PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[ENEM] Poderiam corrigir essa redação?

2 participantes

Ir para baixo

[ENEM] Poderiam corrigir essa redação? Empty [ENEM] Poderiam corrigir essa redação?

Mensagem por benicl Qua 10 Jul 2019, 15:33

Olá pessoal, tudo bem?

Por gentileza, vocês poderiam corrigir esta redação que fiz - no modelo exigido para o ENEM - para um trabalho da escola? É que geralmente os professores da escola não corrigem as redações seguindo o modelo de competências, o que prejudica o nosso treino. Além disso, não tenho ninguém para corrigir minhas redações usando as competências / nem capital para serviços de correção.

O tema era "O uso da internet como ferramenta de aprendizagem em questão".

Eu, após escrever, notei uma série de erros, como um possível tangeciamento do tema, além do terceiro parágrafo que não desenvolvi direito pois escrevi esta redação dentro de 1h10min, mesma quantidade de tempo que terei disponível no grande dia. Além de uns erros de vírgula.

"Livros físicos, enciclopédias e dicionários, que outrora foram os principais meios de obtenção de conhecimento, cederam espaço à internet, que se destaca por sua acessibilidade. Essa nova ferramenta de aprendizagem pode ser um marco para o avanço da educação pública básica de países em desenvolvimento, como o Brasil.
Atualmente, a maioria dos jovens brasileiros acessam à internet com frequência e, simultaneamente, os ensinos fundamental e médio vêm obtendo baixas notas no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - , comprovando que ainda não houve uma verdadeira inclusão da escola na era digital. Deveria haver uma maior preocupação quanto a isso, pois a rede mundial de computadores amplia a disponibilidade de materiais didáticos aos alunos, inclusive aqueles residentes em áreas mais remotas.
A internet possibilita ainda que os professores e gestores tenham melhores oportunidades de formação e capacitação. Os cursos EaD - ensino à distância - voltados a eles permitem que esses profissionais consigam se atualizar sem interferir em suas rotinas laborais.
Portanto, é imprescindível reconhecer o impacto positivo que a internet causa no aprendizado da sociedade. Os governos, Ministério da Educação, secretarias estaduais e municipais da educação devem trabalhar em conjunto para a inserção da escola na era digital, por meio da criação de políticas públucas que promovam a utilização da internet em ambiente escolar, além da capacitação de profissionais da educação de forma virtual. Com tais medidas, valerá então por completo o artigo 205 da Constituição Federal, que garante educação pública de qualidade a todos."

benicl
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 10/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

[ENEM] Poderiam corrigir essa redação? Empty Re: [ENEM] Poderiam corrigir essa redação?

Mensagem por benicl Sex 12 Jul 2019, 19:55

Alguém por favor poderia corrigir minha redação!

benicl
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 10/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

[ENEM] Poderiam corrigir essa redação? Empty Re: [ENEM] Poderiam corrigir essa redação?

Mensagem por SanchesCM Sáb 13 Jul 2019, 06:53

Olá, benicl, eu não estou muito familiarizado com o modelo ENEM de redação, mas irei fazer alguns adendos que talvez lhe possa agregar algo. Vamos lá:

Na introdução, é de suma importância que, além da contextualização do assunto em si, você fale dos argumentos que utilizará para problematizar ou defender sua TESE. Posteriormente, é logico que pensar que os dois parágrafos a seguir se referem a cada um dos argumentos, safo? No caso da sua redação, a única coisa que você utiliza como uma ideia a ser defendida é "Essa nova ferramenta de aprendizagem pode ser um marco para o avanço da educação pública básica de países em desenvolvimento, como o Brasil."
Percebi que as teses que você quis desenvolver, estavam presentes no 1° e depois no 2° parágrafo do desenvolvimento. Recomendo que, na sua introdução, faça o seguinte:
Em no máximo umas 6 linhas, busque contextualizar rapidamente, se você tiver um tema que deva problematizar, mostre que aquilo é um problema, usando uma causa A e uma causa B, que serão mais aprofundadas ao decorrer do desenvolvimento. Não esqueça de utilizar as conjunções adverbiais e coordenativas para estabelecer uma relação entre os parágrafos e as ideias propostas.

Quanto à escrita, não percebi muitos erros, apenas em "políticas públucas", mas acredito que tenha sido por digitação.

*Um último adendo: Falei anteriormente sobre as conjunções e vou frisar ainda mais isso pra ti, use e abuse delas! Essas conjunções que ajudarão a retomar uma ideia, dar um sentido de adversidade, adição, etc. Dica de amigo: use mais elas! Ademais, busque não utilizar o "Atualmente", é algo que 99999999% das pessoas usam em redações, busque fazer algo mais original, fugindo do senso comum dA construção semântico-sintática de uma redação. Espero ter ajudado.
SanchesCM
SanchesCM
Jedi
Jedi

Mensagens : 434
Data de inscrição : 19/09/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

[ENEM] Poderiam corrigir essa redação? Empty Re: [ENEM] Poderiam corrigir essa redação?

Mensagem por benicl Sáb 13 Jul 2019, 07:20

Obrigado pela resposta. Mas o tema não dava indícios de problematização. Fiz uma redação nesse estilo sobre "Serviços On-Demand" e a professora de um cursinho - que já foi corretora de provas - deu uma nota 920, e todos falam que o meu maior problema está na conclusão. Tirei 200 em todas as outras outras e um 120 na V. Esse estilo de redação é o ideal. Vejo várias redações nota 1000 e nem vejo este festival de conectivos que todos aconselham. Um outro professor de cursinho também (na verdade aulões gratuitos), disse que tinha gente que tirava 500, 600 porque estava mais preocupada com conectivos que apresentar ideias.

Já quando eu fui utilizar "depreende-se", "ademais" e "hodierno", me falaram que eu estava tentando "me amostrar" com palavras, e não com ideias. Uma hora, a redação não pode ser previsível, mas uma única palavra dessa e ela é considerada machadiana.

Eu nem quero tirar 1000, acima de 800 está bom para mim. 1000 é para quem quer tentar cursos concorridíssimos. Redação Nota 1000 é acima de tudo sorte, depende demais do corretor. Redasena, como dizem alguns.

Obrigado pelo feedback, mas esse já é o 987643... modelo de redação que tento fazer. Esse modelo de Redação ENEM é complicado, né. Nunca está bom. Mas o jeito é continuar treinando.


Última edição por benicl em Sáb 13 Jul 2019, 07:26, editado 1 vez(es)

benicl
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 10/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

[ENEM] Poderiam corrigir essa redação? Empty Re: [ENEM] Poderiam corrigir essa redação?

Mensagem por benicl Sáb 13 Jul 2019, 07:24

Eu passei quase 30 minutos só tentando criar o primeiro parágrafo, não sei se daria para condicionar minhas ideias em 6 linhas, vejo muitas redações com notas boas que não fazem isso.

benicl
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 10/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

[ENEM] Poderiam corrigir essa redação? Empty Re: [ENEM] Poderiam corrigir essa redação?

Mensagem por SanchesCM Sáb 13 Jul 2019, 08:11

Entendo, como bem falei, não estou acostumado com esse estilo de redação. De qualquer modo, espero que consiga atingir o resultado esperado!
SanchesCM
SanchesCM
Jedi
Jedi

Mensagens : 434
Data de inscrição : 19/09/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

[ENEM] Poderiam corrigir essa redação? Empty Re: [ENEM] Poderiam corrigir essa redação?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos