PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lições de Física - Conservação da Energia

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Lições de Física - Conservação da Energia

Mensagem por FalcolinoSheldon Sáb 13 Jun 2020, 23:14

Estou tentando reaprender física tentando antes de tudo, entender a ideia. Para isso resolvi começar a ler o primeiro livro da série Lições de Física do grande físico Richard Feynman, porém não consegui entender dois trechos do exemplo "Máquina simples de levantar peso". Para contextualizar segue o trecho abaixo com números entre parenteses para referência às perguntas:

"Uma máquina muito simples de levantar peso é mostrada na Fig. 4-1. Essa máquina levanta pesos “pesados” de três unidades. Colocamos três unidades em um prato da balança e uma unidade no outro. Entretanto, para que funcione realmente, devemos tirar um pequeno peso do prato da esquerda. Por outro lado, poderíamos levantar um peso de uma unidade abaixando o peso de três unidades,(1) se trapacearmos um pouco tirando um pequeno peso do outro prato. É claro, que percebemos que, com qualquer máquina de levantar peso real, devemos acrescentar um pequeno extra para fazê-la funcionar. Vamos desprezar este fato, temporariamente. Máquinas ideais, embora elas não existam, não necessitam de nada extra. Uma máquina que realmente podemos usar, num certo sentido, é quase reversível: ou seja, (2) se vamos levantar o peso de três abaixando um peso de um, então também levantaremos quase o peso de um à mesma altura abaixando o peso de três."

Feynman, Richard P. Lições de física de Feynman [recurso eletrônico] : edição definitiva / Richard P. Feynman, Robert B. Leighton, Matthew Sands ; tradução Adriana Válio Roque da Silva, Kaline Rabelo Coutinho.– Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Bookman, 2008 (Adaptado)

Lições de Física - Conservação da Energia F04-0110
Fig. 4-1 Máquina simples de levantar peso

https://www.feynmanlectures.caltech.edu/I_04.html Acesso 06/2020 (Adaptado)

Não entendi essas duas coisas desse trecho, (1) A trapaça: fiquei em dúvida se interpretei certo, essa trapaça seria levantar um peso, tirando o peso da direita? (2) Reli  várias vezes esse trecho, mas não consegui entender a lógica, gostaria de ler outra explicação desse trecho.

Acredito que seja a máquina real utilizada nesse exemplo:

Lições de Física - Conservação da Energia Canvas12
Fonte: https://www.feynmanlectures.caltech.edu/flpphotos.html#4 Acesso 06/2020


Última edição por FalcolinoSheldon em Dom 14 Jun 2020, 11:35, editado 1 vez(es)
FalcolinoSheldon
FalcolinoSheldon
Padawan
Padawan

Mensagens : 51
Data de inscrição : 27/02/2018
Idade : 22
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Lições de Física - Conservação da Energia

Mensagem por Rory Gilmore Sáb 13 Jun 2020, 23:59

1 - Não. Pense que o peso da direita equilibre os três pesos da esquerda. Ora, nesse "idealismo" o peso da direita só irá abaixar se dermos um impulso nele para baixo ou então no caso de retirarmos do prato da esquerda uma pequena parte de sua massa de modo que ocorra um suave desequilíbrio. De modo análogo ocorre o mesmo se retirarmos uma pequena parte da massa do prato da esquerda, fazendo o prato da direita descer.

2 - A mesma coisa do primeiro caso. Com a balança em equilíbrio basta dar um leve impulso para baixo em um dos pratos para levantar o outro peso.

Rory Gilmore
Monitor
Monitor

Mensagens : 1860
Data de inscrição : 28/05/2019
Localização : Yale University - New Haven, Connecticut

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Lições de Física - Conservação da Energia

Mensagem por FalcolinoSheldon Dom 14 Jun 2020, 00:18

Entendi, não tinha pensado que a balança estava em equilíbrio, agora que caiu a ficha que o eixo está deslocado. A figura já está com esse leve impulso.
FalcolinoSheldon
FalcolinoSheldon
Padawan
Padawan

Mensagens : 51
Data de inscrição : 27/02/2018
Idade : 22
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Lições de Física - Conservação da Energia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos