PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Química - Equilíbrio Químico - Brönstead-Lowry

2 participantes

Ir para baixo

Química - Equilíbrio Químico - Brönstead-Lowry Empty Química - Equilíbrio Químico - Brönstead-Lowry

Mensagem por Leonardo Cortopassi Ter 16 Jun 2020, 09:34

(FEI) Considere os equilíbrios representados pelas equações a seguir quando HCl e NH3 se dissolvem em água:
HCl + H2O -> H3O+ + Cl-
NH3 + H2O -> NH4+ + OH-
Assinale a alternativa correta referente aos pares conjugados ácido/base para cada uma das reações:
a) HCl/NH3 e H3O+/OH-
b) H2O/NH3 e NH4+/OH-
c) HCl/H2O e H3O+/Cl-
d) NH3/OH- e NH4+/H2O
e) HCl/Cl- e H3O+/H2O
Gabarito: e)
Minha dúvida está nas alternativas. Por que a resposta não inclui NH3/NH4+ e H2O/OH-? Não deveria listar os pares das duas equações?

Leonardo Cortopassi
Iniciante

Mensagens : 31
Data de inscrição : 09/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Química - Equilíbrio Químico - Brönstead-Lowry Empty Re: Química - Equilíbrio Químico - Brönstead-Lowry

Mensagem por Fabinho snow Ter 16 Jun 2020, 16:40

lembrando que para B.L ácido é aquele que doa H+

então NH3 não se comporta como ácido, mas sim como base,

minha interpretação da questão foi a seguinte: acidos/base conjugada das duas equações.

de fato, HCl comporta-se como ácido de BL e Cl- como sua base conjungada, daí já mata a questão.

mas com relação ao H30+ este seria o ácido conjugado da base H20, a não ser que quando você transcreveu a equação você não pôs que ela voltava também, ou seja,  aí seria reversível, e o gabarito estaria correto, mas pelo que você escreveu não é reversível, então nao vejo o H20 se comportando como base conjugada.

na segunda equação teríamos

NH3 + H2O -> NH4+ + OH-    


  base     ac      ac  conj   base conj

o gabarito bonitinho, ao meu ver, seria HCl/Cl-  e  H20/OH-  ; o que não há nas alternativas

ao meu ver é isso, se outro alguem tiver opinião diferente é extremamente bem-vinda  Laughing

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos