PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(EsPCEx - 2014) Português

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido (EsPCEx - 2014) Português

Mensagem por Fortes Dom 23 Ago 2020, 09:43

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas das frases a seguir.
I – ____ uma semana que telefono e não consigo contato.
I – ____ muito tempo que a amiga o procurava sem sucesso.
III– Passara no concurso_____ pouco tempo.
IV– Iniciou os estudos______poucos dias.
V – Estávamos ali_______ quatro horas.

[A] havia – há – havia – há – havia.
[B] há – havia – há – há – havia.
[C] há – há – há – há – há – há.
[D] havia – havia – havia – havia – havia.
[E] há – havia – havia – há – havia.

GABARITO:

Como eu posso diferenciar em que situação usar "há" ou "havia"? Question



Última edição por Fortes em Seg 24 Ago 2020, 14:39, editado 2 vez(es)

Fortes
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 23/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (EsPCEx - 2014) Português

Mensagem por Eduardo Rabelo Dom 23 Ago 2020, 10:20

Simples, também tinha dúvida, mas o verbo haver depende do tempo do verbo principal da oração, veja:
Na letra A temos o verbo: Telefono(telefonar no presente), logo usa-se há. Agora, se ao invés de telefono usa-se telefonava, com suas devidas correções, usaria havia.

Na letra B, tem o verbo procurava(no passado), por isso o gabarito é Havia. Fácil, não? A frase deve ter sempre verbos que estão fortemente ligados(geralmente, verbos que não são usados sozinhos, haver é um exemplo) no mesmo tempo verbal.


Obs: essa regra têm algumas exceções(a IV é uma delas), acho que sabe como português é detalhista, mas na maioria das vezes funciona. Outra forma muito útil que acho mais fácil que ver o tempo verbal, é a substituição pelo verbo fazer, por exemplo: Há anos não faço academia--> Faz anos que não faço academia OU Havia anos que não fazia academia--> Fazia anos que não fazia academia. Este tipo de questão você deve fazer as mais simples, e tentar esquecer as complexas, se houver.
 
Agora ficou fácil, faça a questão e veja como fica mais simples.


Eduardo Rabelo


23.08.2020 10:10:11
Eduardo Rabelo
Eduardo Rabelo
Fera
Fera

Mensagens : 638
Data de inscrição : 23/06/2020
Idade : 19
Localização : Curitiba

Fortes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (EsPCEx - 2014) Português

Mensagem por Fortes Dom 23 Ago 2020, 11:28

Eduardo RabeloITA escreveu:Simples, também tinha dúvida, mas o verbo haver depende do tempo do verbo principal da oração, veja:
Na letra A temos o verbo: Telefono(telefonar no presente), logo usa-se há. Agora, se ao invés de telefono usa-se telefonava, com suas devidas correções, usaria havia.

Na letra B, tem o verbo procurava(no passado), por isso o gabarito é Havia. Fácil, não? A frase deve ter sempre verbos que estão fortemente ligados(geralmente, verbos que não são usados sozinhos, haver é um exemplo) no mesmo tempo verbal.


Obs: essa regra têm algumas exceções(a IV é uma delas), acho que sabe como português é detalhista, mas na maioria das vezes funciona. Outra forma muito útil que acho mais fácil que ver o tempo verbal, é a substituição pelo verbo fazer, por exemplo: Há anos não faço academia--> Faz anos que não faço academia OU Havia anos que não fazia academia--> Fazia anos que não fazia academia. Este tipo de questão você deve fazer as mais simples, e tentar esquecer as complexas, se houver.
 
Agora ficou fácil, faça a questão e veja como fica mais simples.


Eduardo Rabelo


23.08.2020 10:10:11
Agora tudo faz sentido! Muito obrigado pela excelente explicação.😁

Fortes
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 23/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (EsPCEx - 2014) Português

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos