PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Provas de vestibulares

3 participantes

Ir para baixo

Provas de vestibulares Empty Provas de vestibulares

Mensagem por nqueireza Ter 21 Jan 2020, 10:26

Oi, gnt. Durante o meu ensino médio eu estudei focada para o Enem, mas esse ano eu quero tentar alguns vestibulares. Nunca prestei nenhum, mas fazia exercícios deles enquanto estudava a matéria. Já dei alguma lida sobre alguns, mas queria que, qm pudesse, fizesse algum resumo ou desse a opinião sobre a prova, o processo seletivo e a correção da redação desses vestibulares. Fuvest e Unesp eu até que conheço o estilo de prova, mas os do Sul e algumas do centro-oeste, eu sei quase nada. Os do Nordeste e Norte eu n vou fazer por motivos de distância e moradia. Não tenho vontade de fazer o da UNB, aliás. Obrigada!!!
Ps: Não sou de Brasília, coloquei a cidade só por colocar hahah

nqueireza
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 164
Data de inscrição : 10/03/2019
Idade : 22
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Provas de vestibulares Empty Re: Provas de vestibulares

Mensagem por rtachinardi Ter 21 Jan 2020, 17:36

Unicamp é uma das provas mais bonitas. A redação não tem um gênero textual pré definido e você pode escolher entre duas opções, apresentadas durante a prova. Quem não sabe inglês perde muito ponto. As obras literárias são bem diferentes, tem rap, teatro, livro com suicídio por causa de crise financeira: de tudo um pouco. Primeira fase é mais fácil que a da fuvest e a segunda fase tem muitas questões (o segundo dia da segunda fase tem 20 e tantas, comparado com 12 da fuvest), o que diminui a chance de você perder muita nota por erro bobo. Em geral, é uma prova bem gostosa de fazer, e a faculdade é ótima.
Além disso, quem for de cotas pode usar a nota do enem, e como esse processo ocorre fora do sisu pouca gente participa.

rtachinardi
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 30/05/2017
Idade : 21
Localização : barueri SP BR

Ir para o topo Ir para baixo

Provas de vestibulares Empty Re: Provas de vestibulares

Mensagem por nqueireza Ter 21 Jan 2020, 18:29

Então é mais fácil q a fuvest? N entendi a parte do inglês, se tiver um nível básico já tá bom?

nqueireza
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 164
Data de inscrição : 10/03/2019
Idade : 22
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Provas de vestibulares Empty Re: Provas de vestibulares

Mensagem por rtachinardi Ter 21 Jan 2020, 19:03

Básico pra avançado, tem que mandar bem na interpretação de texto, porque tem muitas questões de outras áreas com texto em inglês. Inclusive, obrigatoriamente vão cair 4 questões escritas com texto em inglês e pergunta de matéria específica, esse ano teve biologia, química, história e geografia.

rtachinardi
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 30/05/2017
Idade : 21
Localização : barueri SP BR

Ir para o topo Ir para baixo

Provas de vestibulares Empty Re: Provas de vestibulares

Mensagem por Leo ツ Qua 22 Jan 2020, 02:30

Concordo. Fiz a prova da Unicamp recentemente, e ela é, de longe, a mais agradável e gostosa de se fazer dentre as que prestei. Fortemente recomendo essa universidade.

O cálculo da nota final da Unicamp é feito de maneira um pouco mais complexa do que outras universidades. Por exemplo, existe uma taxa que verifica a média da prova feita por todos os candidatos. Assim, se você for bem em uma disciplina onde a média de acertos foi baixa, você garante uma tremenda vantagem. Por isso quem não sabe inglês perde muitos pontos, pois a média de inglês costuma ser alta, afetando negativamente quem vai mal na disciplina. E mais um ponto positivo para quem estudou as obras obrigatórias.
Além disso, existe uma taxa de desvio padrão que se relaciona com a dificuldade da prova. Ou seja, candidatos não serão tão afetados caso façam uma prova difícil em relação ao ano anterior, graças à essa taxa.

Há uma prova específica para cada área de conhecimento, e cada curso possui seus próprios pesos para cada disciplina. Isso beneficia demais aqueles que realmente têm conhecimento sobre sua área de interesse.

As propostas de redação são super legais. Embora ter um certo conhecimento sobre diferentes gêneros textuais seja essencial, a redação em si é tranquila, e você pode escrever seu texto apenas com as informações dadas nos textos de apoio, não é necessária a utilização de repertórios socioculturais. É como uma receita, você deve apenas "modificar" o que lhe foi dado para o gênero textual em específico. De quebra, há duas propostas de redação com tipos de texto diferentes, e você deve escolher apenas um tema.
Leo ツ
Leo ツ
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Provas de vestibulares Empty Re: Provas de vestibulares

Mensagem por nqueireza Qua 22 Jan 2020, 08:13

Leo ツ escreveu:Concordo. Fiz a prova da Unicamp recentemente, e ela é, de longe, a mais agradável e gostosa de se fazer dentre as que prestei. Fortemente recomendo essa universidade.

O cálculo da nota final da Unicamp é feito de maneira um pouco mais complexa do que outras universidades. Por exemplo, existe uma taxa que verifica a média da prova feita por todos os candidatos. Assim, se você for bem em uma disciplina onde a média de acertos foi baixa, você garante uma tremenda vantagem. Por isso quem não sabe inglês perde muitos pontos, pois a média de inglês costuma ser alta, afetando negativamente quem vai mal na disciplina. E mais um ponto positivo para quem estudou as obras obrigatórias.
Além disso, existe uma taxa de desvio padrão que se relaciona com a dificuldade da prova. Ou seja, candidatos não serão tão afetados caso façam uma prova difícil em relação ao ano anterior, graças à essa taxa.

Há uma prova específica para cada área de conhecimento, e cada curso possui seus próprios pesos para cada disciplina. Isso beneficia demais aqueles que realmente têm conhecimento sobre sua área de interesse.

As propostas de redação são super legais. Embora ter um certo conhecimento sobre diferentes gêneros textuais seja essencial, a redação em si é tranquila, e você pode escrever seu texto apenas com as informações dadas nos textos de apoio, não é necessária a utilização de repertórios socioculturais. É como uma receita, você deve apenas "modificar" o que lhe foi dado para o gênero textual em específico. De quebra, há duas propostas de redação com tipos de texto diferentes, e você deve escolher apenas um tema.
Entendi, obrigada! N estava mto interessada em faze-la, mas acho q vou pelo menos tentar kkkk
Os outros vestibulares vc fez? Acha q é tão difícil assim passar pela fuvest ou unesp?

nqueireza
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 164
Data de inscrição : 10/03/2019
Idade : 22
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Provas de vestibulares Empty Re: Provas de vestibulares

Mensagem por Leo ツ Qua 22 Jan 2020, 14:33

nqueireza escreveu:Entendi, obrigada! N estava mto interessada em faze-la, mas acho q vou pelo menos tentar kkkk
Os outros vestibulares vc fez? Acha q é tão difícil assim passar pela fuvest ou unesp?
Fiz essas também. Das três provas (UNESP, Unicamp e FUVEST), a que achei mais fácil foi UNESP, e a mais difícil, FUVEST.

A prova da UNESP é bem tranquila, mas não é específica para a área de estudos do candidato. Ou seja, você tem que saber fazer questões de todas as disciplinas, não há pesos e todas são importantes. A primeira fase é fácil (eu achei, pelo menos), e você consegue passar para a segunda fase sem grandes problemas. Uma particularidade da UNESP é que a primeira fase vale metade da nota final, então é muito importante se garantir nela. A segunda fase é de nível fácil/médio, as questões não costumam dificultar muito por serem gerais. O único ponto negativo foi o tempo, o mais apertado dentre as três provas: 4h30 de prova, 24 questões no primeiro dia e 12 questões + redação no segundo.
A UNESP costuma aprovar muitos candidatos para a segunda fase, então não é muito bom se basear nas notas de corte, tente arrebentar na prova! Com bons conhecimentos gerais sobre cada disciplina e fazendo algumas provas anteriores, você já está mais do que preparada.

FUVEST não foi o vestibular que mais me empenhei em estudar, mas refiz algumas provas antigas, e achei a segunda fase desse ano bem complicada (fiz a prova de exatas). A primeira fase costuma manter o nível de dificuldade, e é exigente, como sempre. A segunda fase também exige dedicação. Alguns anos são mais fáceis, outros não. A prova é específica para sua área de interesse, então dominá-la é essencial. A redação possui temas com cunho filosófico e sociológico, então estudar essas disciplinas podem te ajudar muito em sua produção textual.
Se por acaso quiser prestar FUVEST, meu conselho é que faça e refaça muitas provas anteriores. Baixe e imprima todas as provas da primeira e segunda fase dos últimos anos, e estude com elas. Caso não consiga fazer algum exercício, procure entendê-lo através de resoluções escritas e por vídeos. Marcar algumas questões mais complexas e refazê-las após 1 ou 2 meses pode ser uma excelente estratégia. Caso faça cursinho ou esteja no ensino médio, utilizar a ajuda de seus professores é essencial.

Não é tão difícil assim. Se conseguir manter uma rotina de estudos e fazer as provas anteriores, você provavelmente vai mandar muito bem. FUVEST costuma cobrar mais em relação à UNESP, sim (claro que também depende do curso). Se tiver qualquer outra dúvida, fique à vontade para perguntar!
Leo ツ
Leo ツ
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Provas de vestibulares Empty Re: Provas de vestibulares

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos