PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Provas Antigas Parecidas com a Fuvest

3 participantes

Ir para baixo

Provas Antigas Parecidas com a Fuvest Empty Provas Antigas Parecidas com a Fuvest

Mensagem por Pensativo Sáb 26 maio 2018, 14:42

Primeiramente, não sei se estou postando isso no lugar certo, então desculpa se estiver sendo postado no lugar errado.

Farei o vestibular da Fuvest e da Unicamp no final do ano e no começo do ano que vem (se passar pra segunda fase, hehe) e gostaria de saber se vocês utilizaram alguma prova de outro vestibular para estudar. Eu tenho muita dificuldade nas questões da Fuvest e da Unicamp, estão acima do meu nível no momento. 
 
Só consigo resolve-las quando estou estudando o conteúdo na hora, por exemplo: se estou estudando movimentos circulares, consigo resolver as questões de MCU desses vestibulares (preciso pesquisar a resolução na internet com frequência), mas quando vou resolver a prova como um simulado não consigo resolver quase nenhuma questão de matemática e física. O mesmo ocorre no meu cursinho, as questões da apostila são bem difíceis e eu acabo precisando ir pegar a matéria do zero em livros didáticos que utilizo para pegar a base desde o começo, para aí tentar resolver as mais difíceis, mas mesmo assim não me sinto tão confiante. 
 
Quando vocês se prepararam/se preparam vocês sentem essa dificuldade também? Acabo me desanimando bastante quando vejo que estou longe de resolver a prova em um tempo desejável, se é que conseguiria resolve-la. Por isso gostaria de saber se existe alguma prova mais "fácil" que não seja tão diferente do estilo da Fuvest e Unicamp, pra ir pegando o jeito mas não me distanciando do estilo de prova que farei.
Pensativo
Pensativo
Iniciante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 30/04/2018
Idade : 23
Localização : Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Provas Antigas Parecidas com a Fuvest Empty Re: Provas Antigas Parecidas com a Fuvest

Mensagem por Giovana Martins Sáb 26 maio 2018, 16:15

Oii, Pensativo.

"Farei o vestibular da Fuvest e da Unicamp no final do ano e no começo do ano que vem (se passar pra segunda fase, hehe) e gostaria de saber se vocês utilizaram alguma prova de outro vestibular para estudar. Eu tenho muita dificuldade nas questões da Fuvest e da Unicamp, estão acima do meu nível no momento."

Olha, no geral eu faço tudo quanto é tipo de questão. Eu faço desde questões de vestibulares federais até questões nível ITA/IME (meu foco é só a FUVEST). Geralmente as pessoas falam que questões muito exageradas fogem muito do foco, porém, na minha opinião, eu aprendi bastante coisa fazendo questões dos mais variados estilos ainda que fugissem do padrão/nível FUVEST. Sempre têm questões interessantes, por exemplo, nos vestibulares militares. O mesmo vale para os vestibulares federais. As vezes o estilo da questão passa bem distante do que é cobrado pela FUVEST, mas você pode absorver algumas boas ideias de resolução com essas questões mais desfocadas, basta que você faça uma boa seleção (na minha opinião).

"Só consigo resolve-las quando estou estudando o conteúdo na hora, por exemplo: se estou estudando movimentos circulares, consigo resolver as questões de MCU desses vestibulares (preciso pesquisar a resolução na internet com frequência), mas quando vou resolver a prova como um simulado não consigo resolver quase nenhuma questão de matemática e física. O mesmo ocorre no meu cursinho, as questões da apostila são bem difíceis e eu acabo precisando ir pegar a matéria do zero em livros didáticos que utilizo para pegar a base desde o começo, para aí tentar resolver as mais difíceis, mas mesmo assim não me sinto tão confiante."

O que eu vou dizer é bem clichê, mas ter dificuldades é normal. Só com o tempo e muito treino você fica "ninja" hehehe e passa a resolver questões de níveis mais complicados. O que eu não costumo fazer é o seguinte: vamos supor que eu acabei de ler a teoria (ler e entender BEM) e aí eu parto para os exercícios e não consigo resolvê-los, eu não volto a ler a teoria, isso toma muito tempo; eu paro e vejo algumas resoluções para entender como eu aplico a teoria na prática. Após ver algumas resoluções eu pego refaço as questões sem olhar e depois parto para outras listas de exercícios. Sei lá, eu não vejo problemas em olhar a resolução desde que você a entenda. Com a prática a procura por resoluções diminuirá naturalmente.

"Quando vocês se prepararam/se preparam vocês sentem essa dificuldade também? Acabo me desanimando bastante quando vejo que estou longe de resolver a prova em um tempo desejável, se é que conseguiria resolve-la. Por isso gostaria de saber se existe alguma prova mais "fácil" que não seja tão diferente do estilo da Fuvest e Unicamp, pra ir pegando o jeito mas não me distanciando do estilo de prova que farei."

Quanto a isso eu até conheço (para a matéria de física), mas a que eu conheço é parecida (as vezes um pouco mais difícil). As provas antigas da AFA são muito boas na parte de física (matemática nem tanto, foge um pouco...). Mas sim, eu senti/sinto dificuldades assim como você.

____________________________________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7645
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Provas Antigas Parecidas com a Fuvest Empty Re: Provas Antigas Parecidas com a Fuvest

Mensagem por VesTeles Sáb 26 maio 2018, 16:25

Uma boa sequência para estudar para esses vestibulares é começar pela prova da Unesp, ir para a prova da Unicamp e por fim a Fuvest. A Unesp possui questões relativamente mais "fáceis".

Sobre a sua dificuldade de fazer exercícios, eu (particularmente) acredito que a realização de uma lista de exercícios ajuda bastante para fixar a matéria. Eu quando vejo um conteúdo faço o seguinte: faço parte da lista no dia que aprendi e vou fazendo mais exercícios durante a semana e, se for necessário, eu retorno ao caderno ou a vídeos aulas para tirar dúvida. Se mesmo assim você não estiver saindo do lugar no exercício veja uma resolução em vídeo da seguinte maneira: veja como ele inicia a questão e se isso ja te ajudar pause o vídeo e tente terminar, e assim vai tentando até terminar o exercício. Com a prática você domina a matéria. 

Se esforce nos estudos!  Smile

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Provas Antigas Parecidas com a Fuvest Empty Re: Provas Antigas Parecidas com a Fuvest

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos