PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunta sobre a Lei de Hess

2 participantes

Ir para baixo

Pergunta sobre a Lei de Hess Empty Pergunta sobre a Lei de Hess

Mensagem por Sonim Blenim Sex 23 Ago 2019, 16:03

Meu livro começa Termoquímica definindo o conceito de calor e depois explicando um pouco sobre o uso do calorímetro. Após isso, ele vai para Lei de Hess e explica que um dos motivos de ter sido criada é a falha do calorímetro em calcular a energia liberada/absorvida por reações químicas rápidas. Por que reações químicas rápidas são díficeis de calcular? Após certo tempo, a água dentro do calorímetro não vai aquecer/resfriar do mesmo jeito?

Sonim Blenim
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 23/11/2018
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta sobre a Lei de Hess Empty Re: Pergunta sobre a Lei de Hess

Mensagem por folettinhomed Sex 23 Ago 2019, 20:24

Acho que quando tu estudar velocidade de reações vai entender melhor, se ainda não estudou.
Tipo assim, a maioria das reações não são elementares, ou seja, acontecem em mais de uma etapa. Dessa forma, haverá etapas mais lentas e etapas mais rápidas, sendo as mais rápidas não mais "difíceis" de calcular, mas é que elas não demonstram o valor real mais aproximado da velocidade da reação.
Pensa assim: tu pega um ônibus na rodoviária e ele faz 3 paradas. A primeira demora 20 min depois do embarque, a segunda 3 horas depois do embarque e a terceira 25 min depois da segunda. Não seria o mais correto avaliarmos a velocidade média pelos tempos menos curtos (reações mais rápidas), entende? Devemos considerar as reações que demonstram uma realidade mais apurada, no caso as etapas lentas. 
Isso foi o que interpretei da tua dúvida, me avisa se não entendeu ou se eu interpretei errado!!
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 988
Data de inscrição : 23/02/2019
Idade : 23
Localização : Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta sobre a Lei de Hess Empty Re: Pergunta sobre a Lei de Hess

Mensagem por Sonim Blenim Sex 23 Ago 2019, 21:26

Na verdade, minha pergunta era mais voltada ao calorímetro e não a velocidade das reações. Meu livro diz que calorímetros apresentam dificuldades em calcular a energia de reações muito rápidas, muito lentas, explosivas e que apresentam etapas intermediárias. No caso das reações muito lentas, o calorímetro ia acabar trocando energia com o ambiente, então não teria como saber a energia exata da reação. Mas no caso das muito rápidas, por que o calorímetro teria algum problema?

Sonim Blenim
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 23/11/2018
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta sobre a Lei de Hess Empty Re: Pergunta sobre a Lei de Hess

Mensagem por Sonim Blenim Sex 23 Ago 2019, 21:26

Na verdade, minha pergunta era mais voltada ao calorímetro e não a velocidade das reações. Meu livro diz que calorímetros apresentam dificuldades em calcular a energia de reações muito rápidas, muito lentas, explosivas e que apresentam etapas intermediárias. No caso das reações muito lentas, o calorímetro ia acabar trocando energia com o ambiente, então não teria como saber a energia exata da reação. Mas no caso das muito rápidas, por que o calorímetro teria algum problema?

Sonim Blenim
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 23/11/2018
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta sobre a Lei de Hess Empty Re: Pergunta sobre a Lei de Hess

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos