Poderiam olhar essa minha redação?
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Poderiam olhar essa minha redação?
Perspectivas e desafios da Educação à Distância no Brasil
"A Constituição Federal de 1988 garante, para toda a população brasileira, o acesso à educação. Todavia, devido às dimensões territoriais e às desigualdades socioecônomicas, tal garantia não é plena. Nesse contexto, surgiram artifícios para tentar mudar essa realidade, como a Educação à Distância - EaD. Essa modalidade de ensino parece solucionar esse problema, entretanto, precisa ser discutida e aprimorada, não só por causa de sua confiabilidade duvidosa, como também pelo fato de que a universalização do acesso à internet no Brasil ainda estar aquém do ideal.
Primeiramente, muitos cursos profissionalizantes e universidades de EaD vendem a ideia de boa educação a baixo custo. Conforme Aristóteles, todo Homem tem, por natureza, o desejo de saber. Nesse contexto, o brasileiro, inserido em uma sociedade onde o acesso ao ensino é desigual, visualiza nos cursos Ead a chance de saciar sua vontade de aprender. Contudo, quem comanda a maioria dessas instituições de ensino à distância são os grandes conglomerados que visam apenas ao lucro, e não à qualidade das aulas ministradas. Portanto, infere-se o porquê de os serviços educacionais à distância terem qualidade duvidosa, pois os usuários deles são vistos pelas empresas geralmente como clientes, e não alunos. Assim, nitidifica-se um desvio na proposta da EaD que precisa ser combatida.
Em segundo lugar, a oferta da Educação à Distância é feita, majoritariamente, pela internet. Conquanto, o acesso à rede mundial de computadores ainda está aquém do ideal no país, consequência direta da desigualdade social, que impossibilita a plena conexão do interior e das periferias brasileiras à web. Isso faz com que a Ead não cumpra outra proposta comumente difundida: levar o aprendizado a todos os lugares. Desse modo, explicita-se que o serviço de educação à distância não será eficaz caso não aconteça uma plena inclusão digital dos cidadãos.
Dessarte, torna-se claro a necessidade de intervir para atenuar esses problemas. Desse modo, compete ao Ministério da Educação intensificar a fiscalização da qualidade dos cursos de Ead, por meio da criação de uma avaliação específica para essas instituições, exigindo uma pontuação mínima necessária para o funcionamento delas, concedendo, assim, confiabilidade a essa modalidade de ensino. Ademais, o Governo Federal deve, por meio do estabelecimento de políticas públicas, aumentar a inclusão digital no Brasil, para que o acesso à internet seja universal, aumentando, por conseguinte, a potencialidade da Educação à Distância."
*Desconsiderem qualquer erro crasso na digitação de palavras, se houver, fiz essa redação no bloco de notas do celular.
"A Constituição Federal de 1988 garante, para toda a população brasileira, o acesso à educação. Todavia, devido às dimensões territoriais e às desigualdades socioecônomicas, tal garantia não é plena. Nesse contexto, surgiram artifícios para tentar mudar essa realidade, como a Educação à Distância - EaD. Essa modalidade de ensino parece solucionar esse problema, entretanto, precisa ser discutida e aprimorada, não só por causa de sua confiabilidade duvidosa, como também pelo fato de que a universalização do acesso à internet no Brasil ainda estar aquém do ideal.
Primeiramente, muitos cursos profissionalizantes e universidades de EaD vendem a ideia de boa educação a baixo custo. Conforme Aristóteles, todo Homem tem, por natureza, o desejo de saber. Nesse contexto, o brasileiro, inserido em uma sociedade onde o acesso ao ensino é desigual, visualiza nos cursos Ead a chance de saciar sua vontade de aprender. Contudo, quem comanda a maioria dessas instituições de ensino à distância são os grandes conglomerados que visam apenas ao lucro, e não à qualidade das aulas ministradas. Portanto, infere-se o porquê de os serviços educacionais à distância terem qualidade duvidosa, pois os usuários deles são vistos pelas empresas geralmente como clientes, e não alunos. Assim, nitidifica-se um desvio na proposta da EaD que precisa ser combatida.
Em segundo lugar, a oferta da Educação à Distância é feita, majoritariamente, pela internet. Conquanto, o acesso à rede mundial de computadores ainda está aquém do ideal no país, consequência direta da desigualdade social, que impossibilita a plena conexão do interior e das periferias brasileiras à web. Isso faz com que a Ead não cumpra outra proposta comumente difundida: levar o aprendizado a todos os lugares. Desse modo, explicita-se que o serviço de educação à distância não será eficaz caso não aconteça uma plena inclusão digital dos cidadãos.
Dessarte, torna-se claro a necessidade de intervir para atenuar esses problemas. Desse modo, compete ao Ministério da Educação intensificar a fiscalização da qualidade dos cursos de Ead, por meio da criação de uma avaliação específica para essas instituições, exigindo uma pontuação mínima necessária para o funcionamento delas, concedendo, assim, confiabilidade a essa modalidade de ensino. Ademais, o Governo Federal deve, por meio do estabelecimento de políticas públicas, aumentar a inclusão digital no Brasil, para que o acesso à internet seja universal, aumentando, por conseguinte, a potencialidade da Educação à Distância."
*Desconsiderem qualquer erro crasso na digitação de palavras, se houver, fiz essa redação no bloco de notas do celular.
benicl- Iniciante
- Mensagens : 38
Data de inscrição : 10/07/2019
Re: Poderiam olhar essa minha redação?
A estrutura, a concatenação de ideias e a argumentação está 10/10.
* Generalização: Essa modalidade de ensino parece solucionar [parcialmente] esse problema, entretanto, precisa ser discutida e aprimorada, não só por causa de sua confiabilidade duvidosa, como também pelo fato deque a universalização do acesso à internet no Brasil ainda estar aquém do ideal.
ou fato de que ... está (paralelismo)
*Na introdução, faltou o nexo causal entre Ead e acesso à educação
*vendem a ideia - clichê - defendem a ideia
*boa educação; evite palavras vagas como "boa", "bom"... substitua por educação de qualidade
*falta de paralelismo como clientes, e não [como] alunos.
* visualiza, nos cursos Ead, a chance de saciar sua vontade [e necessidade] de aprender.
* Desse modo, explicita-se que o serviço de educação à distância não será eficaz caso não aconteçauma a plena inclusão digital dos cidadãos
*Imprecisão vocabular: Assim, nitidifica-se umdesvio [entrave] na proposta da EaD que precisa ser combatida [solucionado, aperfeiçoada, revista etc.]
*Na segunda proposta: " por meio do estabelecimento de políticas públicas" - especificar o COMO. Por exemplo, disponibilizar locais públicos de acesso a computadores? Incluir a disciplina de informática nos currículos escolares?
* Conquanto, o acesso à rede mundial de computadores = emprego equivocado da conjunção conquanto
Conquanto = embora (conjunção concessiva)
Substituir por Entretanto, Contudo etc. (conjunções adversativas)
Muito boa a redação. Provavelmente, você perderia ponto somente por causa desse "conquanto", que está bem dissonante.
Logo: 960
* Generalização: Essa modalidade de ensino parece solucionar [parcialmente] esse problema, entretanto, precisa ser discutida e aprimorada, não só por causa de sua confiabilidade duvidosa, como também pelo fato de
ou fato de que ... está (paralelismo)
*Na introdução, faltou o nexo causal entre Ead e acesso à educação
*vendem a ideia - clichê - defendem a ideia
*boa educação; evite palavras vagas como "boa", "bom"... substitua por educação de qualidade
*falta de paralelismo como clientes, e não [como] alunos.
* visualiza, nos cursos Ead, a chance de saciar sua vontade [e necessidade] de aprender.
* Desse modo, explicita-se que o serviço de educação à distância não será eficaz caso não aconteça
*Imprecisão vocabular: Assim, nitidifica-se um
*Na segunda proposta: " por meio do estabelecimento de políticas públicas" - especificar o COMO. Por exemplo, disponibilizar locais públicos de acesso a computadores? Incluir a disciplina de informática nos currículos escolares?
* Conquanto, o acesso à rede mundial de computadores = emprego equivocado da conjunção conquanto
Conquanto = embora (conjunção concessiva)
Substituir por Entretanto, Contudo etc. (conjunções adversativas)
Muito boa a redação. Provavelmente, você perderia ponto somente por causa desse "conquanto", que está bem dissonante.
Logo: 960
Última edição por Ullysses em Qua 14 Ago 2019, 17:37, editado 3 vez(es)
Ullysses- Iniciante
- Mensagens : 33
Data de inscrição : 19/06/2019
Idade : 25
Localização : bh
Re: Poderiam olhar essa minha redação?
Esse tema é interessante. Pode ser que este ano peçam a opinião dos candidatos sobre a proposta do Enem digital.
Daria para você aproveitar algumas partes desse texto.
Daria para você aproveitar algumas partes desse texto.
Ullysses- Iniciante
- Mensagens : 33
Data de inscrição : 19/06/2019
Idade : 25
Localização : bh
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