PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Geometria Analítica / Números Complexos

2 participantes

Ir para baixo

Geometria Analítica / Números Complexos Empty Geometria Analítica / Números Complexos

Mensagem por jamscustodio Dom 24 Mar 2019, 16:30

Pessoal, esta é a minha primeira publicação no fórum, então me desculpem se eu estiver perguntando no lugar errado.
Bom, gostaria que alguém pudesse me explicar essa questão:
 - Determine o lugar geométrico dos afixos dos números complexos z para os quais:
a) |z-1+2i| = 2
b) |z-1+2i|  2


Última edição por jamscustodio em Dom 24 Mar 2019, 17:00, editado 1 vez(es)

jamscustodio
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 23
Localização : Fortaleza - CE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Analítica / Números Complexos Empty Re: Geometria Analítica / Números Complexos

Mensagem por Elcioschin Dom 24 Mar 2019, 16:36

Sua questão é de Álgebra. Vou mudar para o local correto.
Por favor, leia e siga todas as Regras do fórum (no alto desta página), nas próximas postagens.

z = x + y.i

|z - 1 + 2.i| = 2 ---> |x + y.i - 1 + 2.i| = 2 ---> |(x - 1) + i.(y + 2)|² = 2² --->

(x - 1)² + (y + 2)² = 4 ---> Equação de uma circunferência de centro C(1, -2) e raio R = 2

Não deu para entender a 2ª equação.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71837
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Analítica / Números Complexos Empty Re: Geometria Analítica / Números Complexos

Mensagem por jamscustodio Dom 24 Mar 2019, 17:00

Elcioschin escreveu:Sua questão é de Álgebra. Vou mudar para o local correto.
Por favor, leia e siga todas as Regras do fórum (no alto desta página), nas próximas postagens.

z = x + y.i

|z - 1 + 2.i| = 2 ---> |x + y.i - 1 + 2.i| = 2 ---> |(x - 1) + i.(y + 2)|² = 2² --->

(x - 1)² + (y + 2)² = 4 ---> Equação de uma circunferência de centro C(1, -2) e raio R = 2

Não deu para entender a 2ª equação.

Muito, muito, muito obrigada! Corrigindo a segunda equação: |z-1+2i| ≤ 2. Queria saber por quê nesse caso a resposta seria um círculo.

jamscustodio
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 23
Localização : Fortaleza - CE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Analítica / Números Complexos Empty Re: Geometria Analítica / Números Complexos

Mensagem por Elcioschin Dom 24 Mar 2019, 17:16

Circunferência de círculo é a borda externa do círculo, isto é circunferência é uma linha e círculo é uma área circular.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71837
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Analítica / Números Complexos Empty Re: Geometria Analítica / Números Complexos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos