PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação - Padrão ENEM

3 participantes

Ir para baixo

Redação - Padrão ENEM Empty Redação - Padrão ENEM

Mensagem por Tonho Cid Sex 17 Jul 2020, 19:34

Tema: "Experiências da infância na formação do indivíduo adulto". Padrão ENEM de correção.
Podem pontuar e comentar, por favor? Ficaria agradecido Very Happy


Na Grécia antiga, as crianças espartanas do sexo masculino eram tiradas de suas famílias, recebendo um longo e desumano treinamento militar, para que se tornassem guerreiros brutais. Observa-se, assim, que os gregos já sabiam como as experiências da infância moldam as características comportamentais de um adulto, podendo afetar positivamente, incentivando o indivíduo para o futuro, ou negativamente, deixando traumas. Dessa forma, torna-se fundamental a exposição de tais aspectos.

Em primeira análise, deve-se destacar como o incentivo à construção de um bom futuro impacta favoravelmente a vida do indivíduo. No filme “Mãos talentosas”, Ben Carson é uma vítima de racismo que se vê desanimado diante da vida, até que sua mãe incita-o a dedicar-se nos estudos e a não desistir de edificar um digno porvir. Logo, como visto no filme, é imprescindível que os pais e responsáveis encorajem a criança desde cedo, para que ela vença o amanhã, bem como todas as dificuldades que ele traz.


Todavia, é na infância que os maiores episódios traumáticos ocorrem. O documentário “Humano — uma viagem pela vida”, da ONG francesa GoodPlanet Foundation, mostra a história de Leonard, jovem norte-americano que foi preso por homicídio. É revelado que ele sofria maus-tratos de seu pai, o que contribuiu para seu comportamento agressivo. De maneira análoga, muitos entram na criminalidade por terem tido uma criação turbulenta, evidenciando a infeliz marca deixada pela violência, bem como a falta que faz o afeto, nesse estágio de vida.

Portanto, é necessária a atenção para com a delicada fase da menoridade, para que tenha sua importância salientada e seja formadora de adultos cada vez mais prudentes. Dessarte, o Ministério da Educação deve, por meio de investimentos, promover uma campanha pedagógica pelo Brasil destinada aos pais, com palestras de educadores, a fim de conscientizá-los sobre a importância do estímulo ao aprendizado dos seus filhos. Outrossim, o Conselho Tutelar deve reforçar o combate ao abuso infantil, através do incentivo a denúncias, com propagandas nos veículos de mídia, no intuito de atenuar o número de adultos violentos, cuja causa é, na maioria das vezes, um trauma do passado. Espera-se, assim, a formação de uma sociedade cada vez mais distante da antiga e atroz Esparta.

Tonho Cid
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 22/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Padrão ENEM Empty Re: Redação - Padrão ENEM

Mensagem por Fabinho snow Sáb 18 Jul 2020, 16:38

para que se tornassem guerreiros brutais. Observa-se, assim, que os

tenta reduzir esse queísmo, ainda mais tão próximos, pode ser considerado falta de repertório vocabular.

o segundo paragrafo muitos 'que' também, procure substituir essas palavras, seja - em uso moderado - por gerúndios, sejam por variações de o qual, etc.

um longo e desumano treinamento militar,
eu sinceramente evitaria essas afirmações muito fortes, até porque à época a mentalidade era diferente, se eles não fizessem isto, provavelmente Esparta nem estaria na história, logo eu substituiria por ... o longo e árduo, por exemplo.

obs: fiz uma redação no qual parafraseei Platão, eu disse que ele era totalmente contra a democracia, então nesse sentido, apesar de ser verdade, é bom evitar tais juízos de valor. Perdi bastante ponto com isto inclusive.


e agora quanto a proposta de intervenção, achei incompleta em alguns fatores...

a proposta completa contempla: modo, agente, ação, efeito e detalhamento

você pôs 2 agentes, e, entretanto, para o ministério da saúde achei um pouco raso, tende em vista que investimentos? qual seria o efeito disso? Já a segunda proposta julgo completa.

Bom não vi, ou deixei passar, erros de português, isso é muito bom.

quanto à nota: tiraria ponto na coesão e articulação, pelo excesso de queísmo, na proposta de intervenção, pelos motivos já supracitados, e na defesa do ponto de vista, pelos juízos de valor. Creio - então - 900 seria a nota mínima para o seu texto à nível enem, parabéns.

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Padrão ENEM Empty Re: Redação - Padrão ENEM

Mensagem por Tonho Cid Sáb 18 Jul 2020, 17:10

Muito obrigado, Fabinho!

Tonho Cid
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 22/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Padrão ENEM Empty Re: Redação - Padrão ENEM

Mensagem por _Arthur_ Ter 21 Jul 2020, 07:48

dedicar-se AOS estudos, não dedicar-se nos estudos.
O filme “Mãos talentosas" não é um argumento de autoridade. Você o usa, portanto, como exemplo midiático da vida real, já que se trata de um longa baseado em fatos reais. No entanto, o leitor não tem a obrigação de saber disso, sendo assim, faz-se necessário explicitar o termo "baseado em fatos reais" para evidenciar que vê-se um reflexo da sociedade no filme.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Padrão ENEM Empty Re: Redação - Padrão ENEM

Mensagem por Tonho Cid Qua 22 Jul 2020, 13:22

De fato, Arthur. Muito obrigado pela avaliação!

Tonho Cid
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 22/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Padrão ENEM Empty Re: Redação - Padrão ENEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos