PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

capacitores

2 participantes

Ir para baixo

capacitores Empty capacitores

Mensagem por Raquel Valadão Ter 03 Dez 2019, 21:26

Um capacitor de placas paralelas, de capacitância igual a 120,0 μF e separação entre as placas de 1,0 cm, é carregado com uma bateria de 10,0 V. Após seu carregamento, a bateria é desconectada, e uma onda eletromagnética incide em t = 0 na placa carregada negativamente. Os elétrons emitidos por efeito fotoelétrico possuem energias cinéticas, que variam de zero até 1,5 eV. O gráfico ao lado ilustra o comportamento da corrente i que flui entre as placas do capacitor em função do tempo t, após o desligamento da bateria. Então, o instante de tempo tA e o potencial entre as placas do capacitor em tB, respectivamente, valem 

capacitores Sem_tz39

a) 1 min e 1,0 V 
b) 1 min e 1,5 V 
c) 2 min e 1,0 V 
d) 2 min e 1,5 V 
e) 3 min e 1,0 V


Spoiler:

O tempo eu achei, mas chutei o potencial 1,5 pelo valor do enunciado. Mas eV seria energia cinética Ec de um elétron. O que comprova que Ec=Vb?
Raquel Valadão
Raquel Valadão
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 04/04/2017
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

capacitores Empty Re: capacitores

Mensagem por Vitor Ahcor Qua 04 Dez 2019, 18:30

Olá,

De t=0 até t=t_a as placas do capacitor ficam do mesmo modo que estavam inicialmente, a feito de ilustração, a placa A é positiva e a placa B é negativa. A partir de t_a, ocorre uma inversão da polaridade nas placas, pois, como elétrons estão saindo da placa B em direção a placa A, a placa B ficará positiva, logo, essa diferença de potencial "negativa" irá começar a frear os elétrons. Existe uma diferença de potencial limite, chamada de potencial de corte (Vc), que é o menor valor possível da ddp entre as placas para que ocorra o efeito fotoelétrico e haja corrente elétrica. Portanto, como o elétron chegará do outro lado da placa com velocidade aproximadamente nula, podemos dizer que o trabalho da força elétrica é o responsável pela variação da energia cinética do elétron, daí vem que Ec = W_fel .: Ec = Vc * e.

____________________________________________
 Cha-la head-cha-la
Vitor Ahcor
Vitor Ahcor
Monitor
Monitor

Mensagens : 750
Data de inscrição : 21/12/2018
Idade : 23
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos