PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Direção da força magnética

2 participantes

Ir para baixo

Direção da força magnética Empty Direção da força magnética

Mensagem por powermetal Sáb 05 Set 2020, 20:53

Na figura, apresenta-se um elétron inicialmente em movimento retilíneo e uniforme no vácuo, na direção e sentido indicados pelo eixo z. Ao passar pela origem 0 dos eixos cartesianos, uma corrente elétrica de valor constante i é estabelecida no fio condutor que se encontra no plano yz e paralelo ao eixo z.
Direção da força magnética Fio110
Nessas condições de movimento, é previsível que o elétron

(A) sofra ação de uma força de direção igual à do eixo x, no sentido de seus valores positivos.

(B) sofra ação de uma força de direção igual à do eixo x, no sentido de seus valores negativos.

(C) sofra ação de uma força de direção igual à do eixo y, no sentido de seus valores positivos.

(D) sofra ação de uma força de direção igual à do eixo y, no sentido de seus valores negativos.

(E) não sofra efeitos da corrente i, seguindo na direção do eixo z, sem alteração de sua velocidade.


Em minha resolução eu acho como resposta a alternativa A.
Pela regra da mão direta acho o sentido do campo criado pelo fio , entrando na pagina abaixo do fio e saindo da pagina acima do fio. Nesse sentido o campo onde V está imerso está saindo da página .A partir dai uso a regra do tapa para cargas negativas. Achando a Fmag no eletron seguindo a direção do eixo X de baixo p cima .
Qual o erro do meu raciocínio??
powermetal
powermetal
Jedi
Jedi

Mensagens : 327
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 31
Localização : minas

Ir para o topo Ir para baixo

Direção da força magnética Empty Re: Direção da força magnética

Mensagem por Elcioschin Sáb 05 Set 2020, 21:03

O elétron em movimento implica numa corrente elétrica i' no sentido do eixo z negativo.

Tudo se passa, portanto, como se fossem dois fios paralelos, conduzindo correntes opostas i, i'

Vai surgir uma força entre eles, de repulsão: o elétron vai sofrer um força na direção do eixo y negativo.

Sugiro ler teoria sobre "Força entre dois fios paralelos, conduzindo corrente elétrica"
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71769
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Direção da força magnética Empty Re: Direção da força magnética

Mensagem por powermetal Dom 06 Set 2020, 14:26

Elcioschin escreveu:O elétron em movimento implica numa corrente elétrica i' no sentido do eixo z negativo.

Tudo se passa, portanto, como se fossem dois fios paralelos, conduzindo correntes opostas i, i'

Vai surgir uma força entre eles, de repulsão: o elétron vai sofrer um força na direção do eixo y negativo.

Sugiro ler teoria sobre "Força entre dois fios paralelos, conduzindo corrente elétrica"
O que eu n estou conseguindo entender bem é esse sentido dos eixos . Ao passar pela origem ,conforme a figura, o eletron não está caminhando para os sentidos crescente de z . Tendo então velocidade  no sentido positivo? Pois a corrente criada por um eletron em movimento tem a msm direção de sua velocidade . E assumiria a configuração de fios paralelos com correntes de msm sentido.
Não estou conseguindo entender pq nesse caso a corrente criada pelo eletron deve ter direção diferente de sua velocidade , para se chegar a resposta , Poderia me ajudar?
powermetal
powermetal
Jedi
Jedi

Mensagens : 327
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 31
Localização : minas

Ir para o topo Ir para baixo

Direção da força magnética Empty Re: Direção da força magnética

Mensagem por Elcioschin Dom 06 Set 2020, 14:55

Não meu caro: o sentido da velocidade do elétron está mostrado na figura.

Por definição, o sentido da corrente convencional i' é oposto ao do movimento das cargas negativas, logo tem sentido oposto ao da velocidade.

Você precisa dar uma lida na teoria básica sobre as convenções dos sentidos das corrente de cargas positivas e negativas.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71769
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Direção da força magnética Empty Re: Direção da força magnética

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos