PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SISTEMA CARDIOVASCULAR

3 participantes

Ir para baixo

SISTEMA CARDIOVASCULAR Empty SISTEMA CARDIOVASCULAR

Mensagem por Isadora Afonso Sáb 31 Mar 2018, 12:45

No intestino humano, cada uma das vilosidades da superfície interna do intestino delgado tem uma arteríola, uma vênula e uma rede de capilares sanguíneos. Após uma refeição, as maiores concentrações de oxigênio, glicose e aminoácidos no sangue são encontradas nas


SISTEMA CARDIOVASCULAR Img_554d64de8bb29


RESPOSTA:  LETRA E


OBS: Eu entendi que a glicose e os aminoácidos vão estar mais concentrados
nas vênulas porque a absorção irá ocorrer a partir dos capilares da vilosidade
e, de acordo com o fluxo sanguíneo (artéria>arteríola>capilares>vênulas>veias), 
esses nutrientes irão seguir dos capilares para as vênulas. 
Mas isso porque está ocorrendo uma digestão. Entretanto,



1) E se não houvesse digestão? Ainda assim a maior concentração de açúcar e aminoácidos estaria nas vênulas?

2) E se fosse em outro órgão, de um outro sistema? Por exemplo, o coração ou os pulmões.. Ainda assim a maior concentração de açúcar e aminoácidos estaria nas vênulas?



Eu entendo que, em outros órgãos, e até mesmo no intestino - quando este não está realizando digestão nenhuma - a maior concentração de açúcar estará nas arteríolas devido à respiração aeróbica (está certo isso?). Quanto aos aminoácidos, não soube me posicionar. Sei que meu raciocínio pode estar errado, mas essa foi a ligação que eu fiz ao fazer o exercício. Alguém pode me corrigir e responder às minhas dúvidas, por gentileza?
Isadora Afonso
Isadora Afonso
Iniciante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 24/04/2017
Idade : 27
Localização : Pompéu

Ir para o topo Ir para baixo

SISTEMA CARDIOVASCULAR Empty Re: SISTEMA CARDIOVASCULAR

Mensagem por Pedro Celso Silva Dom 01 Abr 2018, 11:46

Estaria
É a principal via de transporte de nutrientes. Através do sangue,que teremos essa passagem.Mais ágil,mais fácil pelo gradiente osmótico e pelos ATPs providos em hiper ou hipo glicemia.Elas que conduzem nosso sangue e nutrientes
Acho que seria o fígado. O Fígado que quebra as moléculas de ATP que iriam pra ele dá caso você esteja em jejum.
E sim,estaria porque é uma via de mão dupla

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SISTEMA CARDIOVASCULAR Empty Re: SISTEMA CARDIOVASCULAR

Mensagem por Isadora Afonso Seg 02 Abr 2018, 22:44

Oi, Pedro. Vejo que vc entende do assunto e pode me ajudar. Porém eu não consegui entender sua resposta. Faltou vc especificar sobre quem está falando...Vc (ou qlqr outra pessoa que souber) pode me explicar de uma forma mais clara, por gentileza? Obrigada.

Se der pra vc copiar cada uma das minhas perguntas e digitar sua resposta e explicação abaixo delas, ficaria mais claro pra mim. Dessa forma eu saberia entender sobre qual parte vc está falando. Desculpe o incômodo e obrigada outra vez!
Isadora Afonso
Isadora Afonso
Iniciante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 24/04/2017
Idade : 27
Localização : Pompéu

Ir para o topo Ir para baixo

SISTEMA CARDIOVASCULAR Empty Re: SISTEMA CARDIOVASCULAR

Mensagem por Hayzel Sh Dom 08 Abr 2018, 22:44

Eu acho que mesmo quando não está ocorrendo digestão, a concentração de açúcares e aminoácidos vai ser maior nas vênulas, porque os diferentes tecidos do corpo humano precisam desses nutrientes continuamente. As células especializadas dos diferentes tecidos precisam sempre de nutrientes para manter a homeostase corporal. 

Quando não está ocorrendo digestão, os capilares sanguíneos que irrigam o tecido nervoso, por exemplo, precisarão trazer nutrientes (açúcares, sobretudo, por causa da bomba de sódio e potássio) das vênulas constantemente. 

As células dos órgãos do sistema endócrino produzem hormônios, muitos dos quais são proteínas, ou seja, precisam receber aminoácidos das vênulas constantemente, mesmo que não esteja ocorrendo digestão.

As células musculares cardíacas precisam de uma quantidade muito grande de açúcares sempre, o que faz com que os capilares que as irrigam sempre tragam nutrientes das vênulas.

==

Em suma, você disse que a concentração de açúcares, nos diferentes órgãos, deve ser maior nas arteríolas, quando não ocorre digestão. Eu acho que essa afirmação está errada, pelos motivos que eu citei acima. As arteríolas vão continuar levando nutrientes para os tecidos do corpo, com ou sem digestão.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

SISTEMA CARDIOVASCULAR Empty Re: SISTEMA CARDIOVASCULAR

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos