PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ácidos

3 participantes

Ir para baixo

Ácidos Empty Ácidos

Mensagem por karla.elysa Ter 30 Abr 2019, 09:19

Ácidos instáveis são ácidos que se decompõem parcial ou totalmente sob condições normais de temperatura e pressão, formando, quase sempre, como produtos de decomposição, água líquida e um gás. Entre os pares de ácidos relacionados, é constituído apenas por ácidos instáveis:
a) H2SO4 e H3PO4
b) HClO4 e HBr
c) H2CO3 e H2SO3
d) H2C2O4 e H3BO3
e) HI e HF


Gabarito: C


Alguém pode me explicar como identificar de maneira prática (para a finalidade de responder em um vestibular, por exemplo) os ácidos instáveis?

karla.elysa
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 14/12/2017
Idade : 28
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Ácidos Empty Re: Ácidos

Mensagem por Emersonsouza Ter 30 Abr 2019, 16:14

Instálvel-->  algo que muda,varia ,não é constante .
Portanto, ácidos instaveis são aqueles que mudam de uma forma para outra,isto é , eles se decompoem em subtancias menos complexas  (óxido e água).
 Geralmente  os ácidos instáveis são fracos ou moderados.
 Olha,eu poderia explicar a regra de pauling para classificar os ácidos,so que ela não se aplica a ácidos instáveis ,pelo que eu sei.
 Eu meio  que acabei  decorando esses ácidos depois de fazer muitas questões sobre o assunto.
   Pelo que vi até hoje ,há poucos ácidos desse tipo ,acho que são  três no total: H2CO3( ácido carbônico),H2SO3(ácido sulfuroso) e outro que eu não me lemenbro no momento.
Acho que seria legal você tentar decora-los.
Bom,isso foi mais uma sugestão do que uma solução,mas espero que possa te ajudar
Emersonsouza
Emersonsouza
Fera
Fera

Mensagens : 1100
Data de inscrição : 14/01/2015
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ácidos Empty Re: Ácidos

Mensagem por RafaNaBase Qua 19 maio 2021, 15:48

Me atrapalhei nessa questão porque estudo pelo livro do Feltre e lá não fala sobre estabilidade do ácido. Tive que perder tempo pesquisando por todas as classificações dos ácidos, que são: volatilidade, estabilidade, grau de oxigenação, grau de hidratação, número de hidrogênios ionizáveis e força (ou grau de ionização).

Estabilidade é diferente de volatilidade.
No 1º não achei regras para descobrir se um ácido é estável ou instável, só memorizando como disse o Emersonsouza; (o outro ácido instável que ele esqueceu é o H2S2O3)
No 2º tem regras que aparecem nos livros, tranquilamente.
RafaNaBase
RafaNaBase
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 29/04/2021
Idade : 23
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ácidos Empty Re: Ácidos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos