, mas pelo visto vai ter que ser o jeito, pois livro bom está complicado de achar, sendo justamente o método que mais gosto.

silvacebr
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 13/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica. Empty Re: Recomendação de (bons) livros sobre matemática básica.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos