PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Climas

2 participantes

Ir para baixo

Climas Empty Climas

Mensagem por VesTeles Qui 03 maio 2018, 11:04

Por que em altas altitudes a temperatura é mais fria em relação a baixas altitudes? no livro está dizendo que é por causa da irradiação solar, mas não ficou claro ainda o porque da luz solar causar essa grande diferença de temperatura. Tem alguma relação com a diferença de densidade também?

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Climas Empty Re: Climas

Mensagem por Pedro Celso Silva Qui 03 maio 2018, 11:25

Áreas mais altas são áreas de alta pressão atmosférica. 
O ar,uma vez em alta pressão,impede que a energia cinética das moléculas atue. E assim,as colisões diminuem,e a temperatura fica baixa. O ar não fica agitado. Sem agitação,não há aumento de temperatura. Um macete pra entender isso é imaginar que a pressão atmosférica é o seu braço. Seu braço sai do céu. O que você empurra com mais força? Algo perto dele ou longe dele? Perto dele. É isso que é uma montanha,uma área de alta altitude.
Além disso,as áreas de altas altitudes também não conseguem receber bem as massas de ar úmidas vindas do mar. Ela chega primeiro nas áreas litorâneas, a nível do mar e planícies. A ausência de massas úmidas aumenta os extremos. (O quente é infernalmente quente e p frio é congelante). Estima-se que,a cada mil metros de altitude, a temperatura diminui 10 graus.
Luz solar não tem a ver.Áreas altas estão mais próximas do céu,e nem por isso elas ficam mais quentes que as mais baixas

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Climas Empty Re: Climas

Mensagem por VesTeles Qui 03 maio 2018, 11:42

A parte da umidade eu entendi, mas eu ainda estou com uma dúvida sobre a pressão: Em maiores altitudes a pressão diminui? Eu pensei assim acerca da pressão: Quando você está em uma baixa altitude, existe "muito" ar em cima de você, causando uma pressão alta; e quando você está em uma altitude alta (montanha), existe "pouco" ar em cima de você, causando uma baixa pressão.
Mas como você disse as moléculas se juntam ficando mais densas e isso aumenta a pressão. Essas moléculas ao ficarem mais densas vão cair de altitude?

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Climas Empty Re: Climas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos