PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação ENEM

3 participantes

Ir para baixo

Redação ENEM Empty Redação ENEM

Mensagem por nahgsx Sex 27 Nov 2020, 15:03

Oi, pessoal! 

Tema da redação: Manipulação de imagens nas redes sociais e seus malefícios à saúde mental.

   As redes sociais destinadas ao compartilhamento de imagens ganham cada vez mais projeção na contemporaneidade. Numa sociedade que cultua a perfeição e o belo, filtros e aplicativos "embelezadores" - que permitem a manipulação de imagens que serão compartilhadas na internet - criam a falsa noção da existência de indivíduos surrealistas, que não exibem nenhuma das imperfeições características dos seres humanos. Desse modo, ao terem contato com tais imagens, muitos desenvolvem insatisfações com a própria aparência, o que pode culminar em graves distúrbios psicológicos.
   Em primeiro plano, cabe analisar que as imagens editadas que circulam nas redes sociais ditam padrões de aparência difíceis de serem alcançados, se não impossíveis. Nesse sentido, segundo o sociólogo Émile Durkheim, quando o indivíduo persegue um objetivo que por definição é inatingível, o mesmo condena-se a um estado de infelicidade perpétua. Assim, é evidente que aqueles que buscam alcançar o ideal de aparência estabelecido pelas imagens manipuladas, na impossibilidade de obterem êxito, acabam desenvolvendo problemas de autoestima, que, se agravados, podem gerar múltiplos problemas danosos à saúde mental - como a depressão.
   Além disso, é válido analisar o fato de que os indivíduos são induzidos a manipular as próprias imagens nas redes sociais por uma necessidade inerente de pertencimento. Com efeito, a tentativa de agradar o público "online" e ser aceito por esse faz com que o indivíduo não dê relevância à própria imagem e passe a editá-la, o que, em algum momento, pode deixá-lo frustrado e infeliz por não se identificar com a imagem criada. Assim, como propôs Nietzsche, é preciso derrubar os grilhões impostos pelas doutrinas alheias, isto é, o indivíduo deve se libertar da necessidade de satisfazer os anseios dos outros no que se refere à sua aparência. 
   Dado o exposto, é evidente que a manipulação das imagens nas redes sociais, apesar de aparentar ser uma atitude inócua, pode causar graves danos à saúde mental. Logo, cabe ao Governo Federal - instância máxima do poder executivo brasileiro, disseminar, por meio de verbas públicas, campanhas na televisão e internet que incentivem o fortalecimento de sentimentos como o amor próprio e a autoestima, essas campanhas podem, por exemplo, preconizar uma exposição nas redes sociais sem edições ou efeitos. Com isso posto em prática, será possível atenuar alguns dos efeitos negativos ocasionados pela manipulação de imagens nas redes sociais.

Então, no segundo parágrafo eu achei difícil escrever o que eu estava pensando, talvez tenha ficado um pouco confuso kk. Eu fiquei meio apreensiva na hora de usar o pensamento do Nietzsche, não sei se fez muito sentido a relação que eu quis estabelecer. Agradeço se vocês puderem dar a opinião de vocês! Smile

Ah, eu tentei colocar a proposta na ordem que sugeriram da outra vez (agente + ação + meio + efeito e os respectivos detalhamentos), mas, nesse caso, eu achei que ficou meio estranho.

nahgsx
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 178
Data de inscrição : 13/02/2020

romulos1 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM Empty Re: Redação ENEM

Mensagem por romulos1 Sex 27 Nov 2020, 15:55

Fala, Nahgsx, beleza!
Eu não manjo de redação, mas posso te dar umas dicas. 

A sua introdução ficou bem bacana, dá pra ver um planejamento da tese e, inclusive, uma contextualização, mas nessa parte, geralmente é melhor usar um contexto histórico, literário, porque já agrada o corretor logo de cara. Você poderia ter usado o mito de Sísifo, ou os mecenas -ricos que patrocinavam artistas para criarem obras os engrandecendo. 
Não que o seu esteja ruim ou errado. 

Quanto ao desenvolvimento que você perguntou, eu não achei ruim, muito menos redundante. No primeiro desenvolvimento você fala do indivíduo tentando alcançar um ideal impossível, no segundo, sobre a tentativa dele de se encaixar em um grupo, são ideias diferentes e o pensamento do Nietzche cai super bem. 

Sobre sua conclusão, tenta colocar tudo junto e em ordem, perceba que sua finalidade está em um período separado? o corretor pode entender que falta essa parte e te descontar pontos. Essa finalidade separada em um período único funciona como um "efeito maior", mais geral, não como parte da ação. Tome cuidado.
E, como o Arthur sempre fala para mim, detalhe tudo, melhor prevenir.

Observe, você detalhou o agente "cabe ao Governo Federal - instância máxima do poder executivo brasileiro, disseminar...", embora eu ache que tenha um erro de vírgula, pois separou o sujeito do predicado.

Mas não detalhou a ação, nem o meio/modo e faltou a finalidade

Vou tentar reescrever, mas não vá muito na minha não porque sou meio jegue em redação kkkk

Dado o exposto, é evidente que a manipulação das imagens nas redes sociais, apesar de aparentar ser uma atitude inócua, pode causar graves danos à saúde mental. Logo, cabe ao Governo Federal - instância máxima do poder executivo brasileiro- disseminar campanhas em canais de televisão, como Rede Globo, SBT e Record, que incentivem o fortalecimento de sentimentos como o amor próprio e a autoestima, por meio de verbas públicas, destinadas pelo Ministério das Comunicações, no intuito de preconizar uma exposição mais saudável psicologicamente nas redes sociais, sem edições ou efeitos. Com isso posto em prática, será possível atenuar alguns dos efeitos negativos ocasionados pela manipulação de imagens nas redes sociais.
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

nahgsx gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM Empty Re: Redação ENEM

Mensagem por _Arthur_ Sex 27 Nov 2020, 16:10

João foi à padaria comprar pão. O mesmo se irritou ao perceber que esqueceu o dinheiro.
"o mesmo" não pode ser usado como elemento de retomada.
O correto é:
João foi à padaria comprar pão. Ele se irritou ao perceber que esqueceu o dinheiro.

As redes sociais destinadas ao compartilhamento de imagens ganham cada vez mais projeção na contemporaneidade. Nesse sentido, numa sociedade que cultua a perfeição e o belo, filtros e aplicativos "embelezadores" - que permitem a manipulação de imagens que serão compartilhadas na internet - criam a falsa noção da existência de indivíduos surrealistas, que não exibem nenhuma das imperfeições características dos seres humanos. Desse modo, ao terem contato com tais imagens, muitos desenvolvem insatisfações com a própria aparência, o que pode culminar em graves distúrbios psicológicos.
   Em primeiro plano, cabe analisar que as imagens editadas que circulam nas redes sociais ditam padrões de aparência difíceis de serem alcançados, se não impossíveis. Nesse sentido, segundo o sociólogo Émile Durkheim, ao perseguir um objetivo inatingível, o indivíduo se condena à infelicidade perpétua. Assim, é evidente que aqueles que buscam alcançar o ideal de aparência estabelecido pelas imagens manipuladas, na impossibilidade de obterem êxito, acabam desenvolvendo problemas de autoestima, que, se agravados, podem gerar múltiplos problemas danosos à saúde mental - como a depressão.
   Além disso, é válido analisar o fato de que os indivíduos são induzidos a manipular as próprias imagens nas redes sociais por uma necessidade inerente de pertencimento. Com efeito, a tentativa de agradar o público "online" bem como ser aceito por ele faz com que o indivíduo não dê relevância à própria imagem e passe a editá-la, o que, em algum momento, pode deixá-lo frustrado e infeliz por não se identificar com a imagem criada. Assim, como propôs Nietzsche, é preciso derrubar os grilhões impostos pelas doutrinas alheias, isto é, o indivíduo deve se libertar da necessidade de satisfazer os anseios dos outros no que se refere à sua aparência. [não está errado, mas eu considero mais seguro escrever de forma crítica, não como uma solução.]
Assim, verifica-se que a realidade vai de encontro ao proposto por Nietzsche, uma vez que, segundo ele, é preciso derrubar os grilhões impostos pelas doutrinas alheias, isto é, o indivíduo deve se libertar da necessidade de satisfazer os anseios dos outros no que se refere à sua aparência.
   Dado o exposto, é evidente que a manipulação das imagens nas redes sociais, apesar de aparentar ser uma atitude inócua, pode causar graves danos à saúde mental. Logo, cabe ao Governo Federal [agente] - instância máxima do Poder Executivo brasileiro [detalhamento do agente]- realizar campanhas educativas [ação], as quais incentivem o amor próprio e a autoestima[detalhamento da ação], [autoestima não é a mesma coisa que amor próprio?] por meio da mídia [modo], sobretudo nos canais abertos de televisão [detalhamento do modo], com o escopo de preconizar uma exposição nas redes sociais sem edições ou efeitos [efeito] e, assim, manter a integridade psíquica da população [detalhamento do efeito]. Com isso posto em prática, será possível atenuar alguns dos efeitos negativos ocasionados pela manipulação de imagens nas redes sociais. [essa frase final é o efeito maior, sempre  bom colocá-la, continue assim.]
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

romulos1 e nahgsx gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM Empty Re: Redação ENEM

Mensagem por _Arthur_ Sex 27 Nov 2020, 16:20

romulos1 escreveu:
A sua introdução ficou bem bacana, dá pra ver um planejamento da tese e, inclusive, uma contextualização, mas nessa parte, geralmente é melhor usar um contexto histórico, literário, porque já agrada o corretor logo de cara. Você poderia ter usado o mito de Sísifo, ou os mecenas -ricos que patrocinavam artistas para criarem obras os engrandecendo. 
Não que o seu esteja ruim ou errado. 

Bem lembrando, romulo, é mais seguro colocar algum repertório na introdução. Uma dica: Revolução Industrial. Algo sucinto mesmo, tipo "Com o advento da Terceira Revolução Industrial, blabla...



Dado o exposto, é evidente que a manipulação das imagens nas redes sociais, apesar de aparentar ser uma atitude inócua, pode causar graves danos à saúde mental. Logo, cabe ao Governo Federal - instância máxima do poder executivo brasileiro- disseminar campanhas em canais de televisão, como Rede Globo, SBT e Record, que incentivem o fortalecimento de sentimentos como o amor próprio e a autoestima, por meio de verbas públicas, destinadas pelo Ministério das Comunicações, no intuito de preconizar uma exposição mais saudável psicologicamente nas redes sociais, sem edições ou efeitos [faltou o detalhamento do efeito] Com isso posto em prática, será possível atenuar alguns dos efeitos negativos ocasionados pela manipulação de imagens nas redes sociais.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

romulos1 e PedroFagundes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM Empty Re: Redação ENEM

Mensagem por romulos1 Sex 27 Nov 2020, 16:35

[faltou o detalhamento do efeito] essa eu esqueci, fiz no automático :/
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM Empty Re: Redação ENEM

Mensagem por nahgsx Sex 27 Nov 2020, 23:25

Dicas muito boas, valeu mesmo!  Very Happy
As duas propostas que vocês escreveram ficaram bem bacanas, vou tentar me basear nelas para as próximas redações.
Tbm achei que ficou bem melhor aquela parte do segundo parágrafo.
Enfim, thanks!

nahgsx
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 178
Data de inscrição : 13/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM Empty Re: Redação ENEM

Mensagem por nahgsx Sex 27 Nov 2020, 23:32

Ah, Arthur, na minha cabeça autoestima e amor próprio são coisas parecidas, mas diferentes kk

nahgsx
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 178
Data de inscrição : 13/02/2020

_Arthur_, natanlopes_17 e PedroFagundes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM Empty Re: Redação ENEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos