PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ondas

Ir para baixo

Ondas Empty Ondas

Mensagem por :Heisenberg.-. Seg 13 Jul 2020, 18:21

Sobre a aplicação do laser hélio e neônio (HeNe) na Medicina, leia o excerto do artigo científico a seguir, do qual foram omitidas, propositadamente, algumas informações.

[...] Objetivo: Avaliar os efeitos do laser de baixa potência hélio e neônio (HeNe) na cicatrização de feridas cutâneas de ratos. Métodos: Sessenta ratos Wistar foram divididos em grupos controle e experimento. Utilizou-se ferida incisional, longitudinal, dorso-mediana, suturada com pontos separados simples. No grupo experimento, as feridas foram irradiadas diariamente com aparelho de laser de HeNe com potência contínua máxima de 5mW (???? = 10−3 ), comprimento de onda de 632,8 nm (???? = 10−9 ), visível [...] em três pontos da lesão. As feridas foram avaliadas no 3º, no 7º e no 14º dia de pósoperatório. [...] Resultados: Ambos os grupos mostraram o mesmo padrão inflamatório. No grupo experimento, observaram-se menos células inflamatórias nos três tempos estudados, com diminuição mais rápida do número de leucócitos.

Fonte: Os efeitos do laser hélio-neônio de baixa intensidade na cicatrização de lesões cutâneas induzidas em ratos. Com adaptações. Acesso em 13/08/2018.



Considere que o feixe laser citado no texto tem ângulo de divergência = 0,17 mrad (???? = 10−3 ), como sugere a figura a seguir e que o feixe não perde energia na propagação e é emitido pela fonte isotropicamente.

Ondas 1_18f410


Com base nestas informações, em conhecimentos correlatos e usando = 3,14, é correto afirmar que a intensidade do feixe a 15 cm de distância da fonte laser é, aproximadamente, igual a:

a)
20 MW/m2 .

b)
10 MW/m2 .

c)
15 MW/m2 .

d)
2 MW/m2 .

e)
1 MW/m2 .

Spoiler:
:Heisenberg.-.
:Heisenberg.-.
Jedi
Jedi

Mensagens : 200
Data de inscrição : 17/05/2019
Idade : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes
» Ufu ondas
» Ondas
» Ondas
» Ondas
» ondas

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos