PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qualidade de Vida - PUC

2 participantes

Ir para baixo

Qualidade de Vida - PUC Empty Qualidade de Vida - PUC

Mensagem por GranTorino Sáb 22 Set 2018, 00:23

Qualidade de Vida - PUC VTf9QHQAAAABJRU5ErkJggg==
O esquema acima selecionado sintetiza, em linhas gerais, como se dá a relação Pesquisa-Produção tecnológica na América Latina e entre essa região e os países centrais, na atualidade. Considerando-se que as iniciais RH significam “Recursos Humanos” e que P&D são “Pesquisa e Desenvolvimento”, marque a única opção INCORRETA em relação à interpretação do esquema.

(A) A fuga de cérebros dos países latino-americanos para os países centrais só amplia a carência de quadros humanos qualificados e especializados na América Latina. Tal situação obriga os investidores dos países centrais a optarem pelo uso da tecnologia produzida na região periférica.
(B) As estratégias tecnológicas de ponta que definem as metodologias mais atuais do “saber fazer ciência” se localizam nos países centrais, submetendo a América Latina e demais regiões periféricas do planeta aos padrões de raciocínio e organização das pesquisas mais avançadas, em muitos setores.
(C) A interrogação (?) presente na parte “América Latina” do esquema está diretamente relacionada à carência de um circuito estrutural fundamental para a autonomização da região em termos da ligação pesquisa-produção: o circuito da educação básica, técnica e científica na composição dos RHs dos países.
(D) Na concepção e operação das tecnologias vêem-se os graus diferenciados de qualificação nos dois grupos de países. Enquanto que nos países centrais produz-se a racionalidade tecnológica, na América Latina aprende-se a usar essa mesma racionalidade de maneira pouco autônoma.
(E) A pirataria de patentes e produtos na América Latina pode ser uma conseqüência do atraso imposto tanto pela dependência gerada pelos países centrais à região quanto pela falta de investimentos sociais (educação em todos os níveis) dos Estados nacionais latino-americanos, tornando a produção de P&D na região incapaz de promover a autonomia econômico-produtiva de suas sociedades.

RESPOSTA: A 

Olá! O motiva de a alternativa A ser a resposta é que a sua última frase - ¨Tal situação obriga os investidores dos países centrais a optarem pelo uso da tecnologia produzida na região periférica¨ - certo?

Grato!
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qualidade de Vida - PUC Empty Re: Qualidade de Vida - PUC

Mensagem por Pedro Celso Silva Dom 23 Set 2018, 05:04

Não entendi a pergunta e nem o desenho;mas vejamos um exemplo que acontece há anos no nosso país.
O Brasil é um país periférico, inúmeros jovens e pessoas são altamente qualificadas,seja em engenharia,projetos ou pesquisa. O governo não incentiva essas áreas.  A maioria da população brasileira trabalha com tarefas de baixa qualificação,o que diminui os salários, diminui o valor agregado de produtos exportados pelo país. Assim,somos um país onde é barato produzir.
Somos mal instruídos e não produzimos artigos caros. Somos pouco ou nada críticos. Pouco racionais e compramos por impulso. Não exigimos muito e as leis não são seguidas a risca. As empresas fazem cartéis e estabelecem preços altíssimos. Pagamos,porque não produzimos. Não há concorrência. Margens de lucro estratosféricas.
Enquanto num país central,é totalmente ao contrário. Peguemos a Alemanha por exemplo, aonde as pessoas são muito perfeccionistas e o povo cultua a Engenharia e a Ciência. Inúmeras empresas alemães fazem acordos com faculdades brasileiras para fomentarem a fuga de cérebros, isto é, roubar os estudantes brasileiros para trabalhar para eles. É mais barato trazer um estudante excelente daqui para lá do que usar o bom deles. Tanto pela conjectura do país (Brasil, país pobre,infraestrutura ruim,povo iludido e endeusa o exterior) quanto Alemanha ( 1 euro vale 5 reais,os alemães estão saturados com tantos engenheiros e essa mão de obra está valorizada

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos