PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forças em trajetórias curvilíneas

3 participantes

Ir para baixo

Forças em trajetórias curvilíneas  Empty Forças em trajetórias curvilíneas

Mensagem por Liss Collins Qua 28 Mar 2018, 17:58

Dúvida Forças em trajetórias curvilíneas  Icon_exclaim 

Pessoal, estava estudando a dinâmica nas trajetórias curvilíneas e estou com grande dificuldade em marcar a força normal em algumas ocasiões.

Por exemplo, nesse exercício:
A figura a seguir representa uma lata de paredes internas lisas, dentro da qual se encaixa perfeitamente um bloco de concreto, cuja massa vale 2,0 kg. A lata está presa a um fio ideal, fixo em O e de 1,0m de comprimento. O conjunto realiza loopings circulares num plano vertical:
Forças em trajetórias curvilíneas  Ftc10
A lata passa pelo ponto mais alto dos loopings com velocidade de 5,0m/s e adota-se, no local, g=10m/s2. Desprezando as dimensões da lata e do bloco, determine a intensidade da força vertical que o bloco troca com o fundo da lata no ponto mais alto dos loopings.

Eu consegui chegar a resposta certinho, que inclusive é 30N. Porém, porque a normal tem mesmo sentido do peso? Em alguns exercícios que e eu estava fazendo, a normal é para cima. 

Será que é por causa da própria ação dos loopings? Pois, já reparei que em questões de globo da morte (outro looping) e afins, a normal tem o mesmo sentido do peso, que no caso é para o centro da circunferência. 
Estou confusa em como ela se comporta. Forças em trajetórias curvilíneas  Icon_confused 
Agradeço desde já!
Liss Collins
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagens : 385
Data de inscrição : 30/09/2017
Idade : 24
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Forças em trajetórias curvilíneas  Empty Re: Forças em trajetórias curvilíneas

Mensagem por Euclides Qua 28 Mar 2018, 19:41

Forças em trajetórias curvilíneas  Fig_2

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Forças em trajetórias curvilíneas  Empty Re: Forças em trajetórias curvilíneas

Mensagem por Emanuel Dias Qua 31 Jul 2019, 22:05

Segundo a resolução que vi Fcp=Fn+P. O peso e a força centrípeta não deveriam estar no mesmo sentido?

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Forças em trajetórias curvilíneas  Empty Re: Forças em trajetórias curvilíneas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos