PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trapézio envolvendo semelhança de triângulos

3 participantes

Ir para baixo

Trapézio envolvendo semelhança de triângulos  Empty Trapézio envolvendo semelhança de triângulos

Mensagem por Ana29Carolina Qua 12 Set 2018, 11:41

Na figura abaixo, ABCé um trapézio com bases ACmedindo 30 cm e 18 cm, respectivamente. Os pontos estão nos lados ABde ABCD, respectivamente, sendo que Eé paralelo a ADE=5AE. Os pontos estão no lado Ade ABCD, sendo que os segmentos de reta DCsão perpendiculares a AB. Os pontos são os pontos de interseção de DCcom EF, respectivamente.


A) Mostre que EI = 5/6 AG.


B) Mostre que CF = 5 BF.


C) Calcule a medida do segmento de reta EF.


Trapézio envolvendo semelhança de triângulos  311

Ana29Carolina
Padawan
Padawan

Mensagens : 88
Data de inscrição : 13/04/2016
Idade : 24
Localização : Carmo da Mata-MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Trapézio envolvendo semelhança de triângulos  Empty Re: Trapézio envolvendo semelhança de triângulos

Mensagem por Elcioschin Qua 12 Set 2018, 12:35

Seja AE = k ---> DE = 5.k ---> DA = 6.k

A) Triângulos retângulos DIE e DGA são semelhantes:

DE/EI = DA/AG ---> 5.k/EI = 6.k/AG ---> 5/EI = 6/AG ---> EI = (5/6).AG

Tente completar.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71757
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Trapézio envolvendo semelhança de triângulos  Empty Re: Trapézio envolvendo semelhança de triângulos

Mensagem por Ana29Carolina Qua 12 Set 2018, 15:31

Perdão, Elcioschin, mas não compreendi a letra B) também! Desde já, muito obrigada! Laughing

Ana29Carolina
Padawan
Padawan

Mensagens : 88
Data de inscrição : 13/04/2016
Idade : 24
Localização : Carmo da Mata-MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Trapézio envolvendo semelhança de triângulos  Empty Re: Trapézio envolvendo semelhança de triângulos

Mensagem por Elcioschin Qua 12 Set 2018, 18:49

O que significa "mas não compreendi":

1) Você não entendeu o que o enunciado pede em B ?
2) Você entendeu mas não conseguiu resolver?
3) Você nem tentou resolver?

B) Propriedade de trapézios: Como a reta EF é paralela a AB e CD ela divide BC na mesma proporção de AB ---> CF = 5.BF. Pesquise a demonstração desta propriedade em qualquer bom livro de Geometria

C) Seja GI = HJ = h ---> DI = 5.GI e CJ = 5.HJ

Calcule área de ABCD em função da altura h
Calcule a área do trapézio superior EFCD em função de h
Calcule a área do trapézio superior ABFE em função de h

S(ABCD) = S(EFCD) + S(ABFE) --> Calcule EF
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71757
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Trapézio envolvendo semelhança de triângulos  Empty Re: Trapézio envolvendo semelhança de triângulos

Mensagem por Ana29Carolina Qua 12 Set 2018, 18:53

Perdão por não ter esclarecido bem. Eu entendi, mas não consegui resolver!  Neutral

Ana29Carolina
Padawan
Padawan

Mensagens : 88
Data de inscrição : 13/04/2016
Idade : 24
Localização : Carmo da Mata-MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Trapézio envolvendo semelhança de triângulos  Empty Re: Trapézio envolvendo semelhança de triângulos

Mensagem por adriano100 Qua 12 Set 2018, 19:26

Ana26Carolina, esses problemas que vc está colocando são da avaliação ou da tarefa que foi dada para solução (sem apoio externo) para os alunos do programa PIC do IMPA durante esta semana. 

Se vc é aluna desse programa, vc poderá ser desligada do programa pois isso é algo não autorizado pelo regulamento. Isso é considerado como "cola".
adriano100
adriano100
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 17/08/2017
Idade : 65
Localização : Piracicaba, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Trapézio envolvendo semelhança de triângulos  Empty Re: Trapézio envolvendo semelhança de triângulos

Mensagem por Ana29Carolina Qua 12 Set 2018, 19:56

Perdão, adriano10. Mas, é que meu professor não tem muita disponibilidade de explicar a respeito das atividades e tarefas. E não sou do tipo de pessoa que cola, mas sim de alguém que quer muito aprender e está aqui para tirar suas dúvidas!Meu PIC é virtual e temos, praticamente, apoio zero quanto às dúvidas!

Ana29Carolina
Padawan
Padawan

Mensagens : 88
Data de inscrição : 13/04/2016
Idade : 24
Localização : Carmo da Mata-MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Trapézio envolvendo semelhança de triângulos  Empty Re: Trapézio envolvendo semelhança de triângulos

Mensagem por adriano100 Qua 12 Set 2018, 20:13

Vc pode tirar dúvidas depois que passar o período de avaliação, e muitos aqui estarão dispostos a ajudá-la... mas tirar dúvidas durante o período de avaliação claramente é algo totalmente proibido pelo regulamento do PIC. 

Recomendo que não faça isso. Depois tudo bem. E acho inclusive que vc deveria mencionar essa ajuda que está recebendo nas suas soluções. Caso contrário, além de ser algo proibido, pode ser entendido como plágio.
adriano100
adriano100
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 17/08/2017
Idade : 65
Localização : Piracicaba, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Trapézio envolvendo semelhança de triângulos  Empty Re: Trapézio envolvendo semelhança de triângulos

Mensagem por adriano100 Qua 12 Set 2018, 20:13

Vc pode tirar dúvidas depois que passar o período de avaliação, e muitos aqui estarão dispostos a ajudá-la... mas tirar dúvidas durante o período de avaliação claramente é algo totalmente proibido pelo regulamento do PIC. 

Recomendo que não faça isso. Depois tudo bem. E acho inclusive que vc deveria mencionar essa ajuda que está recebendo nas suas soluções. Caso contrário, além de ser algo proibido, pode ser entendido como plágio.
adriano100
adriano100
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 17/08/2017
Idade : 65
Localização : Piracicaba, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Trapézio envolvendo semelhança de triângulos  Empty Re: Trapézio envolvendo semelhança de triângulos

Mensagem por Ana29Carolina Qua 12 Set 2018, 20:34

OK! Mas, eu não estou copiando as respostas! Eu estou tirando dúvidas, entendendo elas e colocando da forma como entendo! Tudo bem!

Ana29Carolina
Padawan
Padawan

Mensagens : 88
Data de inscrição : 13/04/2016
Idade : 24
Localização : Carmo da Mata-MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Trapézio envolvendo semelhança de triângulos  Empty Re: Trapézio envolvendo semelhança de triângulos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos