Reforma agrária Brasileira

Ir em baixo

Reforma agrária Brasileira

Mensagem por MakiseKurisu em Sex 09 Mar 2018, 16:43

Após a constituição de 1988 com o estabelecimento de recursos legais que permitiram a realização da reforma agrária, houve contestamento dos proprietarios levando a ocorrencia lenta dos assentamentos. A solução foi a lei do Rito sumário em 1996, que tinha como objetivo possibilitar uma maior velocidade aos projetos de assentamento. Pergunta: Essa lei solucionou mesmo o problema da reforma agrária no Brasil? Então por que a realidade mostra um alto percentual de terras concentradas nas mãos de poucos fazendeiros?

MakiseKurisu
iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 15/03/2017
Idade : 19
Localização : Brasil-SC-Joinville

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Reforma agrária Brasileira

Mensagem por Pedro Celso Silva em Dom 11 Mar 2018, 20:35

Não.
A questão agrária no Brasil ainda não foi resolvida. Primeiro porque historicamente, o país sempre foi dominado por latifundiários. Eles sempre foram ricos e sempre tinham o poder. Concentravam renda e terras,e com isso, eles faziam um jogo para se manter no poder. Segundo porque o processo foi quase hereditário. Então, tentar fazê-la atualmente,envolve terras históricas de famílias antigas e poderosas.
Obviamente,que eles não irão abrir mão de suas terras,riquezas e poder para os mais pobres. Você consegue ver isso no mapa do Brasil. Praticamente todos os estados do Nordeste são dominados por uma única família... por exemplo,o Maranhão é praticamente quintal do Sarney,Alagoas é quintal do Collor. Como concentram a renda,dão quinquilharias para o povo votar nele. Quinquilharias, mas coisas de alto valor para muitos dos habitantes de lá... como escola para os filhos,comida,eletrodomésticos,boía-fria em alguma fazendinha na Zona da Mata...e assim se perpetuam.
avatar
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 398
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum