PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Polônio 210

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Polônio 210

Mensagem por dd0123 Seg 03 Set 2018, 10:57

O polônio 210 é considerado um dos venenos mais letais existentes, e há relatos de seu uso em assassinato de espiões. O polônio 210 é emissor de partículas radioativas alfa. A respeito desse elemento radioativo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

16) O polônio 210 pertence à família radioativa do urânio 238. Ao final do processo de decomposição radioativa, todos os elementos dessa família se convertem em chumbo 206, um elemento não radioativo. 

Essa afirmativa é correta no gabarito, mas, durante a prova como eu poderia saber isso? Há uma forma de dedução ou é o tipo de conhecimento que eu deveria saber enquanto eu estudasse, por exemplo, enquanto eu estivesse lendo a matéria me deparasse escrevendo a decomposição radioativa todos os elementos dessa família e descobrisse que se converteram em chumbo 206? Se sim, por qual apostila/livro você se baseou para saber isso?

Agradeço desde já!


Última edição por ddmr0123 em Seg 03 Set 2018, 12:42, editado 1 vez(es)
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Polônio 210

Mensagem por Lemann Seg 03 Set 2018, 12:21

ddmr0123 escreveu:O polônio 210 é considerado um dos venenos mais letais existentes, e há relatos de seu uso em assassinato de espiões. O polônio 210 é emissor de partículas radioativas alfa. A respeito desse elemento radioativo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

16) O polônio 210 pertence à família radioativa do urânio 238. Ao final do processo de decomposição radioativa, todos os elementos dessa família se convertem em chumbo 206, um elemento não radioativo. 

Essa afirmativa é correta no gabarito, mas, durante a prova como eu poderia saber isso? Há uma forma de dedução ou é o tipo de conhecimento que eu deveria saber enquanto eu estudasse, por exemplo, enquanto eu estivesse lendo a matéria me deparasse escrevendo a decomposição radioativa todos os elementos dessa família e descobrisse que se converteram em chumbo 206? Se sim, por qual apostila/livro você se baseou para saber isso?

Agradeço desde já!
Realmente, não é muito deduzível, só que normalmente essas coisas que tem gravar, são bem definidas e tem que lembrar poucos/ou são tão frequentes que acabam tendo como natural(tipo nox).

Usando feltre(mas pode ser usberco, ou qualquer livro competente de ensino medio deve apresentar isso) como referencia, na natureza existe 3 series radioativas importantes que todas terminam em chumbo:

U-238 termina em Pb-206, e no feltre mostra a tabela dele, mostrando o caminho deste especifico, que seria o mais popular, em detalhe, mas realmente, a ultima radiação beta leva ao Po-210 antes de liberar 2 alphas chegando nesse chumbo.(Talvez na pratica, a questão queria que percebesse que para ir de Po-210 até Pb-206, so precisa liberar 2 alphas, então você acreditaria ser provavel isso acontecer). Por exemplo você saberia que é falso se tivesse Po-215, ou Po-205 pois seria impossivel chegar até Pb-206

U-235 termina em Pb-207

e por ultimo:

Th-232 termina em Pb-208

Lemann
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 108
Data de inscrição : 09/01/2018
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Polônio 210

Mensagem por dd0123 Seg 03 Set 2018, 12:42

Obrigado!!
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Polônio 210

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos