PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Modelos atômicos

2 participantes

Ir para baixo

Modelos atômicos Empty Modelos atômicos

Mensagem por marcosprb Seg 06 maio 2019, 14:27

G1 -ifce 2014) Em 1913, o cientista dinamarquês Bohr elaborou uma nova teoria sobre a distribuição e o movimento dos elétrons. Essa teoria parte do modelo atômico de Rutherford e fundamenta-se na teoria quântica da radiação de Max Planck. Em relação à teoria de Bohr, é correto dizer-se que ela se fundamenta nos seguintes postulados:
I. Os elétrons estão localizados na eletrosfera do átomo.
II. Os elétrons descrevem, ao redor do núcleo, órbitas circulares com energia fixa e determinada.
III. Os elétrons movimentam-se nas órbitas estacionárias e, nesse movimento, não emitem energia espontaneamente.
IV. Os elétrons emitem raios alfa e beta.
V. Quando um elétron recebe energia suficiente do exterior, ele salta para outra órbita mais distante do núcleo; o elétron tende a voltar a sua órbita original, devolvendo a energia recebida em forma de luz.
Estão corretos: a) apenas I, II e V. b) apenas I, III e IV. c) apenas II, III e V. d) I, II, III, IV e V. e) apenas I, II, III, IV

Não entendi porque o item I está incorreto.
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Modelos atômicos Empty Re: Modelos atômicos

Mensagem por monica_geller Seg 06 maio 2019, 15:39

Oii, Marcos

será que é porque a I representa um postulado de Rutherford? 
Postulados de Rutherford:

1º postulado: Os elétrons descrevem órbitas circulares estacionárias ao redor do núcleo, sem emitirem nem absorverem energia;
2º postulado: Fornecendo energia (elétrica, térmica etc) a um átomo, um ou mais elétrons a absorvem e saltam para níveis mais afastados do núcleo. Ao voltarem as suas órbitas originais, devolvem a energia recebida em forma de luz (fenômeno observado, tomando como exemplo, uma barra de ferro aquecida ao rubro);
3ºO núcleo é positivamente carregado;
4º A região vazia em torno do núcleo é denominada eletrosfera que seria onde os elétrons estão localizados

Postulados de Bohr:
1º) Um átomo é formado por um núcleo e por elétrons extranucleares, cujas interações elétricas seguem a lei de Coulomb.
 2º) Os elétrons se movem ao redor do núcleo em órbitas circulares.
3º) Quando um elétron está em uma órbita ele não ganha e nem perde energia, dizemos que ele está em uma órbita discreta ou estacionária ou num estado estacionário.
4º) Os elétrons só podem apresentar variações de energia quando saltam de uma órbita para outra.
 5º) Um átomo só pode ganhar ou perder energia em quantidades equivalentes a um múltiplo inteiro (quanta).

O que você acha?
monica_geller
monica_geller
Jedi
Jedi

Mensagens : 419
Data de inscrição : 28/03/2019
Idade : 28
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Modelos atômicos Empty Re: Modelos atômicos

Mensagem por marcosprb Seg 06 maio 2019, 17:27

monica_geller escreveu:Oii, Marcos

será que é porque a I representa um postulado de Rutherford? 
Postulados de Rutherford:

1º postulado: Os elétrons descrevem órbitas circulares estacionárias ao redor do núcleo, sem emitirem nem absorverem energia;
2º postulado: Fornecendo energia (elétrica, térmica etc) a um átomo, um ou mais elétrons a absorvem e saltam para níveis mais afastados do núcleo. Ao voltarem as suas órbitas originais, devolvem a energia recebida em forma de luz (fenômeno observado, tomando como exemplo, uma barra de ferro aquecida ao rubro);
3ºO núcleo é positivamente carregado;
4º A região vazia em torno do núcleo é denominada eletrosfera que seria onde os elétrons estão localizados

Postulados de Bohr:
1º) Um átomo é formado por um núcleo e por elétrons extranucleares, cujas interações elétricas seguem a lei de Coulomb.
 2º) Os elétrons se movem ao redor do núcleo em órbitas circulares.
3º) Quando um elétron está em uma órbita ele não ganha e nem perde energia, dizemos que ele está em uma órbita discreta ou estacionária ou num estado estacionário.
4º) Os elétrons só podem apresentar variações de energia quando saltam de uma órbita para outra.
 5º) Um átomo só pode ganhar ou perder energia em quantidades equivalentes a um múltiplo inteiro (quanta).

O que você acha?
Olá, Monica!
Bem, eu fiquei um pouco confuso em relação a alternativa I. De fato, ela não é uma afirmação feita por Bohr, afinal de contas o modelo planetário de Rutherford já descrevia a existência da eletrosfera. No entanto, até onde eu sei, o modelo de Bohr se fundamenta nesse postulado.

Em relação à esse trecho

''Postulados de Rutherford:

1º postulado: Os elétrons descrevem órbitas circulares estacionárias ao redor do núcleo, sem emitirem nem absorverem energia;
2º postulado: Fornecendo energia (elétrica, térmica etc) a um átomo, um ou mais elétrons a absorvem e saltam para níveis mais afastados do núcleo. Ao voltarem as suas órbitas originais, devolvem a energia recebida em forma de luz (fenômeno observado, tomando como exemplo, uma barra de ferro aquecida ao rubro);''


Na verdade, esses postulados também são de Bohr. Através das descobertas de Maxwell acerca do eletromagnetismo, Bohr propôs um modelo que pudesse explicar o fato de os elétrons não perderem energia e ''caírem'' no núcleo. Justamente através das orbitas estacionárias e dos níveis discretos de energia, os ''quanta'' é que se pode explicar os fenômenos do salto quântico e da emissão de ondas eletromagnéticas.
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Modelos atômicos Empty Re: Modelos atômicos

Mensagem por monica_geller Seg 06 maio 2019, 17:36

"Na verdade, esses postulados também são de Bohr. Através das descobertas de Maxwell acerca do eletromagnetismo, Bohr propôs um modelo que pudesse explicar o fato de os elétrons não perderem energia e ''caírem'' no núcleo. Justamente através das orbitas estacionárias e dos níveis discretos de energia, os ''quanta'' é que se pode explicar os fenômenos do salto quântico e da emissão de ondas eletromagnéticas."


Eu tinha pensado nisso também, mas eu tentei pensar que talvez o caminho da questão fosse esse que eu te falei.
Fiquei confusa também.

Você tem ideia de que ano é essa questão?
monica_geller
monica_geller
Jedi
Jedi

Mensagens : 419
Data de inscrição : 28/03/2019
Idade : 28
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Modelos atômicos Empty Re: Modelos atômicos

Mensagem por monica_geller Seg 06 maio 2019, 17:41

PODE IGNORAR, ACABEI DE VER O ANO!

eu to doente, nisso tá complicado a mente aqui haha
monica_geller
monica_geller
Jedi
Jedi

Mensagens : 419
Data de inscrição : 28/03/2019
Idade : 28
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Modelos atômicos Empty Re: Modelos atômicos

Mensagem por marcosprb Seg 06 maio 2019, 21:27

Olá Monica! Acredito que consegui descobrir o problema da alternativa I
Modelos atômicos 30_qui10
Estava fazendo uma questão(uma questão que serve para uma excelente revisão, diga-se de passagem), e repare que ela diz que  a eletrosfera fica em volta do núcleo, e não em volta do átomo conforme diz o item I. Imagino que seja esse o problema. Foi bom ter ficado com dúvidas nessa questão, pois acabei aprendendo uma coisa nova

Obrigado pela ajuda e melhoras ai Smile
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Modelos atômicos Empty Re: Modelos atômicos

Mensagem por monica_geller Seg 06 maio 2019, 21:45

Nossa, tem sentido mesmo, eu acabei nem me atentando a isso!

Eu sempre aprendo muito com questões ou costumo ter sacadas que às vezes eu não teria lendo apenas!

Muito obrigada por me explicar também!


"Obrigado pela ajuda e melhoras ai "

Obrigada!!! Aceito melhoras, pois não aguento mais tomar remédios por hoje hahahah
monica_geller
monica_geller
Jedi
Jedi

Mensagens : 419
Data de inscrição : 28/03/2019
Idade : 28
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Modelos atômicos Empty Re: Modelos atômicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos