PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hemácias

2 participantes

Ir para baixo

Hemácias Empty Hemácias

Mensagem por dani_medrado Dom 29 Abr 2018, 10:04

Um dos processos essenciais para a manutenção da vida é a respiração celular. Para que possamos realizar essa função, contamos com a ajuda das hemácias, células especializadas no transporte de oxigênio do pulmão para os demais órgãos do corpo. Esse transporte ocorre graças à presença de moléculas de hemoglobina no interior das hemácias. A hemoglobina é capaz de capturar o oxigênio do pulmão e, depois, liberá-lo nos órgãos que necessitam de aeração. Considere a reação e o gráfico a seguir:

CO2 + H2O ⇌ H2CO3 ⇌ H+ + HCO3

Equação da reação entre o gás carbônico (CO2) liberado pela respiração celular e a água (H2O) presente tanto nas células quanto na corrente sanguínea, produzindo ácido carbônico (H2CO3), que logo se dissocia em H+ e HCO3.

Hemácias Q10

Curva da dissociação do oxigênio da hemoglobina em relação ao teor de oxigênio no meio. A linha tracejada representa a dissociação em condições normais do pH sanguíneo, como as apresentadas no pulmão; a linha contínua representa a dissociação em sangue próximo aos órgãos de alta taxa metabólica, como os músculos durante um exercício.

Sabendo que a atividade metabólica dos órgãos implica a ocorrência de respiração celular para suprir a demanda energética, é possível concluir que a circulação de oxigênio no corpo humano é um processo

a) Desfavorecido pela atividade dos órgãos, pois a acidez resultante da atividade metabólica pode comprometer a ação da hemoglobina.
b) Desfavorecido pela atividade dos órgãos, porque a hemoglobina tem como função captar oxigênio justamente para manter o pulmão como o órgão mais ventilado.
c) Favorecido pela atividade dos órgãos pois a produção intensa de gás carbônico leva a redução do pH, o que contribui para a liberação de oxigênio pela hemoglobina.
d) Favorecido pela atividade dos órgãos, pois a acidez decorrente do metabolismo contribui para que a hemoglobina capte mais oxigênio.
e) Indiferente à atividade dos órgãos, pois a produção de gás carbônico e a acidez do sangue não influenciam na liberação de oxigênio.

Alguém poderia, por favor, me auxiliar nessa questão? Não consegui entende-la.

dani_medrado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 552
Data de inscrição : 07/06/2012
Idade : 27
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Hemácias Empty Re: Hemácias

Mensagem por SLima. Dom 29 Abr 2018, 13:06

Sabemos que órgãos com grande taxa metabólica, por consequência, também liberariam mais CO2 para o meio decorrente dos processos de respiração celular. Assim, considerando a reação CO2 + H2O ⇌ H2CO3 ⇌ H+ + HCO3, a liberação de H+ seria responsável pela diminuição do pH.
No gráfico, vemos que quando houve uma mudança da linha tracejada para a linha cheia (pH normal para pH mais ácido decorrente da liberação de H+ nos tecidos com alta taxa metabólica), há uma diminuição da saturação de oxigênio, indicando um favorecimento desses tecidos, uma vez terão sua maior demanda suprida pela maior liberação de O2 pelas hemácias, indicando a letra C como resposta correta.

Veja que a análise do gráfico não é extremamente necessária para a resolução da questão. Sabemos que tecidos com alta taxa metabólica necessitam de um mecanismo maior fornecimento de O2, eliminando a letra A, B e E. A eliminação da letra D vem uma vez que, nesses tecidos, a hemoglobina não deveria capturar oxigênio, mas liberar. Letra C seria a única coerente.

SLima.
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/09/2015
Idade : 22
Localização : Fortaleza, CE - BR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos