PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Poderiam olhar essa minha redação?

2 participantes

Ir para baixo

Poderiam olhar essa minha redação? Empty Poderiam olhar essa minha redação?

Mensagem por benicl Qua 14 Ago 2019, 16:49

Perspectivas e desafios da Educação à Distância no Brasil

"A Constituição Federal de 1988 garante, para toda a população brasileira, o acesso à educação. Todavia, devido às dimensões territoriais e às desigualdades socioecônomicas, tal garantia não é plena. Nesse contexto, surgiram artifícios para tentar mudar essa realidade, como a Educação à Distância - EaD. Essa modalidade de ensino parece solucionar esse problema, entretanto, precisa ser discutida e aprimorada, não só por causa de sua confiabilidade duvidosa, como também pelo fato de que a universalização do acesso à internet no Brasil ainda estar aquém do ideal.

Primeiramente, muitos cursos profissionalizantes e universidades de EaD vendem a ideia de boa educação a baixo custo. Conforme Aristóteles, todo Homem tem, por natureza, o desejo de saber. Nesse contexto, o brasileiro, inserido em uma sociedade onde o acesso ao ensino é desigual, visualiza nos cursos Ead a chance de saciar sua vontade de aprender. Contudo, quem comanda a maioria dessas instituições de ensino à distância são os grandes conglomerados que visam apenas ao lucro, e não à qualidade das aulas ministradas. Portanto, infere-se o porquê de os serviços educacionais à distância terem qualidade duvidosa, pois os usuários deles são vistos pelas empresas geralmente como clientes, e não alunos. Assim, nitidifica-se um desvio na proposta da EaD que precisa ser combatida.

Em segundo lugar, a oferta da Educação à Distância é feita, majoritariamente, pela internet. Conquanto, o acesso à rede mundial de computadores ainda está aquém do ideal no país, consequência direta da desigualdade social, que impossibilita a plena conexão do interior e das periferias brasileiras à web. Isso faz com que a Ead não cumpra outra proposta comumente difundida: levar o aprendizado a todos os lugares. Desse modo, explicita-se que o serviço de educação à distância não será eficaz caso não aconteça uma plena inclusão digital dos cidadãos.

Dessarte, torna-se claro a necessidade de intervir para atenuar esses problemas. Desse modo, compete ao Ministério da Educação intensificar a fiscalização da qualidade dos cursos de Ead, por meio da criação de uma avaliação específica para essas instituições, exigindo uma pontuação mínima necessária para o funcionamento delas, concedendo, assim, confiabilidade a essa modalidade de ensino. Ademais, o Governo Federal deve, por meio do estabelecimento de políticas públicas, aumentar a inclusão digital no Brasil, para que o acesso à internet seja universal, aumentando, por conseguinte, a potencialidade da Educação à Distância."

*Desconsiderem qualquer erro crasso na digitação de palavras, se houver, fiz essa redação no bloco de notas do celular.

benicl
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 10/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Poderiam olhar essa minha redação? Empty Re: Poderiam olhar essa minha redação?

Mensagem por Ullysses Qua 14 Ago 2019, 17:26

A estrutura, a concatenação de ideias e a argumentação está 10/10.


* Generalização: Essa modalidade de ensino parece solucionar [parcialmente] esse problema, entretanto, precisa ser discutida e aprimorada, não só por causa de sua confiabilidade duvidosa, como também pelo fato de que a universalização do acesso à internet no Brasil ainda estar aquém do ideal. 
ou fato de que ... está (paralelismo)

*Na introdução, faltou o nexo causal entre Ead e acesso à educação


*vendem a ideia - clichê - defendem a ideia


*boa educação; evite palavras vagas como "boa", "bom"... substitua por educação de qualidade


*falta de paralelismo como clientes, e não [como] alunos.


* visualiza, nos cursos Ead, a chance de saciar sua vontade [e necessidade] de aprender. 


Desse modo, explicita-se que o serviço de educação à distância não será eficaz caso não aconteça uma a plena inclusão digital dos cidadãos


*Imprecisão vocabular: Assim, nitidifica-se um desvio [entrave] na proposta da EaD que precisa ser combatida [solucionado, aperfeiçoada, revista etc.]


*Na segunda proposta: " por meio do estabelecimento de políticas públicas" - especificar o COMO. Por exemplo, disponibilizar locais públicos de acesso a computadores? Incluir a disciplina de informática nos currículos escolares?


Conquanto, o acesso à rede mundial de computadores = emprego equivocado da conjunção conquanto
Conquanto = embora (conjunção concessiva)
Substituir por Entretanto, Contudo etc. (conjunções adversativas)




Muito boa a redação. Provavelmente, você perderia ponto somente por causa desse "conquanto", que está bem dissonante. 


Logo: 960


Última edição por Ullysses em Qua 14 Ago 2019, 17:37, editado 3 vez(es)
Ullysses
Ullysses
Iniciante

Mensagens : 33
Data de inscrição : 19/06/2019
Idade : 25
Localização : bh

Ir para o topo Ir para baixo

Poderiam olhar essa minha redação? Empty Re: Poderiam olhar essa minha redação?

Mensagem por Ullysses Qua 14 Ago 2019, 17:30

Esse tema é interessante. Pode ser que este ano peçam a opinião dos candidatos sobre a proposta do Enem digital.
Daria para você aproveitar algumas partes desse texto.
Ullysses
Ullysses
Iniciante

Mensagens : 33
Data de inscrição : 19/06/2019
Idade : 25
Localização : bh

Ir para o topo Ir para baixo

Poderiam olhar essa minha redação? Empty Re: Poderiam olhar essa minha redação?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos