PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gramatica e coesão UFSC 2019

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Gramatica e coesão UFSC 2019

Mensagem por waydzik Ter 05 Fev 2019, 21:51

Considere os trechos a seguir, extraídos do Texto 1, e a variedade padrão da língua escrita.

 I. O Brasil perdeu a possibilidade da metáfora. Isso já sabíamos. O excesso de realidade nos joga no não tempo. No sem tempo. No fora do tempo. (linhas 12-13)

 II. Outras pessoas tentavam furtar o celular e a carteira de quem tentava entrar para ajudar ou só estava imóvel diante dos portões tentando compreender como viver sem metáforas. (linhas 19- 21)

 III. Brasil é você. Não posso ser aquele que não é. (linha 22)

 IV. Diante do Museu Nacional em chamas, de costas para o palácio, de frente para onde deveria estar o povo, Dom Pedro II em estátua. (linhas 26-27)

 Em relação aos trechos, é correto afirmar que: 

01. em I, o pronome “Isso” tem como referente “O excesso de realidade”.

02. em I e II, há o emprego da figura de linguagem metáfora. 

04. em IV, a passagem “de frente para onde deveria estar o povo” apresenta uma crítica ao povo, que não se fez presente para ajudar a apagar o incêndio.

08. na segunda oração de III, há a retomada por elipse do sujeito posto na oração imediatamente anterior. 

16. em I, os termos “não”, “sem” e “fora” apresentam a mesma função gramatical.

32. em III, há uma relação metonímica entre “você” e “Brasil”.

64. em IV, o período apresenta sentido denotativo. 




Correcao:
01) Incorreto. O pronome isso retoma a oração: O Brasil perdeu a possibilidade da metáfora.
02). Incorreto. Não há o emprego de metáforas nos dois trechos indicados.
04). Incorreto. O trecho apenas dá a localização da estátua de Dom Pedro II em relação ao palácio em chamas
08)Incorreto. Na segunda oração – Não posso ser aquele que não é., temos sujeito oculto (eu) para o verbo poder e o pronome relativo que para o verbo ser
16). Incorreto. Em O excesso de realidade nos joga no não (prefixo) tempo. No sem (preposição) tempo. No fora (advérbio) do tempo.
32)Correto
64). Correto.

Duvidas:  Fiquei com duvida na 04) pois usar " de frente para onde deveria estar o povo" me parece uma critica, caso contrario nao vejo o porquê disso ser dito. 
e na 16) o nao, o sem e o fora nao sao usados como adjetivos do tempo? (logo possuem a mesma funcao)


Última edição por waydzik em Sáb 09 Fev 2019, 19:11, editado 1 vez(es)
waydzik
waydzik
Jedi
Jedi

Mensagens : 401
Data de inscrição : 25/09/2017
Idade : 26
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Gramatica e coesão UFSC 2019

Mensagem por waydzik Qui 07 Fev 2019, 23:51

Very Happy
waydzik
waydzik
Jedi
Jedi

Mensagens : 401
Data de inscrição : 25/09/2017
Idade : 26
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Gramatica e coesão UFSC 2019

Mensagem por Thanos Sex 08 Fev 2019, 19:44

Em relação à alternativa 4, é até possível existir uma crítica indireta feita pela autora, mas não seria à população, ao povo, como a alternativa menciona, e sim, às políticas adotadas pelo governo desde o período do império.

Já na 16, opte pelas definições:

- O adjetivo é um caracterizador, um modificador de sentido (normalmente do substantivo) e varia em gênero, número e grau.

- Os prefixos são morfemas que se colocam antes dos radicais, a fim de modificar-lhes o sentido (nesse mesmo texto aparece o trecho "Eu, sem Luzia, uma não mulher em lugar nenhum.'' Em ambos, funcionando como o prefixo a-, im-: anormal, impossível; com sentido contrário, privação, negação)

- A preposição estabelece determinadas relações de sentido, sendo uma palavra invariável que tem o papel de conector (ou conectivo), cumprindo a função de ligar palavras entre si, palavras a orações ou orações entre si.

- O advérbio é um modificador ou ampliador de sentido de
certos vocábulos ou estruturas e, pode indicar algumas circunstâncias; não se flexionando em gênero nem em número.

Caso tenha discordâncias ou correções, fique à vontade.
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2016
Idade : 23
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Gramatica e coesão UFSC 2019

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos